Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA HIRLEY RODRIGUES MAGALHÃES

DISCENTE: ANA HIRLEY RODRIGUES MAGALHÃES
DATA: 18/07/2022
LOCAL: sala 204 Bloco C no Campus da Auroras (UNILAB).

PRIMEIROS SOCORROS NO AMBIENTE ESCOLAR: construção de uma cartilha educativa digital como proposta dialógica junto aos escolares.

Ciências da natureza. Tecnologia da informação e comunicação. Componentes-eletivos. Primeiros Socorros.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino

Primeiros socorros precisam ser abordados entre professores, alunos e toda comunidade escolar por meio de ferramentas como as tecnologias de informação e comunicação, visto que estas tecnologias têm potencial para contribuir com a operacionalização do processo educativo. O uso da cartilha educativa digital na disciplina eletiva de primeiros socorros é uma possibilidade metodológica para aliar o senso comum ao conhecimento científico de forma dinâmica, contribuindo para que este adquira novas habilidades e técnicas para salvar vidas e promover saúde e para que exerça seu papel na sociedade e em todas as questões que lhe são impostas, gerando novas oportunidades, modificando o modo de agir, de comportamento e de comunicação, portanto, torna-se uma ferramenta importante ainda para interatividade e sociabilidade desses jovens. Este estudo tem como objetivo geral desenvolver uma cartilha educativa digital como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem da disciplina eletiva de primeiros socorros junto aos alunos do ensino médio. Como objetivos específicos: Levantar o universo vocabular a partir da leitura do mundo de escolares do ensino médio sobre primeiros socorros; Sistematizar o conteúdo da cartilha a partir do universo vocabular dos escolares e revisão da literatura; Selecionar as ilustrações da cartilha; Desenvolver a composição da cartilha. Trata-se de uma pesquisa metodológica com 20 jovens escolares matriculados na disciplina eletiva de primeiros socorros em uma escola de ensino médio em tempo integral no município de Fortaleza-Ceará. A construção da cartilha terá início com o levantamento do universo vocabular dos escolares acerca de primeiros socorros e para a sistematização do conteúdo, será realizada uma revisão de literatura para a fundamentação científica baseada no Manual de Primeiros Socorros do Ministério da Saúde, o Guideline da American Heart Association, o Manual de diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos do Ministério da Saúde, as orientações internacionais para suporte básico e avançado de vida, e outras literaturas específicas de emergências, ocorrendo a abordagem dos tópicos referentes à temática. Para a composição do conteúdo será realizada a descrição dos principais conteúdos abordados pela cartilha pautados nos achados da revisão de literatura científica com atenção às informações consideradas essenciais para a finalidade da tecnologia. Posteriormente, a elaboração do texto da cartilha digital seguirá as recomendações de escrita de fácil compreensão aos leitores, apresentar os conceitos e ações numa ordem lógica, limitar o uso termos técnicos e científicos e incluir apenas informações necessárias, para o leitor compreender e seguir a mensagem. Na escolha das ilustrações e layout a cartilha passará por um profissional designer gráfico para que as imagens sejam descontraídas, com visual simples, suave e limpo contendo elementos de fácil compreensão, mas que exemplifiquem os conceitos teóricos previamente elaborados.

Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Externo ao Programa - 2121631 - JEFERSON FALCAO DO AMARAL
Presidente - 1280871 - SINARA MOTA NEVES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 12/07/2022 13:01