Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANNE KELLEN CALDAS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANNE KELLEN CALDAS SANTOS
DATA: 28/07/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Meet
TÍTULO:

EDUCAÇÃO PÚBLICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A INCLUSÃO DE NOVOS SABERES NA PRÁTICA DOCENTE PARA O TRABALHO COM METODOLOGIAS ATIVAS.


PALAVRAS-CHAVES:

ensino remoto; uso de tecnologias no ensino remoto; metodologias ativas; formação de professores; saberes docentes.


PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

A rotina de milhões de pessoas foi transformada com o surgimento da pandemia causada pela
Covid-19. Em âmbito educacional, com o isolamento social obrigatório, ocorreu o fechamento
provisório das escolas, de modo que os educadores tiveram que se amoldar a uma nova
realidade, equilibrando recentes demandas profissionais pedagógicas com questões
emocionais e pessoais. No entanto, o manejo das tecnologias digitais ainda se apresenta como
um desafio para muitos professores no contexto de sua prática docente, fato este que ensejou o
seguinte problema de pesquisa: como os docentes desenvolveram e continuam desenvolvendo
suas práticas docentes com ferramentas tecnológicas na educação básica com vistas a
favorecer processos de ensino e de aprendizagem significativos? Com base nesta questão
central, este estudo tem como objetivo geral: Investigar se, diante dos desafios e das
necessidades do uso de recursos digitais e de metodologias ativas nos processos de ensino e
aprendizagem no contexto do ensino remoto, os docentes desenvolveram e continuam
desenvolvendo suas práticas docentes com ferramentas tecnológicas na educação básica com
vistas a favorecer processos de ensino e de aprendizagem significativos. Como fundamentação
teórica, buscou-se dialogar com os seguintes autores: Alves e Teo (2020), Carvalho e Araújo

(2020), Medeiros (2014), Manfredi (1993), Meijer (2019), Paulino (2020), Valente (2014),
Yaegashi et al. (2017), entre outros. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso, de
caráter narrativo, com base na abordagem qualitativa, cujos dados serão coletados por meio de
questionário on-line. A pesquisa acontecerá em duas escolas públicas municipais da cidade de
Parnaíba, situada ao norte do estado do Piauí, e terá como partícipes professores efetivos, bem
como equipe gestora e pedagógica das duas escolas em questão. O produto educacional
proposto nesta pesquisa consiste na elaboração de um caderno pedagógico, o qual trará os
fundamentos e a descrição das metodologias ativas abordadas nos estudos, com vistas a
subsidiar o professor na utilização de técnicas inovadoras em ambientes de salas de aulas.
Como resultados preliminares, ficou constatado a essencialidade do uso de ferramentas e de
recursos tecnológicos interativos na educação, bem como a importância da formação
continuada dos professores da rede pública de ensino para o domínio dessas novas tecnologias,
com vistas a aprimorar as suas práticas docentes no contexto educacional.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1127296 - GERANILDE COSTA E SILVA
Externo ao Programa - 2278937 - LUIS EDUARDO TORRES BEDOYA
Presidente - 1579329 - REBECA DE ALCÂNTARA E SILVA MEIJER
Notícia cadastrada em: 21/06/2022 13:32
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1