Banca de QUALIFICAÇÃO: CELIA FERREIRA XIMENES

DISCENTE: CELIA FERREIRA XIMENES
DATA: 29/06/2022
LOCAL: Fortaleza

CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO SIGNIFICATIVO E EFICAZ COMO PROPOSTA PARA OS DESAFIOS DE UMA APRENDIZAGEM SOLIDÁRIA.

Aprendizagem Solidária. Currículo. Educação. Solidariedade.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino

Esta pesquisa objetiva analisar as práticas curriculares adotadas no ensino médio da E. E. M. Antônio Custódio, examinando se os currículos em questão praticam a educação solidária e cidadã, e se esta contribui ou não para a aprendizagem significativa do discente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, realizada por meio de uma pesquisa de campo. O referencial teórico está ancorado em conceitos como aprendizagem significativa, ensino médio, currículo e educação solidária e buscou autores e documentos que reforçam o debate sobre a solidariedade como prática educativa. Os dados foram obtidos mediante questionários e entrevistas semiestruturadas, realizados presencialmente com os alunos e por meio de formulário eletrônico com os professores. O lócus da pesquisa é uma instituição pública estadual na cidade de Frecheirinha-Ce. Os sujeitos são professores e alunos da referida escola. Até o momento, percebe-se que a aprendizagem solidária ainda não é uma prática envolvida em todos os componentes curriculares, merecendo um amplo debate sobre a possibilidade de ser trabalhada em toda e qualquer disciplina. A análise das entrevistas reforça que o que se entende a respeito da temática ainda é bastante frágil, fazendo-se necessário colocá-la no centro das discussões.

Presidente - 745.655.833-72 - ANDRÉA MOURA DA COSTA SOUZA - UFC
Interno - 370.636.853-68 - EUGENIO EDUARDO PIMENTEL MOREIRA - UFC