Notícias

Banca de DEFESA: NAIRLEY CARDOSO SÁ FIRMINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAIRLEY CARDOSO SÁ FIRMINO
DATA: 24/10/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Campus Auroras
TÍTULO:

CIENTIFICANDO CEARÁ: A LINGUAGEM REGIONALIZADA NAS REDES SOCIAIS COMO ALTERNATIVA PARA A PRÁTICA DA REFLEXÃO - AÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Professores de Química. Linguagem regionalizada. Identidade. Redes sociais.


PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

Esta dissertação versa sobre identidade, na docência em Química, na linguagem
nordestina, nos costumes e na cultura cearense, disseminada nas redes sociais, as quais
constituem um veículo de grande abrangência e influência na sociedade. Defende-se a
identificação com situações cotidianas, peculiares aos professores de Química cearenses, como
um caminho para a reflexão sobre a ação docente, em prol de um aperfeiçoamento da prática
pedagógica. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar os limites e as possibilidades da
utilização de linguagem regionalizada em redes sociais para a identificação e a reflexão de
docentes de Química no Ceará. Para tanto, o estudo foi realizado em duas etapas, a primeira com
finalidade exploratória e abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa de campo em
meios virtuais, as redes sociais Facebook e Instagram, com o intuito de conhecer os perfis
voltados a professores de Química; a segunda, inspirada em estudos colaborativos, com
aplicação de questionários a educadores químicos cearenses, buscou fundamentar as bases para
a produção do produto educacional. Com o estudo exploratório, a busca pelas hashtags:
#ensinodeciências, #ensinodequimica, #professordeciencias e #professordequimica no
Instagram encontrou um total de 19.542 publicações, a partir das quais foram selecionados 10
perfis, 2 publicações de cada perfil e, quando possível 2 comentários de cada postagem. No
Facebook não houve êxito na identificação dos perfis em vista. A análise dos perfis trouxe
relevantes perspectivas das principais tendências nos conteúdos voltados para professores no
Instagram. Continuamente, um total de 11 professores participaram da segunda etapa do estudo,
na qual os professores revelaram os motivos da escolha da profissão, relações com os
professores formadores, o que pensam sobre o uso de tecnologias no ensino, etc. Com esses
dados, o perfil Professorando Química foi prospectado e produzido. O layout foi criteriosamente
escolhido com as cores azul, verde e branco e criada a logomarca. Além disso, os professores
fictícios Cici Entista e Alberto Ainstain foram criados, com os quais se passam os
acontecimentos das estórias, sempre utilizando a linguagem regionalizada, com variações

linguísticas e costumes cearenses. As análises dos comentários nas publicações do perfil
demonstraram uma identificação com as estórias e a linguagem empregada, a partir das quais
acredita-se que há a promoção da reflexão sobre a ação docente. Pode-se concluir que o perfil
Professorando Química é um espaço propício para a promoção da reflexão sobre a ação docente


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Interno - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA
Externo à Instituição - RAQUEL CROSARA MAIA LEITE - UFC
Notícia cadastrada em: 29/09/2022 09:36
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1