ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL EM MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Acessibilidade Comunicacional. Ensino da Matemática. Alunos com Deficiência Visual.
A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como acontece o ensino da
matemática dos estudantes com Deficiência Visual – DV, (cegueira/baixa visão), em três
escolas do Ensino Fundamental I de Distritos distintos, na cidade de Fortaleza. Os objetivos
específicos consistem em: obter dados sobre o quantitativo de estudantes do Ensino
Fundamental I com Deficiência Visual - (cegueira/ baixa visão) de cada Distrito; analisar a
Acessibilidade Comunicacional dos alunos no âmbito do ensino da matemática e se atende às
orientações do paradigma da inclusão; adequar e/ ou construir recursos pedagógicos e de
tecnologia assistiva de baixo e alto custos relacionados ao currículo para o ensino da
matemática, de forma específica para as necessidades e possibilidades de cada aluno com DV.
A metodologia escolhida é do tipo exploratória, com abordagem de caráter de pesquisa-ação.
Também realizamos uma pesquisa documental sobre os marcos da Legislação Inclusiva no
Brasil, com o aporte teórico em autores como Candau (2011); Jannuzzi (2004); Mantoan
(2002), (2006); Polit, Beck e Hungler, (2004); Sacristán (2000); Sassaki (2005; (2009);
Thiollent (1986), entre outros igualmente importantes para fundamentar essa pesquisa. A
coleta de dados será por meio dos registros escritos e fotografados das ações de caráter prático
dentro de atividades coletivas nas escolas objeto do estudo. Como produto educacional, o
trabalho propõe a construção de uma cartilha no contexto intercultural da Deficiência Visual
para Acessibilidade Comunicacional no ensino da Matemática, a partir das problematizações e
impressões levantadas ao longo do percurso empírico da pesquisa. Logo, no contexto prático
do ensino de matemática, a ação pretendida visa possibilitar a acessibilidade comunicacional
de alunos com DV a partir de materiais didáticos a serem produzidos de acordo com a
necessidade de cada estudante.