CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO SIGNIFICATIVO E EFICAZ COMO PROPOSTA PARA OS DESAFIOS DE UMA APRENDIZAGEM SOLIDÁRIA.
Aprendizagem Solidária. Currículo. Educação. Solidariedade.
Esta pesquisa objetiva analisar as práticas curriculares adotadas no ensino médio da E. E. M. Antônio Custódio, examinando se os currículos em questão praticam a educação solidária e cidadã, e se esta contribui ou não para a aprendizagem significativa do discente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, realizada por meio de uma pesquisa de campo. O referencial teórico está ancorado em conceitos como aprendizagem significativa, ensino médio, currículo e educação solidária e buscou autores e documentos que reforçam o debate sobre a solidariedade como prática educativa. Os dados foram obtidos mediante questionários e entrevistas semiestruturadas, realizados presencialmente com os alunos e por meio de formulário eletrônico com os professores. O lócus da pesquisa é uma instituição pública estadual na cidade de Frecheirinha-Ce. Os sujeitos são professores e alunos da referida escola. Até o momento, percebe-se que a aprendizagem solidária ainda não é uma prática envolvida em todos os componentes curriculares, merecendo um amplo debate sobre a possibilidade de ser trabalhada em toda e qualquer disciplina. A análise das entrevistas reforça que o que se entende a respeito da temática ainda é bastante frágil, fazendo-se necessário colocá-la no centro das discussões.