Notícias

Banca de DEFESA: CELIA FERREIRA XIMENES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CELIA FERREIRA XIMENES
DATA: 27/01/2023
HORA: 18:00
LOCAL: IFCE
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO SOLIDÁRIA NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO COMO FORMA DE GARANTIR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Solidária. Currículo. Educação. Solidariedade.


PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

Esta pesquisa objetiva analisar as práticas curriculares adotadas no ensino médio da E. E. M.
Antônio Custódio, examinando se a educação solidária no currículo escolar do Ensino Médio,
garante uma aprendizagem significativa dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem
qualitativa, do tipo exploratória, realizada por meio de uma pesquisa de campo, empregando-se
a técnica de estudo de caso, valendo-se ainda da pesquisa bibliográfica e documental para o
embasamento teórico e exploração do tema. O referencial teórico está ancorado em conceitos
como aprendizagem significativa, ensino médio, currículo e educação solidária e buscou autores
que reforçam o debate sobre a solidariedade como prática educativa. Os dados foram obtidos
mediante questionários e entrevistas semiestruturadas, realizados presencialmente com os
alunos e por meio de formulário eletrônico com os professores. O lócus da pesquisa é uma
instituição pública estadual na cidade de Frecheirinha-Ce. Os sujeitos são professores e alunos
da referida escola. A investigação feita no decorrer dos nove meses de pesquisa permitiu
alcançar importantes entendimentos. Na análise dos documentos que regulam o currículo a nível
nacional, dentre eles a LDB, a BNCC, os parâmetros e referenciais curriculares, identificou-se
que a solidariedade está inserida de forma direta ou indireta e é reconhecida como importante
para estimular as relações de colaboração, na medida em que a aprendizagem cognitiva
acontece. Sobre o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) do ensino médio tem
ética, cooperação e solidariedade contemplados em todas as disciplinas e modalidades de ensino.

Outra conclusão importante foi a de que embora todos os professores consultados trabalhem na
mesma instituição escolar, estes possuem opiniões divergentes acerca do que é educação
solidária e qual sua relação com uma aprendizagem significativa. Quanto aos alunos, as
respostas obtidas nas entrevistas e questionários convergem com as dos docentes, pois foi
possível verificar que a solidariedade é assunto atrelado em sua maior parte à disciplina
Formação para a cidadania, que é ministrada pelo professor diretor de turma. O produto
educacional elaborado foi um Guia Didático para Ensino e Aprendizagem Solidária e teve sua
aplicação através de um projeto de Monitoria Solidária. Tal aplicação mostrou que a monitoria
se apresenta como uma possibilidade de atividade didático-pedagógica favorável para reflexões
quanto ao tipo de educação que se pretende construir. Com base nas experiências vivenciadas
no decorrer dessa pesquisa, ficou elucidado que o produto educacional aqui desenvolvido é um
recurso educativo com potencial para dinamizar o processo de ensino e aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 745.655.833-72 - ANDRÉA MOURA DA COSTA SOUZA - UFC
Interno - 370.636.853-68 - EUGENIO EDUARDO PIMENTEL MOREIRA - UFC
Externo à Instituição - SANDRA MARIA COELHO DE OLIVEIRA - Seduc-CE
Notícia cadastrada em: 19/01/2023 08:38
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1