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Banca de DEFESA: FABEL FRANKLIN DE SOUZA MAIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABEL FRANKLIN DE SOUZA MAIA
DATA: 30/01/2023
HORA: 15:30
LOCAL: Campus das Auroras
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTÍNUA DE DOCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO CONTEXTO DA EEMTI MARIA DO CARMO BEZERRA, ACARAPE-CEARÁ-BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Escola Pública. Ensino Médio. Tempo Integral. Formação Continuada de Professores.


PÁGINAS: 206
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

Diante dos desafios postos à realidade brasileira na atualidade e das tensões e contradições que
atravessam a sociedade no atual momento, o Ceará tem desenvolvido, de forma contínua, uma
série de ações políticas que têm resultado no reconhecimento deste estado como uma
referência no que diz respeito à educação. Dentre tais ações destaca-se a que se relaciona à
implantação / implementação do Ensino Médio em Tempo Integral. Neste cenário de
transformações na educação cearense, o presente trabalho objetiva compreender a partir da
visão dos professores os limites e possibilidades do diálogo entre formação contínua e os
desafios presentes no cotidiano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Maria do
Carmo Bezerra (Acarape – Ceará - Brasil). Foram utilizados como principais referenciais
teóricos Freire (1987, 1996, 2002, 2011), Lima (2001, 2002, 2012), Imbernón (2010, 2011),
Lima e Costa (2017), Pimenta e Lima (2017), Franco (2019) dentre outros teóricos da
literatura explorada discutindo as transformações na educação, desafios e possibilidades da
formação docente e a formação do professor reflexivo. A investigação se pautou
metodologicamente na abordagem qualitativa, inspirada na pesquisa-ação de natureza
colaborativa. As estratégias de aproximação à realidade realizadas foram revisão da literatura,
levantamento e análise documental, estudo exploratório e encontros reflexivos sobre a prática.
Como produto educacional foi formulada e vivenciada junto aos sujeitos participantes uma
proposta de formação pautada na escuta sensível e reflexão como um princípio formativo,
visando a discussão de temas considerados basilares para a compreensão das possibilidades e
transformações da atuação dos professores nas escolas de tempo integral a serem trabalhados

nos contextos de formação contínua. Os resultados apontam para a importância da discussão e
da reflexão sobre concepções e práticas de formação contínua de docentes das escolas públicas
de tempo integral, além de elucidar e compreender os desafios, transformações e
possibilidades no contexto da escola de ensino médio em tempo integral Maria do Carmo
Bezerra, lócus da pesquisa. Sob esse viés, é importante pensarmos as políticas que se
desenvolvem como forma de possibilitar a construção de outros caminhos, fazendo emergir as
práticas concretas de um conjunto de políticas que acaba por produzir novos tipos de oferta de
uma educação que atenda às necessidades da sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Presidente - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA
Externo à Instituição - MARIA CLEIDE DA SILVA RIBEIRO LEITE - IFCE
Notícia cadastrada em: 25/01/2023 14:53
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