Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTIELENA HOLANDA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTIELENA HOLANDA COSTA
DATA: 30/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: IFCE - Fortaleza
TÍTULO:

SABERES E FAZERES NO ENSINO DE GEOGRAFIA:
EXPERIÊNCIAS NA EM. ANGÉLICA GURGEL NO CONTEXTO DA
SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL DA PANDEMIA COVID-19 (2020-2022)


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geografia. Saberes e fazeres. Segregação socioespacial. Pandemia.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

Nos últimos dois anos, e principalmente em razão da pandemia, o mundo passou por
profundas transformações socioespaciais, políticas e econômicas. Para a educação, esse
período foi, e ainda está sendo, de perdas e de extrema desigualdade. Ser criativo e
reinventar-se foram atitudes necessárias para uma melhor compreensão dos conteúdos e dos
temas inseridos no currículo. Precisaram-se repensar as práticas pedagógicas na educação e
quais seriam seus impactos no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a presente
pesquisa, intitulada “Saberes e fazeres no ensino de Geografia: experiências na EM. Angélica
Gurgel no contexto da segregação socioespacial da pandemia covid-19 (2020-2022)”, tem
como objetivo principal compreender os diferentes saberes e fazeres no ensino de Geografia,
durante a pandemia do COVID-19, para a formação crítica e reflexiva de alunos do ensino
fundamental no contexto da segregação socioespacial. Para isso, utilizou-se uma abordagem
metodológica qualitativa, realizando entrevistas e questionários, explorando bibliografias,
analisando documentos curriculares oficiais e construindo mapas que pudessem demonstrar o
espaço geográfico pesquisado. Parte deste trabalho é resultado de narrativas contadas a partir
de experiências vividas pelos sujeitos da pesquisa, em relação à escola e ao ensino de
Geografia, durante a pandemia. Considera-se que a situação da pandemia da Covid-19,
“escancarou” as desigualdades sociais que já existiam e continua mostrando desafios no
atendimento das demandas relativas às vulnerabilidades da sociedade. Aponta-se, ainda, a luta
e o reinventar-se de docentes e discentes, no processo de ensinar e aprender, durante o período
remoto emergencial. Diante disso, desenvolveu-se um site, uma ferramenta globalizada que
aproxima pessoas, temas e lugares e que tem o objetivo de compartilhar as práticas
pedagógicas realizadas no Ensino de Geografia, com pesquisadores, professores e estudantes,
além de ser instrumento de pesquisa e práticas didática para os discentes das turmas em que a
pesquisadora leciona.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 966.256.513-20 - ANNA ERIKA FERREIRA LIMA - UFC
Externo à Instituição - DANIELLE RODRIGUES DA SILVA MATOS - IFCE
Interno - 426.766.303-34 - EMANOEL RODRIGUES ALMEIDA - UFC
Externo à Instituição - SULIVAN PEREIRA DANTAS - UECE
Notícia cadastrada em: 14/06/2022 13:32
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1