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Banca de DEFESA: KATIA MARIA TEOBALDO DE LIMA SILVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIA MARIA TEOBALDO DE LIMA SILVEIRA
DATA: 31/01/2023
HORA: 16:00
LOCAL: IFCE MARANGUAPE
TÍTULO:

FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA ENFERMEIROS PROFESSORES DO ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: UMA PROPOSTA PARA DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ.


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Pedagógica. Didática. Enfermeiro. Docência


PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O método de formação na Enfermagem tem experimentado mudanças ao longo dos anos. Nesse sentido, o ensino
profissionalizante vem sofrendo alterações significativas, com a transformação de uma formação tradicionalista,
mecanizada e reprodutivista para um modelo focado em competências, em detrimento à necessidade de tornar o
ensino médio de Enfermagem menos tecnicista, desenvolvendo um profissional mais crítico e criativo, o que tem
sido amplamente discutido no meio acadêmico. No pano de fundo está o enfermeiro professor, que em muitas
situações encontra na docência em nível médio a primeira oportunidade de emprego, e que, segundo pesquisas, em
detrimento ao seu processo formativo conta com incipiência formativa didático-pedagógica. Visto isso, esse estudo
objetiva analisar como os enfermeiros docentes articulam e mobilizam seus conhecimentos e saberes pedagógicos
e didáticos no percurso de prática formativa. A proposta de produto educacional visa a formação continuada dos
enfermeiros professores do Curso Técnico de Enfermagem em duas Escolas Estaduais de Educação Profissional no
estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa-formação de natureza aplicada, com objetivos descritivos e exploratórios

e abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento da pesquisa inspiramo-nos da pesquisa-ação considerando o
discurso de Thiollent (2008) e contudo, embasamos a fundamentação da pesquisa-formação a partir das
considerações de Ximenes, Pedro e Corrêa (2022) e Longarezi e Silva (2013). Para o conhecimento da realidade
dos participantes e posterior planejamento e execução do produto, consideramos as reflexões de Lima et al (2021)
e Rizzatti et al (2020). Para análise das informações, foi elencada a categorização de temáticas por meio da análise
de conteúdo de Bardin, resultando nas seguintes categorias: (1) Formação pedagógica dos enfermeiros professores
do curso profissionalizante em enfermagem; (2) Implicações da pesquisa e componentes curriculares na formação
pedagógica do enfermeiro; (3) Repercussões da formação pedagógica na prática do enfermeiro professor; (4)
Desafios, fragilidades e potencialidades para a prática docente do enfermeiro. A experiência própria da autora, bem
como a compreensão por meio da aplicação de questionário para enfermeiros professores de duas EEEP, foi
possível elencar oito temáticas que originaram a proposta inicial do curso. A partir de então, por meio da técnica
rede de referências, foram convidados professores com expertise em cada tema elucidado a partir do relato dos
enfermeiros professores. O material produzido pelas expertises foi condensado e organizado na plataforma online
para construção de cursos EnsinoOnline. Espera-se que esses resultados impliquem em reforço para o conhecimento
científico na área em questão, assim como contribua para a prática docente do enfermeiro professor de nível médio,
dando-lhe arcabouço teórico didático-pedagógico para auxílio no exercício professoral, e além disso, ser espelho
para a replicação do produto em outras EEEP.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 745.655.833-72 - ANDRÉA MOURA DA COSTA SOUZA - UFC
Externo à Instituição - ANTONIO MARCOS DA COSTA SILVANO - IFCE
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Externo ao Programa - 2121631 - JEFERSON FALCAO DO AMARAL
Notícia cadastrada em: 25/01/2023 15:01
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