Formação Continuada de Professores para o Novo Ensino Médio: desafiose possibilidades para a educação profissional e tecnológica
Educação Profissional Técnica; Docente; Formação Continuada; Novo Ensino Médio
A formação continuada dos profissionais docentes com o Novo Ensino Médio e a valorização
do professor são meios necessários para alcançar êxito neste ensino. Assim, se tem como
problemáticas da presente pesquisa: como as formações são ofertadas aos profissionais docentes
no Novo Ensino Médio? Essas formações são adequadas às necessidades dos professores? O
trabalho tem como finalidade investigar a formação dos professores com relação ao Novo
Ensino Médio. Baseada no método qualitativo, com investigação bibliográfica, a pesquisa terá:
a revisão bibliográfica sistematizada com análise de revisão de literatura para os resultados; o
primeiro foi pesquisado por meio de um levantamento bibliográfico e depois uma revisão de
literatura nos bancos de dados acadêmicos: SCIELO, CAPES PERIÓDICOS, BDTB, GOOGLE
ACADÊMICO. Com o processo de buscas desses trabalhos, e com a utilização das palavras
chaves e boleadores utilizando filtros para adquirir com eficiência o processo de inclusão ou
exclusão dos trabalhos incluídos, chegou-se a teses e dissertações que defendem a temática. Para
a segunda etapa foi realizado uma pesquisa Gerência Regional de Educação - GRE, e em sites
da mesma, para obtenção de informações que retratam as formações para os docentes. Após a
pesquisa e os estudos, obtendo os resultados referentes à problemática, foi criado um produto
educacional, um e-book, com sugestões para as formações continuadas. Os resultados e
discussões foram feitos de forma sucinta, com uma leitura minuciosa de todo material adquirido.
Na pesquisa referente à formação continuada do docente, que foi realizada através dos dados
colhidos, pesquisados e analisados, se observa notoriamente a necessidade de um olhar
específico, investimentos em novas políticas públicas voltadas ao tema e a necessidade da
criação de instituições de ensino que formem os profissionais do ensino médio, pois eles e as
formações são fundamentais dentro do processo de ensino, para que seja realizado com êxito.