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Banca de DEFESA: KATIA COELHO CASTRO DE MORAIS LOPES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIA COELHO CASTRO DE MORAIS LOPES
DATA: 29/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Campus Auroras,3º Andar Bloco C - C308
TÍTULO:

CURRÍCULO INDÍGENA DIFERENCIADO: OS DESAFIOS PARA
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE TAPEBA DENTRO DAS ESCOLAS
INDÍGENAS DA REDE ESTADUAL DE CAUCAIA-CE


PALAVRAS-CHAVES:

Caucaia- Ce, Currículo Diferenciado. Interculturalidade. Escola Indígena.


PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

O trabalho trata do currículo indígena diferenciado e os desafios para a construção
da identidade Tapeba dentro das escolas indígenas da rede estadual de Caucaia-Ce,
tendo como objetivo compreender como se dá a construção do currículo diferenciado
e quais dificuldades cada escola Tapeba do município de Caucaia apresenta para ver
sua identidade inserida no currículo escolar. Para fundamentar este estudo,
buscamos a legislação e o aporte teóricos de vários autores como, exemplo,
Nascimento (2009), Quijano (2010), Queiroz (2011), Dalmagro (2016), Nazareno
(2018), Walsh (2019) entre outros. Também a legislação que aborda sobre políticas
públicas para educação escolar indígena; a Constituição da República Federativa do
Brasil de 1988; Leis de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 e o Referencial
Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (1998). A escolha deste tema ocorreu
devido ao pertencimento da mestranda à população indígena de Caucaia, com
orientação do professor Dr. Lourenço Ocuni Cá, docente do curso de Mestrado 

Profissional em Ensino e Formação Docente UNILAB-IFCE. A metodologia utilizada é
a pesquisa exploratória, com o objetivo de analisar os fatores que envolvem a
temática em tela. A pesquisa de campo foi utilizada para que pudéssemos extrair
dados, informações diretamente da realidade do objeto de estudo. Através de
entrevistas, observações, questionários aplicados a professores, gestores, alunos e
lideranças comunitárias, buscando sempre fazer um estudo solidificado e concreto
sobre as questões abordadas. Expomos análises e conceitos que aparecem durante
todo o estudo. Diante das leituras realizadas, concluímos que teóricos têm um olhar
bastante atento para o currículo diferenciado empregado nas escolas indígenas, que
por muito tempo têm lutado pela transmissão de seus valores e cultura em meio a
esse sistema atual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1826535 - LOURENÇO OCUNI CA
Externo à Instituição - RAQUEL CELIA SILVA DE VASCONCELOS - UECE
Interno - 1579329 - REBECA DE ALCÂNTARA E SILVA MEIJER
Notícia cadastrada em: 21/11/2022 10:51
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