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Dissertações |
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RAFAELE DA COSTA OLIVEIRA
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A SITUAÇÃO DA (IN) SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO MEIO DA POPULAÇÃO ESTUDANTIL AFRICANA EM FORTALEZA E NO MACIÇO DE BATURITÉ (CEARÁ)
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Data: 18/01/2023
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A dissertação ora apresentada propõe uma pesquisa que teve como objeto de estudo compreender o processo de imigração estudantil africana para a diáspora no Estado do Ceará, além de analisar a situação da (in) segurança alimentar e nutricional em meio a essa população na cidade de Fortaleza e na Região do Maciço de Baturité, Ceará. O trabalho circunscreve eixos investigativo sobre as imigrações estudantil africanas dos países dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) para o Brasil e Ceará, questões ligadas à (in) segurança alimentar e nutricional dessa população, buscando compreender também a situação do acesso e garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) desses sujeitos, os desafios enfrentados por esses estudantes na luta pela manutenção da segurança alimentar e nutricional no cotidiano, e na integração da cultura alimentar nos cardápios universitários. O trabalho teve como objetivo investigar como se dá o acesso ao alimento no meio da população estudantil africana em Fortaleza e na Região do Maciço de Baturité, Ceará. A construção do trabalho se deu por meio de uma metodologia interdisciplinar, os dados foram obtidos através de fontes bibliográficas, análise documental e pesquisa de campo e análise de conteúdo. Os sujeitos que participaram da pesquisa de campo e das entrevistas semiestruturadas, foram entrevistados cinco (5) estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB e um (1) estudante da Universidade Federal do Ceará. Construíram-se novos parâmetros em relação à questão alimentar durante a realização das entrevistas, tendo em vista a alimentação como uma condição social, política, de integração e da cultura e soberania alimentar para além das fronteiras entre países e continentes. Observaram-se que alguns preditores, como aumento dos custos com alimentação, fatores socioeconômicos, condições de consumo alimentar e problemas de saúde, ausência de políticas e ações de fortalecimento da cultura e soberania alimentar africana nos espaços universitários, são alguns dos fatores geradores de insegurança alimentar e nutricional no dia a dia desses estudantes. Os sujeitos dessas pesquisas, relataram-se ainda, a alimentação como uma questão de direito humano, com diversas implicações que afetam a garantia de uma alimentação que seja culturalmente e afetivamente pensada na integração, nas memórias e nas lembranças de seus países, comunidades e rituais familiares.
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ANA KEULLY PEREIRA BEZERRA
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A Precarização do trabalho docente na Educação Profissional (EEEPs) de nível médio na periferia de Fortaleza/CE (2016-2023)
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Data: 31/03/2023
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O presente texto advém da experiência no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-Unilab, localizada na microrregião cearense do maciço de Baturité. A pesquisa objetiva através da perspectiva do materialismo histórico-dialético realizar uma análise das contradições existentes na Educação Profissional de Ensino Médio do Ceará fazendo um recorte na precarização do trabalho docente desta modalidade diante das dificuldades encontradas pelos profissionais lotados nas instituições profissionais de ensino médio do Ceará, bem como das alterações que influenciaram o cenário educacional nos últimos cinco anos como a implementação da Base Nacional Comum Curricular e a alteração da Lei de Diretrizes e Bases pela Lei 13.415/17. Esta flexibilizou o ensino adequando-o às demandas e exigências de um estado neoliberal, no qual a educação tornou-se algo de caráter necessariamente mercadológico, e tal situação provocará um prejuízo imensurável à formação da classe trabalhadora brasileira que sempre foi oprimida e relegada aos mais escassos postos de trabalho e formação educacional. Como metodologia utilizar-se-á o recurso da história oral como fonte de valorização à voz dos profissionais docentes que estão sentindo o impacto de todo esse processo que teve como obrigatoriedade de implementação, em âmbito nacional, o ano presente desta pesquisa. Ademais das falas destes importantes protagonistas, recorrer-se-á às fontes formais como os Decretos, Leis e Resoluções da educação, em especial as que versam sobre a educação profissional de nível médio, e também dados obtidos através do IBGE, SEDUC e fontes de teóricos e estudiosos do campo profissional voltado ao ensino médio brasileiro.
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LEONARDO DA SILVA LEAL
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Traços de si, experiências de “homens-gays” na cidade de Baturité/CE.
(1970-2021)
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Data: 31/03/2023
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A presente dissertação, tem como escopo central a produção de fontes orais, a partir das experiências de vida de “homens gays”, experienciadas no contexto urbano e rural da cidade de Baturité no interior do Ceará. Como metodologia, recorre-se a história oral e como método, história de vida que visa descortinar as dinâmicas das relações sociais de gênero e classe a partir das experiências de si, e com as diferentes instituições, possibilitando compreender suas relações socioculturais e os processos de construção das subjetividades de corpos LGBTQIA +, especificamente, “homens-gays”, cisgênero, em Baturité-CE. A definição deste campo de estudo está pautada na (in)visibilidade histórica e sociocultural dessa população e, também, na produção de conhecimentos situados, no contexto do Maciço de Baturité. Apreende-se ao aporte teórico e metodológico a partir de Thompson (1978); Bosi (1994); Portelli (1997), Delgado (2003); Franco (2004; 2020); Louro (2003). Neste desafio, a consolidação desse trabalho diante das adversidades, reflexões e as ausências materiais cotidianas, relaciona-se com o olhar e o fôlego ao qual os sujeitos colaboradores desse processo tomaram para construir a narrativa de suas experiências. Nesse sentido, reconhece-se que tanto na perspectiva teórico metodológica quanto a profundidade das diferentes dimensões expressadas nessas narrativas um aporte significativo para a continuidade desse estudo a partir de outras problemáticas de pesquisa.
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JAMIRO PAULO SANCA
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A FOME DAS NAÇÕES: UMA REFLEXÃO INTRODUTÓRIA SOBRE AS CAUSAS DA “FOME OCULTA” E SUAS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS E ECONOMICAS EM ÁFRICA
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Data: 23/05/2023
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A fome é um fenômeno biosocioeconômica global, que pode mexer negativamente com a saúde da pessoa, com a sua cognição e com a sua inserção na sociedade. Nessa ótica, ela merece uma especial atenção a nível nacional, desde que, por causa de suas consequências, possa constituir um dos maiores obstáculos para um desenvolvimento socioeconômico de uma nação. Este trabalho, portanto, objetiva refletir, introdutoriamente, sobre as causas da “fome oculta” e suas consequências sociais e econômicas em África. Pressupondo que a fome, por ser um fenômeno biológico e socioeconômico, afeta significativamente a sua vítima, pois atrapalha o seu estado sociocognitivo, emocional e biológico, por isso tem custos sociais e econômicos para a nação. Para a realização desses objetivos, fez-se um estudo bibliográfico e documental, que permite a compreensão da fome além do simples fato de não comer, pois é também a falta total ou parcial de qualquer princípio nutritivo vital (vitamina, mineral e proteína). Sendo assim, ela é capaz de acarretar muitos problemas, caso das epidemiologias nutricionais, que podem atrapalhar o processo do desenvolvimento humano, que, por sua vez, acarreta perdas à família e ao Estado. Portanto, não constitui exagero dizer que a fome é um problema sério para à efetivação do desenvolvimento de uma nação. Este trabalho está longe de apoiar qualquer determinismo, porque, ao longo da história, pode-se deparar com muitas nações que enfrentaram epidemias de fome, mas que hoje superam esse fenômeno e grande parte de sua população não são mais famélicas. Contudo, isso também não deve constituir o pretexto para subestimar a consequência da fome, pois ela é altamente letal e é capaz de retardar o desenvolvimento de uma nação.
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WOLFGANS AMADEUS PONGITORI SOARES
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Identidade, Territorialidade e Resistência: Um Estudo de Caso da Comunidade Remanescente Quilombola do Córrego dos Iús – Acaraú/CE.
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Data: 23/06/2023
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O presente estudo tem a proposta de investigar elementos que caracterizam a Comunidade Remanescente Quilombola do Córrego dos Iús. A lógica de investigação adotada foi a etnografia, por esta permitir a compreensão de prováveis razões concernentes à luta da Comunidade dos Iús pelo reconhecimento e existência enquanto quilombolas. A investigação utilizou-se de uma questão fundamental: Como e por que identificar-se e lutar pelo reconhecimento, diante das ações de apagamento, e de que modo tal identidade está embrionariamente ligada à terra, fomentando os movimentos de resistência? Através da imersão e observação participante junto à Comunidade, realização de entrevistas e análise de documentos escritos, a pesquisa buscou indicar as famílias-tronco vinculadas ao processo de origem da Comunidade, bem como suas práticas culturais ancestrais e o papel das mulheres para as permanências da identidade cultural quilombola, além de mapear os conflitos de terra travados com grupos de empresários, latifundiários e políticos locais, interessados em vilipendiar a Comunidade Remanescente de Quilombo do Córrego dos Iús, para então, usurpar as terras das quais ancestralmente são guardiões. Esta não é uma investigação sobre a Comunidade Remanescente Quilombola do Córrego dos Iús, mas junto a ela, com a participação dos seus membros na construção de um documento que não se propõe a ser a solução dos problemas que assolam à Comunidade, mas um instrumento de fortalecimento da sublevação contra a violação de direitos, a negação da existência e a invasão à localidade na qual os Iús estão há mais de um século fixados e são protetores.
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GABRIEL FREITAS DE SOUSA
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Entre o Amém e o Axé: as relações inter-religiosas da Umbanda à sombra da Basílica de São Francisco das Chagas, em Canindé/CE
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Data: 28/06/2023
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O presente estudo aborda as relações inter-religiosas presentes na cidade de Canindé/CE e o fenômeno da dupla pertença, envolvendo a umbanda e o catolicismo. Anualmente, milhares de pessoas visitam Canindé, na busca de fortalecer a sua fé e de pagar promessas voltadas a São Francisco das Chagas. Além disso, este estudo aborda algumas influências indígenas na umbanda local, propondo (i) analisar a história dos povos originários da região de Canindé, destacando as suas origens no culto tradicional afro-indígena; (ii) entender o papel histórico e social da Umbanda em Canindé e as influências católicas franciscanas e populares em seu arcabouço. Por último, a pesquisa também visou entender a dinamicidade do circuito religioso, os conflitos, confluências e resistências dos povos de terreiro, presentes em comunidades tradicionais, em interferência/convergência com a cultura da romaria e do culto franciscano, predominantes na cidade e na região de Canindé. Para isso, como ferramenta metodológica, utilizamo-nos de entrevistas semiestruturadas com duas Mães de Santo da cidade, sendo elas Mãe Marica de Iemanjá e Mãe Herlânia de Oyá, além da realização da etnografia em seus terreiros e nos entornos da basílica de São Francisco, onde a circulação de romeiros é intensa o ano inteiro.
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TÂNIA MARIA DE GÓES
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EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE REDENÇÃO (CEARÁ)
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Data: 28/06/2023
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O objetivo central desta pesquisa foi compreender as trajetórias de formação inicial e continuada dos (as) professores (as) que atua na escola E.M.E.I.E.F. Doutor Edimilson Barros de Oliveira e a escola E.M.E.I.E.F. Sebastião José Ribeiro, analisando em que medida essas trajetórias formativas contribuem para práticas docentes antirracistas em sala de aula e para a incorporação de discussões das questões étnico-raciais para a formação educacional dos alunos do ensino fundamental ano iniciais; A metodologia empreendida foi o estudo de caso, realizou-se entrevistas com 08 (oito) professoras das duas escolas supracitadas, inclui-se como procedimentos metodológicos: a observação in loco e análise documental dos projetos pedagógicos das escolas lócus da pesquisa. Os dados empíricos e documentais foram analisados à luz do referencial teórico de Munanga (2003, 2005), Gomes (2021), Ribeiro (2019), Freire (1981, 1996, 2000) entre outros. A pesquisa apontou para a importância dos princípios e orientações destas legislações e das orientações presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para a formação de professores(as) e dos(as) alunos(as). Para termos uma escola comprometida com a educação antirracista, para termos um ambiente escolar com educadores(as) e profissionais da educação que identificam e combatam o racismo é crucial o investimento na formação dos(as) professores(as), assim como, envolver todos que fazem parte da comunidade escolar, incluindo a comunidade externa à escola.
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CIBELLE REGINA BARBOSA DA SILVA
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POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CONCEIÇÃO DOS CAETANOS EM TURURU/CE
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Data: 29/06/2023
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A pesquisa tem como objetivo apresentar a interface das Políticas de Assistência Social e do Programa Bolsa Família na Comunidade Quilombola de Conceição dos Caetanos em Tururu. Para tal propósito, referendamos as reflexões através da historiografia das políticas sociais, desde a formação do Estado Moderno no Brasil e no Estado do Ceará. A abordagem metodológica da investigação foi o método de revisão bibliográfica, através de livros, revistas e periódicos científicos, assim como foram aplicados questionários e realizadas entrevistas orais com profissionais da Secretaria de Assistência Social e sujeitos quilombolas. Nesse cenário, teóricos como, Eric Hobsbawn (2007; 2009), Bering e Boschetti (2008), Marx (2013) e Neyara Araújo (2000), nos auxiliaram a obter uma melhor compreensão dos estudos acerca das Políticas Sociais, suas implicações, efetivações e benefícios para a classe trabalhadora. Com foco no Movimento Negro e na comunidade remanescente de quilombos presente no interior do Ceará e as matizes de sua trajetória, consultamos nas pesquisas de Mariana Assunção (2009), Janote Marques (2013), Alecsandro Ratts (1991), Abdias Nascimento (2006), José Reis (1995), Joselina Silva (2003), Kabengele Munanga (1994), Clóvis Moura (2021) embasamentos para a pesquisa a fim de interpretar como estão sendo desenvolvidas as Políticas de Assistência Social, e o Programa Bolsa Família na comunidade de Tururu. O resultado da pesquisa evidência a importância dos programas de transferência de renda para a inclusão das comunidades tradicionais remanescentes de quilombos, bem como a inserção da política de Assistência Social na comunidade, suas nuances, avanços, fragilidades e a afirmação e reconhecimento por direitos nas políticas públicas.
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JERALDINO ANTÓNIO SAMBÉ
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XADREZ DA DISPUTA DEMOCRÁTICA NA SOCIEDADE GUINEENSE: IDENTIDADE POLÍTICA E RELAÇÕES ÉTNICAS NA GUINÉ-BISSAU
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Data: 29/06/2023
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Este trabalho parte de uma análise sobre, “Xadrez da disputa democrática na sociedade guineense: identidade política e relações étnicas na Guiné-Bissau”, tomando-se em consideração o processo da formação política e da sua transição em curso. Consequentemente, o trabalho tem por objetivo, compreender as dinâmicas do pertencimento étnico, suas implicações na democracia e cenário sociopolítico guineense. Pois neste viés, para o desenvolvimento do trabalho, usufruiremos da metodologia quali-interdisciplinar, nas suas mais profundidades e cautelas, enquanto procedimento teórico e metodológico que busca solucionar a nossa problemática. De ponto de vista estrutural, este trabalho foi mesclado em quatro (4) seções, para além da introdução e as considerações finais. Neste sentido, segue-se na primeira seção, analisando, a manipulação democrática no jogo político guineense; posteriormente na segunda secção, debruçaremos sobre impactos da etnicidade na sociedade política guineense; e na terceira secção falaremos sobre as identidades e suas influências no discurso político guineense. Na quarta seção, analisaremos a questão da manipulação democrática no jogo político guineense; como também impactos sobre etnicidade na sociedade política guineense; e na mesma seção falaremos ainda das identidades e suas influências no discurso político guineense. Ademais, frisa-se que questões étnicas na disputa política persistem nas influências regionais e internacionais desse conflito o que não pretendemos desvendar aqui com mais detalhes.
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ANTÓNIO DOMINGOS CANDIENGUE
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SOCIOLOGIA EM ANGOLA: PERSPECTIVAS E CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO ANGOLANO
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Data: 30/06/2023
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A Sociologia, não é uma Ciência especializada e conformista na análise e interpretação da realidade social complexa dos espaços sociais de seus entes sociais, mestres e mestras da cultura e da realidade social complexa. Ela é crítica, reflexiva e questionadora do social produzido pela complexidade das ações e das relações sociais estabelecidas no seio da estrutural social local. O seu estudo é um desafio dialógico entre a realidade epistêmicamente passível de interpretação sociológica e a teorização metódica e treinada deste olhar hermenêutico à Ciência Sociológica Angolana, e capaz de explicitar através do Pensamento Sociológico Angolano, a realidade social nativa detentora de vivências, práticas, experiências, culturas, fatos e fenômenos específicos e particulares de, e para a compreensão da sociedade angolana. Pois, Angola é um espaço empírico onde os acontecimentos se dão e se desenrolam de diversas formas e perspectivas mediante a produção da vida social e do olhar direcionado aos acontecimentos enquanto fatos relevantes a racionalidade pragmática e epistêmica da Ciência Sociológica Angolana. Todavia, está Sociologia, exige de seus analistas, pesquisadores e estudiosos, um posicionamento transgressor e fora dos gabinetes, pragmático e epistêmico do saber produzido no quotidiano e as perspectivas discursiva que a Sociologia Angolana lhe apresenta. Assim, o nosso objetivo neste escrito, é propor a construção de um Pensamento Sociológico Angolano, capaz de olhar para as particularidades locais, e com elas teorizar, discutir metódica e epistêmicamente a realidade social complexa da estrutura social angolana, ao mesmo tempo que se faz uma inversão de marcha a ‘Sociologia de Gabinetes’ e a recessão de tudo o que nos chega sobre a Sociologia e suas perspectivas, estudos e compreensão da realidade social local – Angola contextualizada. Para isso, adotamos o método interpretativo, fazendo para tanto, recurso a pesquisa documental e bibliográfica, e uma abordagem qualidade dos fatos e fenômenos da realidade social analisada a partir da perspectiva compreensiva do fazer e pensar a Sociologia. Contudo, a mudança de paradigmas da Sociologia Angolana é fundamental, urgente e necessária porquanto que a mesma existe institucionalmente mas que a sua prática teórica, pragmática, transgressora, questionadora, epistêmica e inquietadora é antagônica a prática, e deixa-nos no entanto preocupados enquanto sujeitos, mestres e mestras da cultura, da realidade social complexa, e partes interessadas na construção do saber epistêmico local e nativo da Sociologia angolana (Pensamentos Social Angolana), e com ela compreender a consciência coletiva e individua do pensar e do fazer ciência, e o olhar treinado não especializado sobre a conjuntura sociocultural e epistêmica da realidade social resultante da produção da vida em sociedade, e o modo como se olha e se compreende a corrupção, a bajulação, a recessão cientifica, e outros aspectos específicos e próprios dos guetos e musseques da estrutura social angolana.
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MARIA DA LUZ FONSECA DE CARVALHO
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UM PASSADO NO ENCONTRO COM O PRESENTE E O FUTURO: A Comunidade da Sundy e o Desenvolvimento Sustentável na Ilha do Príncipe
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Data: 30/06/2023
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O presente estudo tem como objetivo pesquisar a relação entre o empreendimento turístico da empresa HBD e o reassentamento da Comunidade Sundy, localizada em Príncipe, São Tomé e Príncipe. Com base no discurso desenvolvimentista e por meio de uma abordagem etnográfica, bibliográfica e documental, pretende-se estabelecer um olhar que amplia nossos horizontes de forma mais ética e empática para construção alternativa e emancipatória das comunidades e sociedades africanas, que vêm sendo engolidas pelas importações de práticas de desenvolvimento econômico ineficazes. Nesse sentido, queremos entender como esses projetos contribuem para a propagação das desigualdades sociais, partindo da perspectiva de que São Tomé e Príncipe é um país que viveu a colonização portuguesa e carrega consigo memórias que interferem na sua performance cotidiana. A análise do conceito de desenvolvimento e de sustentabilidade com características de um discurso importado, ganha destaque neste trabalho, sendo incongruente às diversas realidades africanas. Como um mero formalismo, um desenvolvimento pautado apenas nas reflexões econômicas, onde não possibilita pensar e analisar essas diversas realidades e como as relações sociais comunitárias podem determinar este entendimento para a perspetiva africana. Este trabalho importa pela necessidade de um olhar de dentro para fora, reescrevendo a narrativa que é imposta pela cartografia colonialista. Para isso, nos embarcamos no conceito de escrevivência para denunciar e reescrever nossa história.
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FRANCISCO EVANDRO LEMOS DOS SANTOS
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O BORDADO DE LEONILSON DIAS:UMA CARTOGRAFIA DO ARTISTA, DA REPRESENTAÇÃO DO OFÍCIO À EXPRESSÃO DE ARTE
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Data: 29/07/2023
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O presente trabalho procura trazer uma compreensão sobre o bordado como arte, com um olhar para expressão que articula a produção de sensações e singularidade para uma perspectiva interdisciplinar. Traz como objeto de pesquisa as obras de José Leonilson Dias, artista plástico cearense, que teve seu destaque nas décadas de 70, 80 e 90, com repercussão nacional e internacional. Nos últimos anos de sua produção, trouxe o bordado como recurso técnico e artístico para compor suas obras. A análise interdisciplinar compreende o contexto histórico do artista, priorizando momentos, sensações e a maneira com que ele caracteriza o bordado como arte. Este trabalho busca aprofundamento em leituras com referência teórica para definição das sensações os seguintes autores: Félix Guattari e Gilles Deleuze. Eles abordam a diferenciação entre representação e expressão (emoções/razão), fazendo menção aos efectos e perceptos. Esta pesquisa tem os seguintes objetivos: Compreender o contexto histórico na relação da produção de sensações e subjetividade, presente nas obras do artista José Leonilson Dias; analisar nas obras deste artista o processo do bordado como ofício na produção artística; caracterizar o bordado como arte na expressão de sensações. Esta pesquisa tem como "procedimento metodológico" a cartografia, realizando um mapa rizomático, que traz inúmeras perspectivas de descentralização do eu em relação ao coletivo e com análise documental. Portanto, a pesquisa pretende abranger a relação autor e produção artística para além do sujeito e da subjetividade de padrões estabelecidos pelos critérios de outras instancias de modelização.
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ANTONIO LEONARDO FREITAS SIQUEIRA
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A FORMAÇÃO HUMANO-INTEGRAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE A PROPOSTA EDUCATIVA DA ESCOLA FRANCISCA PINTO DOS SANTOS EM OCARA-CE.
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Data: 15/09/2023
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As escolas do campo apresentam uma proposta educativa que promovem a formação humano- integral dos sujeitos educados. Nessa perspectiva, esse modelo educacional é fruto de políticas públicas gestadas por meio da organização e da luta coletiva dos movimentos sociais por uma educação de qualidade para os camponeses (as). Nesse contexto, o presente trabalho objetiva compreender e discutir a contribuição da Educação do Campo na formação humano-integral dos educandos (as) da Escola Francisca Pinto dos Santos- (Ocara-CE), e, nisso, visa ao desenvolvimento da cidadania da juventude camponesa mediante a constituição de sujeitos críticos e engajados em suas realidades humanas e sociais. Para tanto, nossa metodologia constou de leitura e revisão de material bibliográfico; discussão da organização curricular do estabelecimento de ensino com foco na parte diversificada; apresentação e discussão dos trabalhos dos componentes curriculares: Prática Social e Comunitária (PSC); Organização do Trabalho e Técnica Produtiva (OTTP), e, sobretudo, do Projeto de Estudo Pesquisa- (PEP)- na discussão das pesquisas estudantis. Ademais, tivemos visitas de campo, entrevistas semiestruturadas com sujeitos focais como: docentes das disciplinas da base diversificada e educandos (as) da terceira série do ensino médio. Desse modo, entendemos que a proposta da Educação do Campo na Escola Francisca Pinto dos Santos (Ocara-CE) é um terreno fecundo e próspero para se pensar a formação humano-integral da juventude camponesa através da constituição de sujeitos ativamente integrados em seus contextos sociais, favorecendo, assim, o exercício da cidadania cotidiana.
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GABRIEL DE MATOS CORREIA
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A luta dos Povos Indígenas por inserção, permanência e conclusão, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/UNILAB/CE.
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Data: 26/09/2023
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Esta pesquisa tem por objetivo analisar a luta pela inserção e permanência, assim como a conclusão de alunos indígenas no ensino superior da UNILAB. Busca-se entender esse processo, as dificuldades e conquistas com a chegada ao espaço acadêmico nessa Universidade pelos povos originários. Para isso, metodologicamente, serão realizadas entrevistas nas aldeias indígenas para registro de falas de estudantes matriculados, assim como de egressos desta Universidade, assim como a aplicação de um formulário enviado a partir do grupo de WhatsApp do coletivo de estudantes indígenas-COESI, além da utilização de fontes escritas diversas, por exemplo, da metodologia da história oral. Temos como ponto de partida minha trajetória como aluno do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Humanidades, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira-UNILAB. Graças a um edital voltado especificamente para os povos indígenas e quilombolas, pude ingressar e realizar meus estudos em 2021 nesta Universidade. Minha pesquisa faz parte da linha: Trabalho, desenvolvimento e migrações que foi essencial para a inclusão de minha pesquisa, pois vai ao encontro do tema escolhido, evidenciando os desafios que nós povos indígenas passamos ao desejarmos participar e ser incluído em algo que ainda é tão excludente, a Universidade. A participação de indígenas no Ensino Superior, salienta o comprometimento e a consideração pelos povos originários de nosso país, nos possibilitando a inserção em ambientes acadêmicos, antes não sendo uma realidade para minha aldeia, meu povo e meus parentes de todo Brasil. Contudo, não somente o ingresso, mas a permanência e a finalização desse processo educacional inclusivo deve ser ênfase nessa pesquisa, evidenciando dados e relatando as comprovações e estratégias para um futuro melhor para nós, povos originários. Com a visitação nas aldeias indígenas, registrando metodologicamente os relatos dos estudantes e com o registro de formulário e pesquisas bibliográficas, almejasse obter registros que possibilitem a ampliação de fontes de pesquisas e de reconhecimento dos povos indígenas do Ceará e destacar essa importância da ocupação do ambiente universitário pelos povos originários.
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NATHALIA ALVES DE OLIVEIRA
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Percepções do/no urbano: reflexões a partir das narrativas juvenis unilabianas e da produção de ocupações criativas no interior do Ceará.
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Data: 29/09/2023
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O processo de interiorização do ensino superior, no Brasil, acarreta um conjunto de transformações, sejam educacionais, econômicas, culturais, sociais, ou mesmo populacionais, em contextos específicos. É em uma dessas especificidades que esse processo se enraíza na cidade de Redenção, localizada no Estado do Ceará, através da instalação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), paulatinamente se consolidando como uma nova centralidade da educação, e possibilitando a entrada de um contingente estudantil na cidade, principalmente no urbano. Essas alterações geram impactos nos territórios intraurbanos da cidade, a partir da intensificação de demandas ou a constituição de novas, tais como: habitação, saneamento básico, equipamentos públicos, iluminação, espaços urbanos para atividades de lazer, encontro, socialização e vivências. O presente contexto gera inquietações, a partir do vislumbre das relações que as juventudes universitárias passam a estabelecer com os territórios, constituindo-se, assim, o objetivo de analisar e refletir sobre como as juventudes universitárias, unilabianas, percebem e se percebem dentro da estrutura urbana de Redenção, e como elas buscam, mediante estes sentidos, criar estratégias de pertencimentos, a partir de ocupações criativas dos espaços urbano públicos. O objetivo disposto é pesquisado em uma perspectiva interdisciplinar, visto a multidimensionalidade que acompanha os objetos de estudo e, metodologicamente, por meio da abordagem qualitativa, tomando como método o estudo de caso, e técnicas, como a observação participante e as entrevistas, que possibilitaram contato com as narrativas dos sujeitos, acerca das experiências cotidianas de uso dos territórios intraurbanos da cidade. Na perspectiva de pensar o objetivo deste trabalho, ou seja, analisar as percepções do urbano pelas juventudes, abordaremos as dinâmicas territoriais produzidas por eles, que serão vislumbradas, aqui, enquanto ocupações criativas atividades que podem indiciar as percepções dos sujeitos, suas relações com os territórios e possibilitar a aproximação necessária que possa mediar o acionamento de sujeitos para as entrevistas. Destarte, com as entrevistas e colhimento das narrativas, em conjunto com as observações e escutas, poderemos identificar e analisar as percepções que são produzidas, através da mobilidade juvenil no urbano.
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LEODOVICO ADELINO CASTELO AMOSSE
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A DANÇA MARRABENTA COMO UM DOS SÍMBOLOS DA IDENTIDADE CULTURAL DO POVO SHONA E BITONGA NO SUL DE MOÇAMBIQUE
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Data: 26/10/2023
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Moçambique possui uma rica e longa tradição cultural de coexistência de diferentes raças, grupos étnicos e religiosos, e isso reflete a diversidade de valores culturais que em conjunto criam as identidades do Moçambique moderno. A Constituição de 1990 veio introduzir o Estado de Direito democrático no país e essa mesma constituição estabeleceu o princípio segundo o qual o estado promove o desenvolvimento da cultura e personalidade nacional e garantiu a livre expressão das tradições e valores da sociedade moçambicana (ART. 1, CRM, 1990). A presente proposta de pesquisa tem como objetivo principal estudar a marrabenta, um dos símbolos sonoros da identidade cultural moçambicana. Diante disso, é do nosso interesse analisar a dança Marrabenta como um dos símbolos da identidade cultural dos povos Shona e Bitonga no sul de Moçambique, tendo como recorte temporal o período compreendido entre 2010-2020. Para a realização deste trabalho, pretende-se fazer revisões bibliográficas, com foco nas abordagens e/ou análises qualitativas e documentais, tendo como técnica de pesquisa a coleta de dados e entrevistas semiestruturadas, tendo como interlocutores artistas e especialistas desse estilo musical e de dança.
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FRANCISCA MARLEIDE DO NASCIMENTO
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O quilombo das mulheres: organização e luta na comunidade de Alto Alegre
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Data: 16/11/2023
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O ponto central dessa dissertação é apresentar o debate sobre o protagonismo e a luta cotidiana das mulheres quilombolas na comunidade de Alto Alegre, município de Horizonte – Ceará. O agenciamento das mulheres quilombolas de Alto Alegre é percebido a partir dos diversos papéis das tomadas de decisões, nos espaços domésticos, religiosos, produtivos, educacionais e organizacionais. As mulheres participam na luta pelo território, resistindo de várias formas, via política sindical, partidária, representativa, via organização e liderança de aspectos sociais do cotidiano. Na interação com as mulheres quilombolas, grupo do qual faço parte, foi possível ouvir, aprender, compreender e dialogar sobre a importância das práticas cotidianas que elas realizam criando um movimento de (re)existência no território e pelo território. É no cotidiano que as mulheres quilombolas transgridem o sistema opressor e tecem redes de solidariedade que ao se constituírem, ampliam o campo epistémico de conhecimento mútuo, coletivo, ancestral. Diversos saberes que contribuem para o fortalecimento da identidade de mulher, de negra, de quilombola. O modo de viver, a variedade de agenciamentos dessas mulheres que é o próprio modo de ser quilombola foi observado como objeto dessa pesquisa de cunho qualitativa, a partir de conversas informais gravadas, observação em campo e grupos focais em formato de rodas de conversas. Amparada pela interdisciplinaridade estabelecida entre a História e a Antropologia (RATTS, 2012; HAMPATE BÂ, 2010), e a literatura sobre as mulheres negras (OYĚWÙMÍ, 2004; CARNEIRO, 2011) além das reflexões sobre identidade e território (NASCIMENTO, 1985; SANTOS, 2015) foi possível realizar esse trabalho.
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MARIA ALDA DE LAVÔR FREIRE
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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM A LINGUAGEM ESCRITA NO INFANTIL V
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Data: 27/11/2023
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Esta pesquisa buscou analisar as práticas pedagógicas que envolvem a linguagem escrita de professoras do Infantil V de uma Escola Municipal e de um Centro de Educação Infantil da rede de ensino de Fortaleza. Desse modo, buscou descrever as práticas pedagógicas com a linguagem escrita desenvolvidas no Infantil V e relacionar o que preconizam os documentos oficiais da Educação Infantil (DCNEI, 2009; BNC, 2017) acerca da alfabetização e do letramento com as práticas pedagógicas que envolvem a linguagem escrita realizadas pelas professoras regentes das salas observadas. Para alcançar esses objetivos, a investigação recorreu às discussões sobre a linguagem verbal em sua modalidade escrita, articulada com a oralidade, refletindo sobre a complexidade desse objeto cultural como sistema de representação e prática social, como também sobre a indissociabilidade dos processos de letramento e alfabetização na Educação Infantil. Desse modo, a pesquisa apoiou-se em autores como Marcuschi (1997); Ferreiro; Teberosky (1999), Vygotsky (2007), Luria (2010), Soares (2017), Tfouni (1995), Moraes (2012), Brandão; Leal (2011), Mortatti (2010) Street (2014), dentre outros. Recorreu-se também às orientações expressas nos documentos oficiais que regem o trabalho na Educação Infantil: as DCNEI (BRASIL, 2009) e a BNCC (BRASIL, 2017). A pesquisa adotou uma abordagem de natureza qualitativa do tipo estudo de caso múltiplo e teve como campo uma Escola Municipal e um Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. As participantes do estudo foram uma docente da EM e uma docente do CEI que atuavam em turmas do Infantil V. Os procedimentos metodológicos foram observações em campo, por cerca de dois meses, e entrevista ao final das observações. Outras estratégias de registro como anotações no diário de campo, fotografias, gravação de áudios e vídeos foram adotadas. Realizou-se também a aplicação de um questionário na fase exploratória da pesquisa. A análise dos dados foi subsidiada pela análise temática de conteúdo. A pesquisa constatou que as professoras exploraram a linguagem escrita com as crianças, considerando a sua complexidade, tendo em vista seu entrelaçamento com a oralidade, como também o entendimento de que a escrita pode ser concebida como um sistema de representação no qual a criança percorrer um caminho para desvendar sua lógica e prática social materializada por meio de gêneros orais e escritos. Contudo, foi possível identificar em alguns momentos, nas práticas pedagógicas realizadas pelas professoras, a escrita proposta de maneira mecânica e destituída de sentido, com pouca exploração de materiais, ambientes e posturas corporais. Ao relacionar o que preconizam os documentos oficiais da Educação Infantil (DCNEI, 2009; BNC, 2017) acerca da alfabetização e letramento com as práticas pedagógicas que envolvem a linguagem escrita realizadas pelas professoras regentes das salas observadas, foi revelado que os referidos documentos dialogam com o processo de letramento, sendo a alfabetização invisibilizada. Consideramos que a pesquisa pode contribuir com as políticas de formação continuada voltadas para professores da Educação Infantil, por meio do aprofundamento sobre a linguagem escrita e sua complexidade e a perspectiva indissociável do letramento e da alfabetização, bem como ampliar o olhar sobre os documentos que regem essa etapa educativa.
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