Banca de DEFESA: BRUNA ATAÍDE DE LIMA LOPES

DISCENTE: BRUNA ATAÍDE DE LIMA LOPES
DATA: 31/01/2023
LOCAL: Campus Auroras

LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: POSSIBILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS EM "OLHOS D'ÁQUA", DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Literatura negro-brasileira. Relações étnico-raciais. Pretagogia. Ensino. Racismo.

ÁREA: Educação

O presente estudo versa sobre as possibilidades didático-pedagógicas propiciadas pela literatura negro-brasileira à educação para as relações étnico-raciais, considerando a instituição da lei federal nº 10.639/03, que determina o ensino de História e Cultura Africana, Afro- brasileira na educação básica, pública e particular. No entanto, passados quase vinte anos, ainda se percebe a necessidade do efetivo cumprimento da citada legislação. Frente a esse contexto, propõe-se realizar uma pesquisa, em uma instituição escolar de Juazeiro do Norte (CE), estudo de abordagem qualitativa, fazendo uso de literatura negra como artefato de mediação, objetivando contribuir para a afirmativa da identidade e cultura negras, bem como para diminuição de casos de racismo no contexto escolar. Como principal corpus foi eleita a obra Olhos d'água, de Conceição Evaristo, por acreditar que os textos nela presentes têm por preceito problematizar o lugar ocupado pelo/a negro/a na sociedade e seu percurso de resistència e luta. Para isto, parte-se dos seguintes questionamentos: Como o uso da obra Olhos d'agua, pelo/a professor/a pode ampliar as possibilidades de práticas de ensino que favorecem a educação para as relações étnico-raciais? Como os/as professores/professorasnegros/as e não negros/as, participam e interagem quando o assunto é o racismo e cultura negra? Tais indagações originam-se da proposição de que essa literatura estaria a favor da reflexão/discussão sobre imagens cristalizadas, na sociedade brasileira, do/a negro/a e, além disso, de que poderia subsidiar a elaboração de politicas públicas que viessem a intervir nessa realidade. Para tanto, foi realizada uma diagnose, por meio de questionários, com algumas perguntas abertas e outras objetivas, enviados via Whatsapp, para educadores/as e estudantes da escola campo de investigação, a fim de compreender seus pensamentos acerca do ser negro/a, do personagem e autor/a negros/as. Em seguida, foi proposta uma afrovivência, com participação de professores/as de Lingua Portuguesa, a partir da qual pode-se interagir com os as educadores as, resultando em apontamentos para uma prática docente antirracista, por intermédio da literatura negro-brasileira. Para realizar essa investigação, foram utilizadas como interlocuções teóricas privilegiadas a Pretagogia (SILVA, Geranilde, 2013), referencial teórico-metodológico de base africana e afro-brasileira, que permitirá o diálogo com a concepção de curriculo como elemento não neutro (SACRISTÁN, José G., 2000), os estudos de Cuti (2010) sobre literatura negro-brasileira, os de Mirian C. dos Santos (2018) sobre intelectuais negras na prosa contemporânea brasileira e com o conceito de educação antiracista de Eliane Cavalleiro (2001). Como resultados, destacam-se os indicios de que ainda se mantém, em alguns casos, a ideia de democracia racial no Brasil e a memória do ser negro como uma figura inferiorizada, subalternizada, porém a literatura negro-brasileira se mostrou como artefato interventivo para releitura desses processos históricos. Nesse contexto, a obra Olhos d'água (2016). de Conceição Evaristo, constitui um repertório literário potente para a educação das relações étnico-raciais, conclusão ratificada pelas educadoras que participaram dessa investigação, como pelo produto educacional resultante deste trabalho: sequências didáticas. Ademais, certificou-se da relevância da inclusão da literatura negro- brasileira na formação inicial de docentes, como também na formação continuada, isso fortaleceria a efetivação da Lei n°. 10.639/2003 por meio do currículo.

Presidente - 1127296 - GERANILDE COSTA E SILVA
Interno - 1579329 - REBECA DE ALCÂNTARA E SILVA MEIJER