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Dissertações |
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VANESSA CARVALHO DA SILVA FRANÇA
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O TRABALHO DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI: diálogos narrativos.
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Data: 21/07/2021
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Uma prática docente significativa é um elemento chave para o desenvolvimento integral do aluno. A Educação de Jovens e Adultos não foge a tal premissa, pois uma boa ação docente corrobora para a permanência dos alunos em sala e na redução dos índices de evasão. Assim esta produção possui como objetivo geral analisar a prática docente na EJA no município de Parnaíba-PI. Devido à natureza do objeto de estudo, optamos pela pesquisa narrativa e abordagem qualitativa como metodologia em que dialogamos com os seguintes teóricos: Cunha (2010), Ludke e André (2014),Conelly e Cladinim (2004), Souza (2007), entre outros. Para a concretização do trabalho contamos com cinco professores atuantes em turmas de EJA, pertencentes ao quadro docente da rede municipal de ensino da cidade. Com o intuito de responder as questões suleadoras da pesquisa, optamos pelos questionários e diários narrativos como instrumentos viabilizadores da investigação. Após a produção dos dados, estes foram organizados e analisados de acordo com a proposta de análise de conteúdo Bardin (2006). Visando um melhor entendimento. Intensificamos as leituras nos estudos de: Formosinho (2009), Nóvoa (2000), Gadotti e Romão (2011), Amaral (2020), Castelli Jr (2019), Freire (2013) entre outros. As informações produzidas foram minuciosamente analisadas à luz dos teóricos e sistematizadas em três marcos principais: Marco A - Formação Docente, Marco B - Reflexões sobre a Prática, Marco C - Principais Necessidades e Carências. No desenrolar deste trabalho, houve momentos de reflexões sobre a prática docente, por meio destas análises, os professores reviram seus processos de ensino e aprendizagem onde foram ressignificados- com os alunos em sala de aula. As informações obtidas através deste estudo o principal subsidio para a efetivação de um dos objetivos específicos desta produção: o produto educacional, um e-book, intitulado: “DESAFIOS DO SER E TORNAR-SE PROFESSOR DA EJA: Contributos para uma aprendizagem significativa e emancipatória”. Uma produção inédita na rede municipal, pensada, organizada e construída para professores atuantes na modalidade. O e-book será distribuído a toda categoria que trabalha com EJA.
Uma prática docente significativa é um elemento chave para o desenvolvimentointegral do aluno. A Educação de Jovens e Adultos não foge a tal premissa, pois umaboa ação docente corrobora para a permanência dos alunos em sala e na reduçãodos índices de evasão. Assim esta produção possui como objetivo geral analisar aprática docente na EJA no município de Parnaíba-PI. Devido à natureza do objeto deestudo, optamos pela pesquisa narrativa e abordagem qualitativa como metodologiaem que dialogamos com os seguintes teóricos: Cunha (2010), Ludke e André (2014),Conelly e Cladinim (2004), Souza (2007), entre outros. Para a concretização dotrabalho contamos com cinco professores atuantes em turmas de EJA, pertencentesao quadro docente da rede municipal de ensino da cidade. Com o intuito deresponder as questões suleadoras da pesquisa, optamos pelos questionários ediários narrativos como instrumentos viabilizadores da investigação. Após a produçãodos dados, estes foram organizados e analisados de acordo com a proposta deanálise de conteúdo Bardin (2006). Visando um melhor entendimento. Intensificamosas leituras nos estudos de: Formosinho (2009), Nóvoa (2000), Gadotti e Romão(2011), Amaral (2020), Castelli Jr (2019), Freire (2013) entre outros. As informaçõesproduzidas foram minuciosamente analisadas à luz dos teóricos e sistematizadas emtrês marcos principais: Marco A - Formação Docente, Marco B - Reflexões sobre aPrática, Marco C - Principais Necessidades e Carências. No desenrolar destetrabalho, houve momentos de reflexões sobre a prática docente, por meio destas análises, os professores reviram seus processos de ensino e aprendizagem ondeforam ressignificados- com os alunos em sala de aula. As informações obtidasatravés deste estudo o principal subsidio para a efetivação de um dos objetivosespecíficos desta produção: o produto educacional, um e-book, intitulado:“DESAFIOS DO SER E TORNAR-SE PROFESSOR DA EJA: Contributos para umaaprendizagem significativa e emancipatória”. Uma produção inédita na redemunicipal, pensada, organizada e construída para professores atuantes namodalidade. O e-book será distribuído a toda categoria que trabalha com EJA.
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PETRONIO CAVALCANTE
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Formação em contexto: um estudo de caso com professoras dos anos iniciais de Fortaleza, Ceará.
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Data: 22/09/2021
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A formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental configura-se como uma das premissas indispensáveis para a melhoria da qualidade dos serviços educacionais. Uma temática que abrange multiplicidade de conceitos e concepções ao longo da história, que envolve desde a formação inicial, perpassando pela formação continuada e contemplando também o conceito e as visões de formação contínua. Assim, a dissertação intitulada “Formação em contexto: um estudo de caso com professoras dos anos iniciais de Fortaleza/CE, no Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente – PPGEF em associação com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira – UNILAB e com o Instituto Federal do Ceará – IFCE, vincula-se à linha de pesquisa em Ensino e Formação. Nesse sentido, esta investigação possui como objetivo geral compreender os limites e as possibilidades da formação em contexto na percepção dos professores que atuam na Rede de Ensino Municipal de Fortaleza/CE. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso e desenvolvida por meio de entrevista semiestruturada com sete professoras efetivas que lecionam nos anos iniciais de uma escola pública municipal de Fortaleza/CE. Os dados foram organizados de acordo com a análise de conteúdo (BARDIN, 2016). À vista disso, a investigação direciona-nos para a seguinte consideração: a formação em contexto do município de Fortaleza/CE, à luz das Orientações Gerais para o Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico do Ensino Fundamental no Município de Fortaleza (2019) demostra preocupação em ofertar formação continuada numa perspectiva reflexiva para os professores, considerado os seus saberes profissionais, vivências e experiencias. Todavia, quando direcionamos nossos olhares para as falas das entrevistadas, percebemos que as professoras não são convidadas pela coordenação para construir a formação em contexto de forma coletiva, considerando as múltiplas problemáticas presentes no contexto de sala de aula. Além do que, os temas/assuntos desenvolvidos na formação não são discutidos e definidos pelos professores e coordenadores pedagógicos, mas sim, pela SME/Fortaleza. Ressaltamos que, quando a formação em contexto acontece nessa conjuntura, compreendemos que a concepção desse processo formativo contida no documento é descaracterizada, uma vez que, quem conhece a realidade de sala de aula são as professoras e a coordenação, pois estão presentes na escola diariamente. A partir desses resultados, foi possível elaborar um Produto Técnico/Tecnológico, intitulado “Cartilha Pedagógica: uma proposta de formação em contexto”, com o intuito de contribuir para o pensar e o repensar da formação em contexto, tal como seu planejamento e execução nas escolas públicas municipais de Fortaleza/CE. Outrossim, esperamos que esta investigação possa inspirar novos ciclos de pesquisa com vistas a contribuir com os processos de formação continuada de professores da rede municipal de Fortaleza no fomento a novas práticas, novas formas de refletir, de ver e de fazer a educação. Além disso, que possa instigar condições de políticas institucionalizadas para a melhoria da educação brasileira.
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CARLOS HENRIQUE ANDRADE DE SOUSA
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A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DO CENTRO CEARENSE DE IDIOMAS: INTERAÇÕES, CONVERGÊNCIAS E CONFLITOS
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Data: 19/10/2021
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Essa pesquisa é direcionada pela perspectiva da formação dos professores de línguas estrangeiras do Centro Cearense de Idiomas (CCI) com o objetivo de compreender interações, convergências e conflitos presentes no desenvolvimento da formação continuada de professores de língua estrangeira do Centro Cearense de Idiomas. Analisaram-se, portanto, as características, os planos e as ações desenvolvidas pela SEDUC-CE e pelo próprio CCI no que se refere à formação continuada, tendo como base o prisma docente e a perspectiva de autores que são especialistas no tema, como: Marin (1995), Nóvoa (1995), García (1999), Pimenta (1999; 2006), Saviani (2009), Silva (2009), Pimenta e Lima (2009), Imbernón (2009; 2010), Candau (2011), Zeichner (2013), Martins (2014; 2018) e Macedo (2015), dentre outros estudiosos selecionados. O desenvolvimento da investigação é de abordagem qualitativa, conforme Minayo (1996), Chizotti (2006), Flick (2009), sob a perspectiva da pesquisa-formação, o que eleva o grau departicipação dos professores durante as atividades desenvolvidas. Autores como Rojo (1997), Thiollent (1998), Libâneo (2002) e alguns outros ajudaram a compilar as características da pesquisa-formação para o seu uso bem-sucedido nos encontros. O estudo revelou que a formação continuada tem se reformulado através de processos que buscam acompanhar a rapidez do mundo tecnológico, que, por sua vez, faz com que o aprendizado de idiomas tenha a necessidade de constante ressignificação juntamente com o tipo de formação que os professores têm participado. Dessa forma, uma maior abrangência temática dos períodos de formação é necessária para que os professores possam acompanhar outros temas relevantes e atualizados no que concerne ao aprendizado da língua estrangeira, principalmente com as novas tecnologias e a influência que elas têm sobre o aspecto linguístico, social, cultural e econômico de idiomas estrangeiros. Contudo, para que esse movimento tenha resultados efetivos, é urgente que os professores possam refletir sobre a práxis docente sempre aliando teoria e prática no intuito de descobrir novos caminhos para a obtenção de uma nova ótica tanto para o ensino e aprendizado de idiomas como para a sua carreira profissional.
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CAMILA MESQUITA FELIX
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O SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ - SPAECE: O USO DOS RESULTADOS NA CONSTRUÇÃO DE UM GUIA DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS LÚDICAS
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Data: 05/11/2021
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A educação brasileira, ao longo dos anos, vivencia um processo de constante monitoramento, por meio das avaliações externas, tornando o trabalho da escola fundamentalmente focado no alcance das metas propostas. O objeto de estudo desta investigação foi o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, especificamente na vertente de avaliação da alfabetização - SPAECE-Alfa. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, na vertente de alfabetização (SPAECE-Alfa) e a relação que se estabelece com a escola, nos aspectos que dizem respeito às metas instituídas pela a avaliação. Como referencial teórico, nos aportamos em Oliveira (2012), Luckesi (2000, 2005), Minhoto (2016), Sousa e Bonamino (2012), Martins e Sousa (2012), Araújo (2020), Machado (2012), Soligo (2010), Locatelli (2002) e Silva (2011), para delinear a categoria de análise “avaliação”, assim como, em Bonamino e Souza (2012), Araújo (2016, 2019, 2020), Freitas (2012), Cardoso, Melo e Pessoa (2020) para dissertar a categoria “SPAECE”. Nesta perspectiva, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou-se de questionário como instrumento metodológico na pesquisa de campo. Como resultados, esta pesquisa constatou, por meio das falas dos sujeitos (docentes que lecionam Língua Portuguesa no 2o ano do Ensino Fundamental), que o SPAECE-Alfa impacta de maneira significativa o planejamento dos professores, bem como, toda a rotina escolar. Com base nos achados da pesquisa obtivemos o aporte necessário para a construção do Produto Educacional “Guia de Orientações Pedagógicas para Atividades Lúdicas”. A produção desse material se empenhou em não tornar-se refém das metas, da nota ideal a ser alcançada, antes, objetivamos trabalhar numa perspectiva de avanço na educação, em que a historicidade da criança é considerada e acolhida nesse percurso.
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ANA LÚCIA FERREIRA PITOMBEIRA
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A Formação Continuada no Município de Fortaleza: um estudo com professores alfabetizadores.
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Data: 30/11/2021
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A formação de professores no Brasil tem sido alvo de estudos e apontada como um processo com escassez de investimentos, principalmente em relação à formação de docentes alfabetizadores. Pesquisas têm destacado defasagem de qualificação para atuação profissional crítico-reflexiva no contexto brasileiro. Nessa perspectiva, tendo em vista a carência de políticas formativas para os professores alfabetizadores, a Secretaria de Educação de Fortaleza tem disponibilizado cursos de formação continuada aos docentes do 1º e 2º anos do ensino fundamental da rede pública de ensino, sob a justificativa do baixo nível de proficiência estudantil, conforme atestado no sistema de avaliação estadual. Diante dessa problemática, objetiva-se compreender as contribuições da formação de professores alfabetizadores do município de Fortaleza. Para tanto, priorizou-se o percurso metodológico de abordagem qualitativa e o método estudo de caso, a partir da utilização de entrevista semiestruturada e análise documental. Os dados levantados foram analisados à luz dos teóricos que abordam a formação continuada e as concepções de alfabetização e letramento. Os resultados apontam o fortalecimento da política de formação continuada dos professores alfabetizadores, no sentido de favorecer a prática reflexiva docente em atendimento às especificidades do processo de alfabetização e letramento. O estudo concluiu que a formação ofertada pelo município de Fortaleza constitui um espaço formativo-reflexivo capaz de atender às questões relacionadas às práticas alfabetizadoras, no sentido de que os professores alfabetizadores apontaram que estas contribuem significativamente para o processo de fortalecimento das práticas pedagógicas e melhoria dos níveis de proficiência estudantil nos processos de ensino e aprendizagem.
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BIATRIZ DE SOUZA MONTEIRO
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Análise da avaliação do desenvolvimento evolutivo da escrita infantil: critérios para avaliação da competência nas crianças dos anos iniciais do ensino fundamental.
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Data: 03/12/2021
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O presente trabalho dissertativo, fruto do processo de formação no Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação Docente (IFCE-Unilab), tem como objeto de estudo a avaliação da escrita. Tendo como foco principal a sequência evolutiva da escrita infantil nas turmas pertencentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Propondo-se de maneira formativa e processual analisar, por meio de uma meta-avaliação, o processo avaliativo docente da escrita sobre a perspectiva sequencial, para com isso, propor critérios capazes de subsidiar e direcionar a avaliação da referida competência. E não apenas isso, mas descrever o caminho percorrido para chegar aos critérios, de modo, que outros docentes tenham condições de fazer essa elaboração. Para tanto, inicialmente, no que concerne ao campo teórico, apresentou o cenário brasileiro das pesquisas desenvolvidas sobre a avaliação da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, disponíveis na plataforma BDTD. Logo após, traçamos um breve histórico da escrita, bem como da avaliação da aprendizagem, conceituando e situando historicamente as categorias em estudo. Com vistas ao alcance da completude das pretensões delimitadas, em campo, a partir de dois passos, realizamos o levantamento de critérios. No primeiro passo, produzimos os dados por meio da coleta de um perfil de escrita, elaborado com uma amostra de dez crianças, perfil este, que mais tarde foi submetido ao segundo passo, a avaliação docente, realizada por cinco professoras pertencentes aos anos iniciais. As análises e descrições foram sujeitas a meta-avaliação, resultando na descrição dos critérios avaliativos conforme cada fase que perpassa a desenvoltura infantil frente a escrita, culminando com a elaboração do Caderno digital de critérios de avaliação para a escrita infantil, produto educacional desenvolvido nesta pesquisa.
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GIOVANNI JOSÉ ROCHA SOMBRA
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As Contribuições das Avaliações Diagnósticas da Rede Municipal de Fortaleza: um estudo de caso a partir da visão dos(as) professores(as) do 5° ano do Ensino Fundamental I
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Data: 06/12/2021
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Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as Contribuições que as Avaliações Diagnósticas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza exercem na aprendizagem dos alunos(as) do 5° ano do Ensino Fundamental I sob a ótica dos(as) professores(as) da referida série. A cada início de ano letivo, temos a aplicação das Avaliações Diagnósticas denominadas de: inicial, intermediária e final. Compreender a importância das avaliações externas e em larga escala como intrínsecas à prática docente torna-se um desafio para todos(as) os(as) envolvidos(as) no processo de ensino e aprendizagem, em especial, os(as) professores(as) da educação básica. Para contribuir com a tessitura teórica que versa sobre as Avaliações Diagnósticas, utilizamos estudos de autores como Luckesi, Vianna, Gatti, Hoffmann, dentre outros. De cunho bibliográfico e documental, este estudo analisou, através de entrevistas semiestruturadas com os(as) professores(as) do 5° ano, quais as contribuições das Avaliações Diagnósticas sobre a aprendizagem dos seus alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Esse estudo foi realizado em uma escola da Rede Pública Municipal de Fortaleza. A investigação foi de cunho qualitativo, e teve como objetivo identificar como os resultados dessas avaliações subsidiam o trabalho dos(as) professores(as) e como elas auxiliam no planejamento de suas aulas com o fito de propor intervenções que permitam a consolidação das competências e habilidades que os(as) educandos(as) demonstraram ter maiores dificuldades na série estudada. De acordo com os resultados desse estudo, as Avaliações Diagnósticas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza podem contribuir para a aprendizagem dos(as) discentes desde que os resultados por elas obtidos sejam considerados na elaboração do planejamento das aulas dos(as) docentes e que sejam traçadas novas estratégias e metodologias para a superação das dificuldades apresentadas, uma vez que após a divulgação dos resultados desta avaliação, ao final de cada aplicação, os(as) professores(as), de posse dos resultados, são orientados(as) a realizar atividades de intervenção pedagógica em sala de aula visando desenvolver as habilidades e competências ainda não consolidadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática na série em estudo. Outra questão abordada diz respeito a tornar os resultados obtidos através das avaliações de fácil acesso aos(as) professores(as) das demais séries, além de contemplar os demais membros da comunidade escolar (alunos(as), pais). Assim, o presente estudo apresenta os contributos que as Avaliações Diagnósticas exercem sobre a aprendizagem dos(as) discentes e qual o cerne de se avaliar em caráter diagnóstico.
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MARIA DE LOURDES RUFINO LEAL
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Ensino de tempo integral: desafios e possibilidades para a prática docente: um estudo de caso no centro de ensino de tempo integral Marcos Parente no município de Picos-Pi.
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Data: 06/12/2021
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O objetivo geral desta dissertação é compreender a prática pedagógica dos professores que atuam no ensino de tempo integral. Todo esse processo tem como fundamento teóricometodológico a educação problematizadora defendida por Paulo Freire (1987), Gadotti (2013), Caváliere (2002), Teixeira (1999), Parente (2018), entre outros autores relevantes para esse estudo, numa postura dialética da práxis ação-reflexão-ação. A respeito da metodologia utilizada no desenvolvimento desta pesquisa tem como finalidade aguçar conhecimentos para apontar de forma prática os problemas encontrados na pesquisa. A abordagem da pesquisa é uma abordagem qualitativa que busca descrever os fatos reais da pesquisa, sendo utilizadas de forma narrativa, onde gera conexões entre os professores e a escola pesquisada, proporcionando uma melhor investigação, o método da pesquisa é exploratório e os instrumentos utilizados para a coleta de dados, são os questionários, onde professores que integram o Centro de Ensino Marcos Parente estão designados para respondê-los. Dessa maneira, utilizar procedimentos técnicos como estudos bibliográficos e estudos de caso, induzindo assim o desenvolvimento do trabalho ao qual objetiva-se. Com isso, espera-se uma maior compreensão e reflexão sobre a relevância, as contribuições e também sobre os desafios existentes a respeito do ensino de tempo integral. Diante disso, o estudo e desenvolvimento da pesquisa sobre os desafios didático-pedagógicos no ensino de tempo integral têm como norte não somente enfatizar sobre as contribuições do ensino de tempo integral, mas também para possibilitar estudos e pesquisas futuras.
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EMANUEL ANDRADE LEITE
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TESSITURAS AFRORREFERENCIADAS: CONTRIBUIÇÕES PRETAGÓGICAS EM PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARACANAÚ
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Data: 10/12/2021
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O presente trabalho de pesquisa busca tecer reflexões acerca de um processo formativo para Professores/as da Rede Municipal de Maracanaú em efetivo exercício de sala em turmas do Ensino Fundamental - Anos Finais, intencionando a implementação da Lei nº 10.639/03 que versa sobre o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no contexto escolar, utilizando-se como referencial teórico-metodológico a Pretagogia. Ocorre, que apesar da Lei nº 10.639/03 ter sido promulgada há 18 anos, percebe-se ainda certa dificuldade por parte dos professores professoras na sua implementação de maneira efetiva nos processos educativos, principalmente pela ausência de formações docentes específicas sobre a temática, impossibilitando a construção de novos olhares acerca da história e da cultura afro-brasileira e africana nos processos de ensino e aprendizagem. Neste contexto, esta pesquisa tem como questão suleadora: Em que medida a pretagogia e seus princípios teórico-metodológicos podem ou não contribuir na construção de saberes pedagógicos a partir de uma formação remota para a construção de uma educação das relações étnico-raciais, contribuindo para a construção de estratégias pedagógicas com vistas à consolidação de práticas de ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, numa perspectiva afrorreferenciada, permitindo aos docentes a construção de suas memórias afro cearenses, produzindo a partir dessas experiências formativas um subsídio suleador para as suas práticas pedagógicas. O embasamento teórico que irá sulear esta pesquisa tem como bases: Meijer (2019); Petit (2009); Petit; Silva (2011) e Freire (2006, 2009), dentre outros. Metodologicamente, utilizaremos como referencial a Pretagogia, que tem como base a cosmovisão africana, nos possibilitando refletir sobre a influência que nossas raízes africanas ancestrais têm em nossas práticas cotidianas, e que a partir de uma lógica de invisibilização da cultura afro-brasileira e africana,passamos a reproduzir no contexto educacional, sob o ponto de vista do colonizador. Comoresultados, torna-se perceptível a necessidade de formações docentes acerca do ensino dasrelações étnicorraciais que permitam aos docentes o reconhecimento de suas memórias afro-brasileiras na perspectiva de impregnar de sentido suas práticas pedagógicas.
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MICHELLA RITA SANTOS FONSECA
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Formação Continuada Remota: tessitura e desafios do trabalho desenvolvido pela rede municipal de ensino de Caucaia – CE.
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Data: 10/12/2021
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Atualmente a sociedade enfrenta mudanças intensas em todas as áreas da atividade humana, causadas pela pandemia do coronavírus, dentre elas na área educacional. Diante às transformações sociais, a educação e suas/eus profissionais, se vêm na urgência de reinventar-se para acompanhar as variações do fazer docente, e repensar novas possibilidades para a ação pedagógica frente a suspensão das aulas presenciais, considerando a necessidade do distanciamento social, como solução mais prudente para proteger alunos/as e profissionais da educação, minimizando a propagação do coronavírus. Percebemos a relevância de contribuir com a qualidade na educação e refletir sobre o trabalho das/os professoras/es no modo remoto de ensino, no qual precisam reinventar a prática para potencializar o fazer docente, principalmente no tocante às formações continuadas que ocorrem de modo remoto como suporte para o atual contexto que tentam dar continuidade ao processo educacional, mediados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs. O estudo tem como objetivo analisar as formações continuadas remotas para o ensino remoto, bem como, os desafios, possibilidades e contribuições para o sucesso do processo ensino-aprendizagem onde a/o docente precisou (re)inventar sua prática, considerando os sentidos e significados da formação para as/os formadoras/es e professoras/es. Parte da problemática: Quais os desafios da formação continuada remota para a prática docente direcionada pela Secretaria Municipal de Educação Ciências e Tecnologia de Caucaia-CE?. Visando solucionar o problema proposto e atingir os objetivos com êxito, a presente pesquisa se caracteriza na vertente qualitativa, por acreditarmos que enfoca o pensamento reflexivo-investigativo no decorrer do processo de pesquisa. Inicialmente realizamos um estudo bibliográfico, dos referenciais teóricos respaldados em autores como: Imbernón (2011), Saviani (2009), Gatti (2020), Lima (2002) e Pimenta (2011) para refletir sobre formação docente; Pimenta (2021), Nóvoa (2020), Couto, Couto e Cruz (2020), para contextualizar a formação em tempos de pandemia, Joye; Moreira; Rocha (2020) que tratam sobre a educação a distância como atividade emergencial e dialogam sobre a educação on-line; Arruda (2020) que analisa as políticas públicas da educação remota emergencial; Morin, Masetto e Behrens (2012), Perrenoud (2012), Valente (2013, 2021), entre outros, que discutem sobre o uso das tecnologias na educação, para a construção da fundamentação teórica; e, ainda os dispositivos legais sobre a COVID-19, apontamentos da Fiocruz (2020), Monteiro (2020), Nogueira e Silva (2020) e dados da Organização Panamericana de Saúde – OPAS e Organização Mundial de Saúdo – OMS (2020), para fundamentar a COVID no Brasil e no mundo. Esse levantamento constitui o ponto de articulação entre a questão investigada e os eixos norteadores da pesquisa, contribuindo para o debate. Apresenta ainda um estudo de caso em busca de compreender as contribuições da formação continuada, bem como os impactos da COVID-19 na formação docente considerando o contexto da pandemia, na rede municipal de ensino de Caucaia – Ceará. Os resultados apontam a necessidade em refletir sobre a formação docente remota direcionada ao processo ensino e aprendizagem tanto para o ensino remoto como para o ensino presencial, com foco na formação das/os formadoras/es, entendendo que formadoras/es e professoras/es quando bem orientadas/os desenvolvem saberes, reinventam a prática e potencializam o fazer docente significativo.
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GERALDO VICENTE DA SILVA
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Avaliação escolar a serviço da aprendizagem: uma proposta para auxiliar os professores da educação básica na tarefa de avaliar.
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Data: 15/12/2021
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O presente texto é resultado da pesquisa intitulada “Avaliação escolar a serviço da aprendizagem: uma proposta para auxiliar os professores da educação básica na tarefa de avaliar”, desenvolvida na linha de pesquisa “Currículo e Avaliação” do curso de pós-graduação do mestrado profissional em ensino e formação docente, desenvolvido em parceria entre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Trata-se de uma pesquisa de campo de cunho exploratório e que buscou estudar as concepções e práticas docentes em avaliação da aprendizagem, partindo das hipóteses de que a cultura escolar, as decisões tomadas a partir dos resultados das avaliações externas e a falta de uma formação inicial e continuada sólida na temática da avaliação das e para as aprendizagens têm afetado diretamente o ato de avaliar em sala de aula. Tomou como colaboradores e campo de pesquisa, respectivamente, os docentes das disciplinas de ciências, matemática e língua portuguesa, afetadas pelas avaliações externas em larga escala, do 9º ano das escolas públicas municipais da cidade de Arez/RN. Por se tratar de uma cidade de pouco mais de quatorze mil habitantes e com apenas três escolas de ensino fundamental - anos finais, contou com os oito professores das citadas disciplinas dessa etapa de ensino e ano escolar. A modalidade de pesquisa utilizada foi a qualitativa e, como metodologia, foram realizadas pesquisas de campo e bibliográfica. A coleta de informações foi feita através da aplicação de questionário online e da narrativa formativa. A fundamentação teórica contou com as contribuições de autores como: Scriven (2018); Gama (2018); Bittencourt (2007); Perrenoud (1999, 2007); Esteban e Afonso (2010); Luckesi (2011, 2018); Libâneo (2012); Freitas (2014); Fernandes (2009, 2014, 2018); Villas Boas (2019); Fernandes (2009, 2014, 2020, 2021); Silva e Moreira (2020); Félix e Souza (2020); Souza (2020); Zaluca (2020); Pereira (2021); Candau, Cruz e Fernandes (2020), entre outros. Para análise e tratamento das informações, foram utilizadas técnicas de análise de conteúdos de Bardin (2016) e Silva e Fossá (2015). Concluímos que as concepções e práticas dos professores são influenciadas não apenas pela cultura escolar, como também pelas decisões dos gestores escolares, a partir dos resultados das avaliações externas. Além disso, que a falta de uma formação sólida, seja nos cursos de formação inicial ou continuada, tem deixado os docentes inseguros no desenvolvimento do processo de avaliação em sala de aula, justificando a realização de cursos de formação para esse público.
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ANA PAULA MARTINS FARIAS VASCONCELOS
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MEMÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE: DAS TEIAS DO VIVIDO À TESSITURA DE SI POR MEIO DE NARRATIVAS ESCRITAS DE PROFESSORAS, UMA DIMENSÃO DA COLCHA DE RETALHOS
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Data: 17/12/2021
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A presente dissertação tem como objetivo compreender o alcance da escuta sobre a formação das professoras, na reflexividade (auto)biográfica, elaborada na narrativa escrita, uma dimensão da Colcha de Retalhos, destacando como a formação das docentes reverbera as nossas práticas pedagógicas. Temos como objetivos específicos construir momentos de reflexão com as docentes participantes a partir de seus processos formativos; verificar se a escola se constitui como potencial que dá visualização de fala e de onde se fala em um movimento de resistência; defender o documento (auto)biográfico como espaço de fala; realizar a narrativa escrita através da Colcha de Retalhos das professoras; construir um documentário como produto educacional do mestrado profissional. Nesse contexto, tencionou-se responder às seguintes questões centrais: em que medida a escuta das narrativas da formação das professoras promove reflexividade da minha prática pedagógica? Como o fazer pedagógico das professoras pode desenvolver a autonomia e emancipação dos sujeitos no espaço escolar por meio de narrativas (auto)biográficas? Desse modo, utilizamos como referência os estudos de histórias de vida e narrativas (auto)biográficas em Josso (2010), Delory-Momberger (2006), Passeggi (2010; 2011), Nóvoa (1998; 2000). Como embasamento teórico sobre formação e saberes docentes, apresentamos como referencial Imbernón (2010; 2016), Libâneo (2004; 2011), Tardif (2014) e Pimenta (2005, 2012). Pautamo-nos em Freire (2019), para destacar a importância do desenvolvimento da autonomia, e em Adorno (1995), para tratar da emancipação do sujeito. Sob esse viés, vale enfatizar que a abordagem da pesquisa é qualitativa, e a coleta de dados ocorreu por meio da metodologia e epistemologia, Colcha de Retalhos, dispositivo ético e estético de formação, formativo e investigativo, de autoria da Berkenbrock-Rosito (2014), que se divide nas seguintes dimensões: escrita, pictórica e oral para o trabalho de produção de narrativas (auto)biográficas. Para tratativa dos dados, utilizou-se a análise temática, em Jovchelovitch e Bauer (2015). A partir dos resultados obtidos nas análises na narrativa oral, caminhou-se sob o enfoque da hermenêutica de Gadamer (2000). Nesse sentido, observou-se a importância das narrativas de professoras em fala de si e escuta de si no movimento da formação docente, tendo em vista a autonomia, a valorização do espaço de fala e a emancipação do sujeito, por meio das narrativas (auto)biográficas, como rompimento da desigualdade do capital cultural. Assim, a Colcha de Retalhos favoreceu o desenvolvimento da sensibilidade, o resgaste de memórias afetivas, emoções, sentidos e sentimentos adormecidos no tempo de cada uma das professoras, que superam questionários realizados na pesquisa, em um processo de reflexividade da formação humana. Com base nesse percurso, bem como alicerçada no referencial metodológico acenado, defendo a ideia de que as narrativas (auto)biográficas provocam mudanças na forma como as pessoas compreendem a si e aos outros e, por esta razão, são também relevantes estratégias de formação docente, principalmente em uma perspectiva crítica e emancipatória.
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FRANCISCA MARTA DA SILVA DE ASSIS
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POLITICAS DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA PARA O MUNICÍPIO DE CAPISTRANO-CEARÁ- UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO PÉROLA NEGRA NA E.E.F. JOSÉ SARAIVA SOBRINHO
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Data: 17/12/2021
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Esta pesquisa é direcionada pela perspectiva de análise do Projeto Pérola Negra: Um Outro Olhar Sobre o Continente Africano, desenvolvido na E.E.F José Saraiva Sobrinho localizada na comunidade de Pesqueiro, zona rural do Município de Capistrano-ce. Pretende-se analisar as implicações do Projeto Pérola Negra na constituição de uma cultura antirracista na instituição pesquisada, bem como compreender o que subsidiou a criação do projeto além da obrigatoriedade das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Além de analisar as contribuições do Projeto Pérola Negra nos propomos a investigar os impactos deste na vida estudantil e profissional dos discentes e docentes envolvidos nessa construção que iniciou em 2014 e seguiu initerruptamente até 2019. A pesquisa trás contribuições acerca da discussão do ensino da História e Cultura Africana e Afrodescendente apontando os desafios enfrentados, como é o caso da formação dos professores em relação a temática e estabelece como elementos essenciais ao processo o tripé: Gestão Educacional, Formação docente e uma política educacional que tenha como meta gerar mudanças políticas pedagógicas, sociais e culturais a partir da escola.
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ANTONIO FLÁVIO MACIEL DE SOUZA JÚNIOR
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O PROGRAMA MAIS PAIC NAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM REDENÇÃO / CEARÁ.
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Data: 21/12/2021
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A presente dissertação tem como objeto de investigação o processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil e parte da seguinte indagação: Como as práticas de alfabetização e letramento realizadas em um Centro de Educação Infantil de Redenção / Ceará são afetadas pelo Programa Mais Paic? A partir dessa inquietação foi proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa, inspirada na pesquisa ação-colaborativa, com o objetivo de compreender o modo como programa Mais Paic afeta as práticas de alfabetização e letramento realizadas em um Centro de Educação Infantil de Redenção / Ceará. As estratégias de aproximação com a realidade foram estudo exploratório, levantamento e análise documental e construção dos portfólios reflexivos, como potencialidade pedagógica de intepretação das ações desenvolvidas pelas professoras e resultado do movimento investigativo formativo que se tonou o produto educacional dessa pesquisa. Foram utilizados como referenciais teóricos Freire (1998, 2011) Kramer (2007), Rosemberg (2012), para contextualizar a Educação Infantil; Soares (2004, 2019,2020), Ferreiro (2011), Brandão e Leal (2011) entre outros, para refletir sobre as aproximações das crianças a língua escrita; Alarcão (2011), Pimenta (2006), Ghedin (2005, 2009) discutindo elementos relacionados a formação do professor reflexivo. Para a construção dos dados, foi proposto um curso de extensão com a professoras, comporto de cinco encontros articulando teoria e práticas para a e construção de significados emancipatórios para a formação de professores que podem resultar na melhoria do aprendizado das crianças, sem perder de vista a integralidade das múltiplas dimensões que as constituem enquanto sujeitos. Os resultados apontam para a importância do contato da criança com o universo alfabetador já na Educação Infantil, superando, contudo, o movimento de reprodução de práticas pedagógicas “tradicionais”, mecânicas e descontextualizadas. Sob esse viés, vale enfatizar que o olhar reflexivo sobre a formação e a prática docente é um caminho para superação de interpretações equivocadas sobre o universo alfabetizador na Educação Infantil e uma forma de reconhecimento do professor como intelectual da educação.
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NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA
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AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: TELEGRAM COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DA LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA
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Data: 21/12/2021
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Sabe-se que o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no âmbito educacional vem sendo bastante discutido com reconhecimento de que esses recursos têm um grande poder pedagógico. Vislumbrando essas informações como estudante e docente é que se busca nesta pesquisa abordar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como recurso potencializador da leitura na prática do docente em Língua Portuguesa, norteada pela seguinte pergunta: as TDIC são utilizadas pelos docentes na sua prática pedagógica para potencializar o ensino e aprendizagem da leitura na Disciplina de Língua Portuguesa? Pretendendo aprofundar essa temática traça-se como objetivo geral, investigar o uso das TDIC, representativamente, o Telegram, na prática docente como recurso potencializador da leitura na Disciplina de Língua Portuguesa e de forma mais específica registrar as concepções docentes a respeito da leitura e das TDIC e ainda a relevância desses elementos no processo da formação leitora na Disciplina de Língua Portuguesa, identificar os avanços e as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem na Disciplina de Língua Portuguesa, relacionados à leitura e às tecnologias e organizar um catálogo das funcionalidades do aplicativo Telegram para auxiliar os docentes no desenvolvimento da leitura em Língua Portuguesa. A pesquisa é de natureza qualitativa e aliado a essa abordagem, do ponto de vista de seus objetivos, é descritiva. Pela necessidade de se embasar em referenciais teóricos e fazer uso de materiais já publicados também tem cunho bibliográfico. Para coletar as informações, o instrumento utilizado foi um questionário contendo seis questões subjetivas e uma entrevista não estruturada com formato de conversação espontânea, que foi utilizada para avaliar e validar o uso do aplicativo Telegram e suas funcionalidades como ferramenta potencializadora da leitura na Disciplina de Língua portuguesa. Ambos os instrumentos foram submetidos aos professores que ministram a última etapa dos anos finais do Ensino Fundamental por meio do aplicativo Telegram, produto deste trabalho, que serviu de espaço para desenvolver todas as atividades da pesquisa. O produto em forma de catálogo apresenta o Telegram e suas funcionalidades na perspectiva de subsidiar os professores no seu fazer pedagógico, favorecer uma prática que amplie e potencialize a leitura dos estudantes do 9º ano. Também, despertar no docente a vontade de inovar, persistir na busca de pesquisar e envolver-se com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. O estudo possibilitou a reflexão da leitura como componente essencial a vida e demonstrou que a sociedade do conhecimento solicita docentes capazes de na relação com seus alunos, elaborar conceitos, descobrir habilidades, vivenciar valores no ato de ler e dinamizar uma diversidade de saberes, percebendo as TDIC, não somente os computadores ou a internet, mas representados por qualquer meio facilitador da ampliação do conhecimento.
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ASSIS ANDERSON RIBEIRO DA SILVA
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Gênero e Educação Matemática no currículo do ensino médio: concepções de professoras/es
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Data: 22/12/2021
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O necessário debate sobre questões de gênero apresenta-se como contribuição para a legitimação de estudos sobre mulheres, conferindo-lhes que os espaços acadêmicos potencializem o seu papel de colaboração em lutas contra-hegemônicas, problematizando o caráter natural, social, biológico e cultural sobre as desigualdades ainda presentes no mundo contemporâneo. No contexto da Educação Matemática, é pertinente aprofundar conhecimentos e práticas sobre o campo de estudos relativo às relações entre mulheres e homens na sociedade, inclusive como forma de superar a sua imagem de disciplina engessada da área de Ciências Exatas e da Terra. A presente pesquisa traz uma investigação ocorrida no contexto de realidade escolar de professoras/es de Matemática em uma escola de ensino médio, localizada no município de Aracoiaba – CE, na busca de refletir sobre suas concepções acerca da temática de gênero. O objetivo da presente pesquisa consistiu em investigar as concepções de professoras/es sobre gênero no âmbito do ensino da disciplina, a fim de propor um produto educacional que possa contribuir com a temática nas aulas de tal componente curricular. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida pelo método de estudo de caso. Foram coletados dados das/os professoras/es através de questionários, sendo os mesmos analisados através da técnica de análise de conteúdo, com base em Marconi e Lakatos (1999), Gil (2002), Chaer, Diniz e Ribeiro (2011) e Bardin (1977). Em relação ao referencial teórico, Souza e Fonseca (2009, 2010), Louro (1995), Godoy et al. (2020) aprofundaram a importância de se discutir gênero; Garnica e Souza (2012), D'Ambrósio (1986) potencializam o entendimento sobre Educação Matemática; Gomes (2007), Abramowicz; Rodrigues e Cruz (2011), Candau (2011) e Walsh (2013) trouxeram contributos ao dialogarem sobre diversidade e interculturalidade crítica, dentre outras/os. Como produto educacional, são apresentadas sequências didáticas, fundamentadas em Zabala (1998) e em Sá e Garritz (2014), elaboradas a partir dos resultados da pesquisa, que apontaram a necessidade de materiais formativos sobre a temática, a fim de que ela seja reafirmada no currículo, pois ainda é necessária a sensibilização sobre a importância da valorização da figura feminina nos espaços escolares, assim como a equidade de condições para contribuir com essa demanda social. Por fim, concluímos ressaltando a importância de relações dialógicas, de (re)conhecimento dos saberes, das experiências/vivências e dos fazeres docentes de forma a contribuir com as demandas de gênero no âmbito da realidade escolar de Matemática.
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GERALDO VENCESLAU DE LIMA JUNIOR
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COMO TERIA SIDO SE FOSSE DIFERENTE? A (TRANS) FORMAÇÃO DE MENINO SURDO EM PROFESSOR
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Data: 22/12/2021
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O presente trabalho apresenta a história de vida e formação de um professor surdo discente do mestrado de Ensino e Formação Docente de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada no estado do Ceará. Na perspectiva de valorizar a cultura surda, seus sujeitos, histórias de vida e lutas, traçamos como objetivo geral compreender a constituição da identidade de um professor surdo, a partir das narrativas e dos processos formativos vivenciados ao longo de sua vida. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa com método (auto)biográfico, em que o sujeito (auto) narra seu processo de formação. A pesquisa apresenta a (trans) formação de um menino surdo em professor, a fim de dar oportunidade de vez e voz para que revele suas vivências, aprendizados, dificuldades, possibilidades, vitórias, além de valorizar a cultura e identidade surda.
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