A avaliação da aprendizagem no município de Acarape-CE: percepção deprofessores(as) e alunos(as) sobre as avaliações internas e externas.
Autobiografia. Percurso Formativo. Avaliação da Aprendizagem. Educação.
A avaliação da aprendizagem é um recurso pedagógico que permite ao educador(a) verificar o
desempenho escolar de seus estudantes. É através desse tipo de exame que professores(as) tem a
possibilidade de rever/modificar as suas práticas pedagógicas, no intuito de obter um melhor
êxito no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar as
avaliações internas e externas no âmbito do Ensino Fundamental II (Anos Finais) para a
melhoria do ensino-aprendizagem na Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Crisóstomo
do Vale, localizada no município de Acarape-CE. A metodologia está atrelada ao estudo
bibliográfico e pesquisa de campo do tipo qualitativa. O referencial teórico baseia-se em
conceitos como: autobiografia, percursos formativos e avaliação da aprendizagem. Assim,
buscou-se, quanto aos conceitos abordados nesta pesquisa, autores que pesquisam e escrevem,
dentre os quais, pode-se destacar: Vianna (1993, 2001), Depresbiteris (2003), Souza (1993),
Libâneo (1999), Perrenoud (1999), Freire (2000), Ramos (2001), Hoffmann (1993) e Luckesi
(1995, 2005, 2006, 2009 e 2012). Para a coleta de dados, serão utilizados questionários
semiabertos, realizados presencialmente com os discentes e docentes da instituição acima
mencionado. No que consiste ao produto educacional, almeja-se à construção de uma cartilha
que contenha informações proporcionadas pela coleta realizada. Desse modo, conclui-se que
docentes e discentes possuem um entendimento superficial no que se refere-se à definição de
avaliação de aprendizagem e atrelam o relacionam o mesmo a aplicação de exames, necessitando
um aprofundamento maior acerca do tema.