Notícias

Banca de DEFESA: CINTIELENA HOLANDA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTIELENA HOLANDA COSTA
DATA: 13/12/2022
HORA: 18:00
LOCAL: IFCE - CAMPUS MARANGUAPE
TÍTULO:

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA DOCENTE NA ESCOLA MUNICIPAL ANGÉLICA GURGEL NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19 (2020-2022), FORTALEZA, CEARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geografia. Experiências docentes. Saberes docentes. Segregação
socioespacial. Pandemia.


PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

Nos últimos anos, a história da geografia enquanto disciplina escolar, vem passando por
mudanças tanto em razão da organização curricular nacional quanto na formação dos docentes e na
diversificação das práticas pedagógicas. Não só a Geografia escolar, mas toda a educação está
vivendo um cenário de transformações. De um lado, as fortes influências das políticas neoliberais, e
de outro, a luta dos movimentos sociais em defesa de uma educação e de uma escola pública de
qualidade. Com a pandemia da covid-19, as desigualdades socioespaciais, políticas e econômicas
“escancararam” os problemas educacionais que atingem principalmente as pessoas historicamente
vulnerabilizadas no Brasil. Precisou-se repensar as práticas pedagógicas para um ensino remoto
emergencial (ERE), baseado em uma pedagogia do cuidado, do cuidado com o socioemocional e
desenvolvida, muitas vezes, por saberes construídos ao longo da carreira docente. Esse período
remoto na educação precarizou ainda mais o trabalho docente e demonstrou a enorme desigualdade
de acesso às tecnologias pelos educandos. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo principal
compreender as práticas pedagógicas no ensino de Geografia para a formação crítica e reflexiva de
alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Angélica Gurgel no contexto da pandemia da
covid-19. Para isso, utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa, explorando bibliografias,
analisando documentos curriculares oficiais, observando e discutindo as práticas pedagógicas no
espaço geográfico pesquisado. Parte deste trabalho é resultado da experiência docente da professora
de Geografia e também pesquisadora deste trabalho. Como produto educacional, desenvolveu-se um
site, uma ferramenta globalizada que aproxima pessoas, temas e lugares, que tem o objetivo de
compartilhar as práticas pedagógicas realizadas no ensino de Geografia, com pesquisadores,
professores e estudantes de graduação, além de ser instrumento de pesquisa e didática para os
educandos das turmas em que a pesquisadora leciona. No desenvolvimento da pesquisa bibliográfica,

destaca-se a contribuição de alguns autores, como: Tardif (2012), Cavalcanti (2008, 2010, 2012),
Arroyo (2013), Charlot (2013), entre outros, que sistematizam reflexões em torno da atuação do
professor no cotidiano da sala de aula, dos saberes docentes, da relação ensino e aprendizagem e da
educação durante a pandemia da covid-19.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIELLE RODRIGUES DA SILVA MATOS - IFCE
Presidente - 426.766.303-34 - EMANOEL RODRIGUES ALMEIDA - IFCE
Externo à Instituição - SULIVAN PEREIRA DANTAS - UECE
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 08:14
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1