Notícias

Banca de DEFESA: ELIZA TÁVORA DE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZA TÁVORA DE ALBUQUERQUE
DATA: 12/01/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Unilab - Palmares III, sala 307
TÍTULO:

Afroliteramento : uma proposta de formação de professoras/es para a educação das relações étnico-raciais.  


PALAVRAS-CHAVES:

Afroliteramento. Educação das Relações Étinoco-Raciais. Literatura infantil de temáticas da cultura africana e afro-brasileira. 


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

A presente dissertação busca propor o afroliteramento enquanto prática pedagógica com a a literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira, imersa em um ciclo de formação de professoras/es para a educação das relações étnico-raciais. Fundamentamo-nos teoricamente nos estudos acerca da leitura literária, práticas leitoras e literatura infantil cunhados por Freire (1989), Soares (2003), Coelho (2000), Zilberman (2012) e Silva (2021); acerca das políticas públicas de incentivo à leitura e escolarização da literatura apontado por Soares (2011), Cosson (2020), Brandão (2017); na discussão em torno de trajetórias escolares e construção da identidade negra nos referenciamos em Gomes (2002), Souza (1983), Kilomba (2019) e hooks (2005); na abordagem da Educação das Relações Étnico-Raciais de Gomes (2010), Cavalleiro (2006) e Silva (2007); na caracterização da literatura infantil com temática da cultura africana e afro-brasileira de Debus (2017), Alcanfor (2022), Lima (2005), Arena e Lopes (2013), Araújo e Silva (2012); no conceito de literamento cunhado por Pallu (2014). Está ancorada na abordagem da pesquisa qualitativa elucidada por Minayo (2014), e no caminho metodológico tem inspiração no campo teórico da pesquisa-formação apresentado por Longarezi e Silva (2013), Ximenes, Pedro e Corrêa (2022).  Dessa forma é que propomos o afroliteramento como uma prática pedagógica transdisciplinar tendo por centro obras literárias que tematizam as culturas africanas e afro-brasileiras, imersa por métodos de ensino-aprendizagem que partilham contextos socioculturais de leitoras e leitores, em suas diversidades étnico-raciais, no espaço da escola.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2220924 - ANDREA CRISTINA MURARO
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Presidente - 1579083 - JO A-MI RODRIGUES DA SILVA MAIA
Notícia cadastrada em: 03/01/2023 15:59
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - sigaa1.sigaa1