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Banca de QUALIFICAÇÃO: REJANE CHAVES CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REJANE CHAVES CAMPOS
DATA: 23/06/2022
HORA: 17:00
LOCAL: IFCE Maranguape
TÍTULO:

MAPAS MENTAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM E
AVALIAÇÃO PARA PERCORRER AS TRILHAS DAS ÁREAS DO
CONHECIMENTO DEFINIDAS NA BNCC PARA O NOVO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Mapas Mentais, Avaliação, Aprendizagem, BNCC e Novo Ensino Médio


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

Considerando este processo de inovação, na atualidade, a implementação da Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio foi estabelecida até 2022 e, enquanto documento
normativo, traz todo um conjunto de aprendizagens essenciais que fortalece o repertório dos
estudantes no âmbito das Competências Gerais que os alunos devem desenvolver ao longo de
todas as etapas da Educação Básica assim como as Competências Específicas de cada área do
conhecimento e dos componentes curriculares somadas à possibilidade do ensino
profissionalizante. Nesse sentido, tomando como base o contexto do Estado do Ceará, com o
intuito de fazer com que essa inovação curricular chegue de forma concreta ao processo de
ensino- aprendizagem das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, pretende-se
implementar no seu Projeto Político Pedagógico, em uma de suas avaliações, um sistema de auto
avaliação continuada que tenha como referência as Matrizes de Conhecimentos Básicos
elaboradas pelos profissionais da Secretaria de Educação (SEDUC) que objetiva apresentar às
escolas os objetos de conhecimentos basilares esperados para cada série do Ensino Médio,
considerando as diretrizes apresentadas pelos principais documentos norteadores do ensino e da
aprendizagem na área, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
(PCNEM), as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCNEM) e a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) que é o foco deste projeto. Assim, justifica-se a realização
do presente projeto pela necessidade de promover a adequação curricular que perpassa por esses
itinerários formativos enriquecidos com a parte diversificada que respeita características
regionais e locais da sociedade depositando assim um novo propósito de educação para nossos
jovens, pois é neste momento que são inseridos os projetos integrados de acordo com as

competências já estabelecidas e, para que isso aconteça, o primeiro passo seria proporcionar
formação para os nossos educadores para que os mesmos redimensionem suas práticas para este
novo norte onde o objetivo principal é gerar cidadãos preparados para os desafios do mundo em
que vivemos, colocando o bem-estar humano, social e ambiental como centro de prioridade.
Dessa forma, pergunta-se: como contribuir com os professores, enquanto gestão escolar, para o
seu desenvolvimento didático pedagógico destes frente a implementação da BNCC para o novo
ensino médio? Com base nisso, os objetivos do presente projeto são capacitar os professores
para uso da metodologia ativa “Mapa Mental” como recurso de aprendizagem/avaliação e a
partir deste, produção de um Portfolio (e-book) como resultado da construção coletiva do
conhecimento a partir da relação ensino-aprendizagem entre os estudantes e professores de uma
Escola Pública.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 426.766.303-34 - EMANOEL RODRIGUES ALMEIDA - UFC
Interno - 003.570.113-76 - FABIANO GERALDO BARBOSA - UFC
Externo ao Programa - 2417366 - ROSANGELA RIBEIRO DA SILVA
Presidente - 643.124.453-20 - SIMONE CESAR DA SILVA - UFC
Notícia cadastrada em: 14/06/2022 13:41
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