A EDUCAÇÃO SOLIDÁRIA NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO COMO FORMA DE GARANTIR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Aprendizagem Solidária. Currículo. Educação. Solidariedade.
Esta pesquisa objetiva analisar as práticas curriculares adotadas no ensino médio da E. E. M.
Antônio Custódio, examinando se a educação solidária no currículo escolar do Ensino Médio,
garante uma aprendizagem significativa dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem
qualitativa, do tipo exploratória, realizada por meio de uma pesquisa de campo, empregando-se
a técnica de estudo de caso, valendo-se ainda da pesquisa bibliográfica e documental para o
embasamento teórico e exploração do tema. O referencial teórico está ancorado em conceitos
como aprendizagem significativa, ensino médio, currículo e educação solidária e buscou autores
que reforçam o debate sobre a solidariedade como prática educativa. Os dados foram obtidos
mediante questionários e entrevistas semiestruturadas, realizados presencialmente com os
alunos e por meio de formulário eletrônico com os professores. O lócus da pesquisa é uma
instituição pública estadual na cidade de Frecheirinha-Ce. Os sujeitos são professores e alunos
da referida escola. A investigação feita no decorrer dos nove meses de pesquisa permitiu
alcançar importantes entendimentos. Na análise dos documentos que regulam o currículo a nível
nacional, dentre eles a LDB, a BNCC, os parâmetros e referenciais curriculares, identificou-se
que a solidariedade está inserida de forma direta ou indireta e é reconhecida como importante
para estimular as relações de colaboração, na medida em que a aprendizagem cognitiva
acontece. Sobre o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) do ensino médio tem
ética, cooperação e solidariedade contemplados em todas as disciplinas e modalidades de ensino.
Outra conclusão importante foi a de que embora todos os professores consultados trabalhem na
mesma instituição escolar, estes possuem opiniões divergentes acerca do que é educação
solidária e qual sua relação com uma aprendizagem significativa. Quanto aos alunos, as
respostas obtidas nas entrevistas e questionários convergem com as dos docentes, pois foi
possível verificar que a solidariedade é assunto atrelado em sua maior parte à disciplina
Formação para a cidadania, que é ministrada pelo professor diretor de turma. O produto
educacional elaborado foi um Guia Didático para Ensino e Aprendizagem Solidária e teve sua
aplicação através de um projeto de Monitoria Solidária. Tal aplicação mostrou que a monitoria
se apresenta como uma possibilidade de atividade didático-pedagógica favorável para reflexões
quanto ao tipo de educação que se pretende construir. Com base nas experiências vivenciadas
no decorrer dessa pesquisa, ficou elucidado que o produto educacional aqui desenvolvido é um
recurso educativo com potencial para dinamizar o processo de ensino e aprendizagem.