As implicações do trabalho flexibilizado para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Ontologia. Educação. Conhecimento. Consciência.
Os seres são ontologicamente divididos em orgânicos, inorgânicos e sociais. O ser humano está
inserido no grupo dos seres sociais, mesmo que ainda possua capacidade biológica de reprodução, o
que faz essa diferença é a capacidade de pensar. O trabalho é a categoria fundante do ser social, e é
através dele que surge os demais complexos como economia, linguagem, educação e entre outros.
Nesse sentido, a pesquisa busca resgatar o processo inicial das relações sociais, considerando os seres
orgânicos, inorgânicos e social, o objetivo geral do texto é compreender as implicações do trabalho
flexibilizado para a educação profissional e tecnológica. Os objetivos específicos consistem em: 1)
Apresentar o trabalho como mediação e protoforma do ser social; 2) Debater sobre a relação do
trabalho e a reprodução do ser social como categoria necessária ao ser humano e o processo sócio
histórico do desenvolvimento humano. 3) Compreender as implicações do trabalho flexibilizado na
educação profissional e tecnológica; 4) Discutir sobre a atual crise do trabalho e educação.
. A metodologia consiste no método ontológico de caráter qualitativo, sendo bibliográfica baseando
principalmente nos autores Tonet (2016) e Lessa (2016), e o produto tecnológico será uma oficina
para educadores na Escola do Campo Patativa do Assaré. Conclui-se que o trabalho é a categoria
fundante do ser social, e que está intimamente ligado ao complexo da educação, responsável pelo
acúmulo do conhecimento e avanço das relações sociais. Apesar do conhecimento possuir um papel
social, ainda não atingiu o ápice da consciência humana, sendo possível somente com o fim das
classes sociais.