Afroliteramento : uma proposta de formação de professoras/es para a educação das relações étnico-raciais.
Afroliteramento. Educação das Relações Étinoco-Raciais. Literatura infantil de temáticas da cultura africana e afro-brasileira.
A presente dissertação busca propor o afroliteramento enquanto prática pedagógica com a a literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira, imersa em um ciclo de formação de professoras/es para a educação das relações étnico-raciais. Fundamentamo-nos teoricamente nos estudos acerca da leitura literária, práticas leitoras e literatura infantil cunhados por Freire (1989), Soares (2003), Coelho (2000), Zilberman (2012) e Silva (2021); acerca das políticas públicas de incentivo à leitura e escolarização da literatura apontado por Soares (2011), Cosson (2020), Brandão (2017); na discussão em torno de trajetórias escolares e construção da identidade negra nos referenciamos em Gomes (2002), Souza (1983), Kilomba (2019) e hooks (2005); na abordagem da Educação das Relações Étnico-Raciais de Gomes (2010), Cavalleiro (2006) e Silva (2007); na caracterização da literatura infantil com temática da cultura africana e afro-brasileira de Debus (2017), Alcanfor (2022), Lima (2005), Arena e Lopes (2013), Araújo e Silva (2012); no conceito de literamento cunhado por Pallu (2014). Está ancorada na abordagem da pesquisa qualitativa elucidada por Minayo (2014), e no caminho metodológico tem inspiração no campo teórico da pesquisa-formação apresentado por Longarezi e Silva (2013), Ximenes, Pedro e Corrêa (2022). Dessa forma é que propomos o afroliteramento como uma prática pedagógica transdisciplinar tendo por centro obras literárias que tematizam as culturas africanas e afro-brasileiras, imersa por métodos de ensino-aprendizagem que partilham contextos socioculturais de leitoras e leitores, em suas diversidades étnico-raciais, no espaço da escola.