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Banca de DEFESA: ALANNE KELLEN CALDAS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANNE KELLEN CALDAS SANTOS
DATA: 26/01/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Campus das Auroras
TÍTULO:

EDUCAÇÃO PÚBLICA PÓS-PANDÊMICA: A INCLUSÃO DE NOVOS SABERES NA PRÁTICA DOCENTE PARA O TRABALHO COM METODOLOGIAS ATIVAS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino remoto. Metodologias ativas. Formação de professores. Saberes
docentes.


PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

A rotina de milhões de pessoas foi transformada com a chegada da pandemia causada pela
Covid-19. Em âmbito educacional, com o isolamento social obrigatório, ocorreu o fechamento
provisório das escolas, de modo que os docentes tiveram que se amoldar a uma realidade
inédita, equilibrando recentes demandas profissionais pedagógicas com questões emocionais e
pessoais. No entanto, o manejo das tecnologias e o trabalho com metodologias ativas ainda
ressurge como uma adversidade para muitas (os) professoras (es) no âmbito de sua prática,
fato este que ensejou o seguinte problema de pesquisa: como os(as) docentes desenvolveram e
continuam desenvolvendo suas práticas docentes com ferramentas tecnológicas, bem como
métodos ativos na educação básica com vistas a favorecer processos de ensino e de
aprendizagem significativos? Com base nesta questão central, este estudo tem como objetivo
geral: Investigar se, diante dos desafios e da necessidade do uso de recursos digitais, assim
como de metodologias ativas nos processos de ensino e aprendizagem, os(as) docentes
desenvolveram e continuam desenvolvendo suas práticas com vistas a favorecer processos de
ensino e de aprendizagem significativos. Como fundamentação teórica, buscou-se dialogar
com os seguintes autores: Alves e Teo (2020), Carvalho e Araújo (2020), Medeiros (2014),
Manfredi (1993), Meijer (2019), Paulino (2020), Valente (2014), Yaegashi et., al. (2017), entre
outros. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo Sociopoético explorando a autobiografia.
A pesquisa foi desenvolvida no campus de três escolas públicas municipais da cidade de
Parnaíba, situada ao norte do estado do Piauí, tendo como partícipes professores (as) em
efetivo trabalho nestas escolas em questão. O produto educacional proposto foi proposto por
meio da elaboração de um caderno pedagógico, trazendo fundamentos e a descrição das

metodologias ativas abordadas nos estudos, com vistas a subsidiar o (a) professor (a) na
utilização de didáticas inovadoras em ambientes de salas de aulas. Como resultado ficou
evidente a essencialidade de trabalhar com recursos interativos na educação, bem como a
importância da formação continuada das (os) profissionais da educação da rede pública de
ensino para o domínio dessas novas formas de ensinagem, onde por meio do estudo
sociopoético foi trabalhado oficinas nas quais foram determinantes para o alcance dos
objetivos, pois os docentes puderam expressar seus sentimentos e ações pedagógicas, de modo
que nem todas as ações foram através de metodologias ativas, visto a participação do poder
público frente ao ensino remoto no contexto de isolamento social.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1127296 - GERANILDE COSTA E SILVA
Externo ao Programa - 2278937 - LUIS EDUARDO TORRES BEDOYA
Presidente - 1579329 - REBECA DE ALCÂNTARA E SILVA MEIJER
Notícia cadastrada em: 10/01/2023 13:23
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