PROPOSTA DE FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA ENFERMEIROS
PROFESSORES DO ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: A PARTIR DE UMA
PESQUISA-AÇÃO.
Formação Pedagógica. Didática. Enfermeiro. Docência
O método de formação na Enfermagem tem experimentado mudanças ao longo dos anos. Nesse
sentido, o ensino profissionalizante vem sofrendo alterações significativas, com a transformação
de uma formação tradicionalista, mecanizada e reprodutivista para um modelo focado em
competências, em detrimento à necessidade de tornar o ensino médio de Enfermagem menos
tecnicista, desenvolvendo um profissional mais crítico e criativo, o que tem sido amplamente
discutido no meio acadêmico. No pano de fundo está o enfermeiro professor, que em muitas
situações encontra na docência em nível médio a primeira oportunidade de emprego, e que,
segundo pesquisas, em detrimento ao seu processo formativo conta com incipiência formativa
didático-pedagógica. Visto isso, esse estudo objetiva desenvolver e aplicar um curso de
formação pedagógica para enfermeiros professores de Curso Técnico de Enfermagem em duas
Escolas Estaduais de Educação Profissional no estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa-ação
de natureza aplicada, com objetivos descritivos e exploratórios e abordagem qualitativa. Para o
desenvolvimento da pesquisa serão seguidas as seguintes fases: (1) fase exploratória; (2) fase
principal ou de planejamento; (3) fase de ação e (4) fase de avaliação. Para análise das
informações, será elencada a categorização de temáticas por meio da análise de conteúdo de
Bardin. Espera-se que os resultados desse estudo impliquem em reforço para o conhecimento
científico na área em questão, assim como contribua para a prática docente do enfermeiro
professor de nível médio, dando-lhe arcabouço teórico didático-pedagógico para auxílio no
exercício professoral, e além disso, ser espelho para a replicação do produto em outras EEEPs.