REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA DA PESSOA NEGRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 6o AO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO PNLD 2020
Educação das Relações Étnico-Raciais. Ensino de Ciências Naturais. Livro Didático. Negros.
O presente estudo Representação imagética da pessoa negra nos Livros Didáticos de Ciências do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental, PNLD 2020, tem como objetivo analisar as representações imagéticas da população negra nos livros didáticos de Ciências do 6o ao 9o ano do ensino fundamental, aprovado no PNLD/2020, adotado pela rede pública municipal de Educação da cidade de Capistrano (CE). O referido problema parte da experiência do pesquisador como professor de Ciências Naturais para os anos finais do Ensino Fundamental dentro de um cenário de mobilização do magistério do município de Capistrano (CE) em 2007 até os dias atuais que nos motivaram a pensar como os livros didáticos, concedidos como objeto cultura, mesmo diante da familiaridade dessa ferramenta pedagógica em contexto escolar, estariam representando os negros, na condição de sujeitos históricos. Para a análise imagética da população negros nos livros didáticos, adotamos o referencial teórico- metodológico de leitura imagens panofyskiana (2007), a Teoria da Afrocentricidade (ASANTE, 2009, 2014) e autoras(es) que dialogam com essa concepção paragmática (KARENGA, 2009; MAZAMA, 2009, 2012; RABAKA, 2009) bem como do referencial teórico das Representações em Chartier (1990, 1991, 2002a, 2002b) e das categorias Raça,Racismo, Preconceito, Discriminação Racial atrelada a Análise de Conteúdo via Temática em Bardin (2011) para construção das categorias empíricas. Para o paradigma quantitativo, lançou-se mão do solfware de estatística SPSS Statistics 28. Os resultados preliminares demonstram uma baixa taxa de representatividade da população negra seguida de uma frequencia mais intensa de pessoas brancas, fato este que consideramos racismo incorporado no presente livro. Além disso, os achados revelaram que 60% das imagens analisadas no livro didático representam exclusivamente a identidade branca, reforçando assim no plano imagético seu carater racista. Identificou-se um processo de epistemicídio e memoricídio, já que não identificamos nenhum/a cientista negro/a representado/a na referida obra didática. Por fim, conclui-se preliminarmente que, mesmo diante de um arcabouço jurídico e normativo da Lei no 10.639/03 e 11.645/08, evidenciou-se na obra investigada racismo mascarado bem como silenciamento e apagamento do povo negro no livro didático a partir das representações imagéticas e dos dados quantitativos extraídos até o presente momento, mesmo diante de imagens que circunscrevem o/a negro/a em situações favoráveis socialmente.