A avaliação da aprendizagem no município de Acarape: percepção de professores(as) e alunos(as) sobre as avaliações internas e externas.
Autobiografia. Percurso Formativo. Avaliação da Aprendizagem. Educação.
Esta pesquisa objetiva analisar das avaliações internas e externas no âmbito do Ensino
Fundamental II (Anos Finais) para a melhoria do ensino-aprendizagem na Escola de Ensino
Fundamental Padre Antônio Crisóstomo do Vale, localizada no município de Acarape-CE. A
metodologia é do tipo exploratória-descritiva, de abordagem quali-quantitativa e com
delineamento de cortes transversais. O referencial teórico baseia-se em conceitos como:
autobiografia, percursos formativos e avaliação da aprendizagem. Assim, buscou-se, quanto aos
conceitos abordados nesta pesquisa, autores que pesquisam e escrevem, dentre os quais, pode-
se destacar: Souza (1993), Libâneo (1999), Perrenoud (1999), Freire (2000), Ramos (2001) e
Luckesi (2006). Para a coleta de dados, serão utilizados questionários e entrevistas
semiestruturadas, realizados presencialmente com os discentes e por meio de formulários
eletrônicos com os docentes. No que consiste ao produto educacional, almeja-se à construção
de uma cartilha que contenha informações proporcionadas pela coleta realizada. Até o presente
momento, a pesquisa encontra-se em andamento. Além disso, ainda não foram aplicados os
instrumentais de coleta de dados, pois, espera-se, antes de mais nada, a aprovação do Comitê de
Ética da Unilab, bem como as sugestões que serão tecidas na qualificação deste trabalho. Como
consequência, a pesquisa apresenta sua ampla fundamentação teórica e demais direcionamentos
investigativos desenvolvidos até aqui, mas ainda resta os resultados pós-aplicação e análise dos
questionários.