Afroliteramento : uma proposta de formação de professoras/es para a educação das relações étnico-raciais.
Afroliteramento. Educação das Relações Étinoco-Raciais. Literatura afro-brasileira.
A presente dissertação busca compreender a literatura infantil afro-brasileira enquanto
potencialidade pedagógica na formação de professores/as para a educação das relações
étnico-raciais, na perspectiva do termo Afroliteramento. Fundamentamo-nos
teoricamente nos estudos acerca da leitura literária, práticas leitoras e literatura infantil
cunhados por Freire (1989), Soares (2003), Coelho (2000), Zilberman (2012) e Silva
(2021); acerca das políticas públicas de incentivo à leitura e escolarização da literatura
apontado por Soares (2011), Cosson (2020), Brandão (2017); na discussão em torno de trajetórias escolares e construção da identidade negra nos referenciamos em Gomes
(2002), Souza (1983), Kilomba (2019) e hooks (2005); na abordagem da Educação das
Relações Étnico-Raciais de Gomes (2010), Cavaleiro (2006) e Silva (2007); na
caracterização da literatura infantil afro-brasileira de Lima (2005), Arena e Lopes (2013),
Araújo e Silva (2012); Dessa forma é que propomos o afroliteramento como uma prática
pedagógica transdisciplinar tendo por centro obras literárias afro-brasileiras, imersa por
métodos de ensino-aprendizagem que partilham contextos socioculturais de leitoras e
leitores, em suas diversidades étnico-raciais, no espaço da escola.