O Estágio Supervisionado e a Formação Docente no Curso em Letras
Português-Inglês do IFCE Campus Camocim: entre o escrito e o vivido.
Estágio Supervisionado. Formação docente. Prática pedagógica.
As mudanças históricas na política de formação educacional trouxeram consequências aos
processos formativos, impactando no contexto escolar e na vida profissional docente. A
disciplina de Estágio Supervisionado surgiu, nesses movimentos históricos, como suporte
pedagógico aos cursos de licenciatura e, tem oportunizado aos licenciandos experiências
docentes em sala de aula. É neste espaço que se vivenciam as práticas didático-pedagógicas, a
relação teórico-prática e os saberes docentes necessários à profissão. Partindo dessas
percepções, objetivou-se, com esta pesquisa, investigar como a disciplina de Estágio
Supervisionado contribui para a formação docente no curso de Licenciatura em Letras
Português-Inglês do IFCE campus Camocim. As escolhas metodológicas foram materializadas
pela abordagem qualitativa permeada pelo método estudo de caso. A estratégia de coleta das
informações incluíram técnicas diversificadas: leitura de textos clássicos e contemporâneos
roda de conversa, observações compartilhadas e análise documental (PPC, PUDs, Leis,
Pareceres, Resoluções, etc). O resultado da pesquisa constituiu o produto educacional no
formato de um podcast, uma ação pedagógica de retorno ao campo investigado. Apresenta-se
no podcast a contribuição conclusiva do processo investigativo acerca do Estágio
Supervisionado, entre o escrito e o vivido. Ou seja, aportou-se o que dizem os documentos
oficiais como o escrito e o que é feito pelos docentes e discentes na prática cotidiana, frente
condições circunstanciais de trabalho docente.