Notícias

Banca de DEFESA: MACIEL BOMFIM DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MACIEL BOMFIM DO NASCIMENTO
DATA: 31/01/2023
HORA: 14:00
LOCAL: IFCE MARANGUAPE
TÍTULO:

ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE CURSOS ABERTOS E MASSIVOS (MOOCS): ELABORAÇÃO E MELHORAMENTOS TÉCNICOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE ECOLOGIA.


PALAVRAS-CHAVES:

MOOCs; Educação aberta; Ensino a distância; Ensino de Ecologia.


PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

Na atualidade, os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes no contexto
educacional, visando proporcionar um maior desenvolvimento e maior facilidade de
acesso à informação e à comunicação, estendida a todos os participantes de
processos de ensino e aprendizagem. Pois, acreditamos que a educação e
tecnologia unem os seus passos na mesma caminhada para possibilitar que as
pessoas enfrentem desafios frequentes e presentes no dia a dia, em especial aos
profissionais, que são instados a desenvolver processos de formação permanente e
continuada. Dentre as principais revoluções proporcionadas pelo apoio das
tecnologias educacionais, os MOOCs (Massive Open Online Courses) ao ofertar
cursos em uma nova abordagem do processo de ensino e aprendizagem, surgem e
congregam, em salas de aula on-line, milhares de alunos em diversos contextos
sociais. Embora, esta proposta de educação aberta e massificada tenha causado
polêmicas e discussões entre os pesquisadores, a sociedade da aprendizagem utiliza
desta tecnologia como ferramenta para enfrentar a explosão do conhecimento e,

impulsionada pela força que os ambientes em rede, atendendo os processos de
formação de natureza formais ou informais. Neste sentido, nossas inquietações se
manifestam ao perceber para além das ações que as tecnologias e educação
proporcionam, aos usuários na contemporaneidade, ao considerarmos a existência
dos MOOCs para o ensino de Biologia. Nesta perspectiva, este trabalho tem o
objetivo geral em analisar a estrutura pedagógica dos cursos MOOCs de Ecologia.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, do tipo
bibliográfica, empenhando-se na busca dos principais repositórios de pesquisa como
SciELO – Brasil (Scientific Electronic Library Online) e na Biblioteca Digital Brasileira
de Teses e Dissertações (BDTD) nos critérios de inclusão e no intervalo de 2016-
2022. Com os achados, surgiu a proposta de revisão integrativa e como resultados
as discussões reflexivas sobre o desenho instrucionais pedagógicos dos Moocs
encontrados. Como produto educacional, foi elaborado o protótipo de um Mooc na
área de Biologia, com ênfase aos tópicos de ecologia, para o melhoramento da
estrutura técnica e pedagógica, para com a qualidade dos cursos ofertados de modo
aberto e massivo, através do ambiente virtual de ensino e aprendizagem institucional
Moodle do CREaD (Centro de Referência em Educação a Distância) do Instituto
Federal do Ceará (IFCE). O modelo ADDIEM foi usado para planejamento e
organização do protótipo, com aplicação de ferramentas interativas (H5P) e
direcionadas sob os aspectos cognitivos da Taxonomia de Bloom. Para a qualidade
na interação, nas mídias em vídeos foram integradas, na utilização do Edpuzzle, para
adição de questionamento ao longo das videoaulas. Contudo, fazendo agora uma
referência na proposta de protótipo, como produto educacional, foi pensado em um
Desenho Instrucional de educação com excelência, voltado ao ensino de ecologia
básica e mostra-se o alcance dos nossos objetivos estabelecidos. Vale destacar a
importância de fortalecer o ensino e aprendizagem dos componentes curriculares em
Biologia, com intuito de dar significados e contextualizar aos conceitos e fenômenos
característicos desta ciência. Acreditamos que esse fato pode atrair pesquisas mais
profundas na comprovação da eficácia em qualquer área do conhecimento com o
potencial dos MOOCs.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 745.655.833-72 - ANDRÉA MOURA DA COSTA SOUZA - UFC
Externo à Instituição - DENILSON CURSINO DE OLIVEIRA - IFCE
Presidente - 887.338.403-00 - IGOR DE MORAES PAIM - UNESP
Notícia cadastrada em: 26/01/2023 08:50
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1