CARTILHA EDUCATIVA DIGITAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRIMEIROS SOCORROS
Ciências da natureza. Tecnologia da informação e comunicação. Componentes-eletivos. Primeiros
Socorros.
Primeiros socorros precisam ser abordados entre professores, alunos e toda comunidade escolar
por meio de ferramentas como as tecnologias digitais de informação e comunicação, visto que
estas tecnologias têm potencial para contribuir com a operacionalização do processo educativo. O
uso da cartilha educativa digital na disciplina eletiva de primeiros socorros é uma possibilidade
metodológica para aliar o senso comum ao conhecimento científico de forma dinâmica,
contribuindo para que este adquira novas habilidades e técnicas para salvar vidas e promover saúde
e para que exerça seu papel na sociedade. Este estudo tem como objetivo geral compreender se
uma cartilha educativa digital se configura como ferramenta de apoio ao processo ensino-
aprendizagem da disciplina eletiva de Primeiros Socorros junto aos alunos do ensino médio. Como
objetivos específicos: Levantar o universo vocabular a partir da leitura do mundo de escolares do
ensino médio sobre primeiros socorros; Estabelecer um diagnóstico sobre o panorama atual
relacionado ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação como a cartilha digital
sobre Primeiros Socorros no ambiente escolar; Elaborar uma Cartilha Educativa Digital sobre
Primeiros Socorros cuja estrutura apresentará conteúdo, linguagem e apresentação visual, com
orientações para o trabalho com alunos na disciplina eletiva de Primeiros Socorros. Trata-se de
uma pesquisa exploratória descritiva com 10 jovens escolares na faixa etária de 15 a 18 anos,
matriculados na disciplina eletiva de primeiros socorros em uma escola de ensino médio em tempo
integral no município de Fortaleza-Ceará. A construção da cartilha teve início com o levantamento
do universo vocabular dos escolares acerca de primeiros socorros e para embasamento teórico dos
conteúdos do material, foram feitas buscas exploratórias em artigos, no Atendimento Pré-
hospitalar ao Trauma – PHTLS 9a edição, American Heart Association, Cartilha de tratamento em
emergências de queimaduras do Ministério da Saúde e Manual de emergências aquáticas da
Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA 2019. Para a composição do conteúdo
realizada a descrição dos principais conteúdos abordados pela cartilha pautados nos achados da
revisão de literatura científica com atenção às informações consideradas essenciais para a
finalidade da tecnologia. Posteriormente, a elaboração do texto da cartilha digital seguiu as
recomendações de escrita de fácil compreensão aos leitores, apresentar os conceitos e ações numa
ordem lógica, limitar o uso termos técnicos e científicos e incluir apenas informações necessárias,
para o leitor compreender e seguir a mensagem. Na escolha das ilustrações e layout a cartilha
passou por um profissional designer gráfico para que as imagens fossem descontraídas, com visual
simples, suave e limpo contendo elementos de fácil compreensão, mas que exemplifiquem os
conceitos teóricos previamente elaborados. A escolha por construir um material de forma conjunta
entre pesquisadora e escolares favoreceu uma ação educativa, com troca de experiências sobre os
temas, colaborando não somente com o rendimento escolar, mas também tornando as vivências
como fonte de conhecimento e de ação transformadora da realidade. .