Banca de QUALIFICAÇÃO: FABEL FRANKLIN DE SOUZA MAIA

DISCENTE: FABEL FRANKLIN DE SOUZA MAIA
DATA: 19/07/2022
LOCAL: Sala 204, bloco C, 2º andar - Campus Auroras

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO CONTEXTO DA EEMTI MARIA DO CARMO BEZERRA, ACARAPE-CEARÁ-BRASIL.

Escola Pública. Ensino Médio. Tempo Integral. Formação Continuada de Professores.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino

Diante dos desafios postos à realidade brasileira na atualidade e das tensões e contradições que atravessam a sociedade no atual momento, o Ceará tem desenvolvido, de forma contínua, uma série de ações políticas que têm resultado no reconhecimento deste estado como uma referência no que diz respeito à educação. Dentre tais ações destaca-se a que se relaciona à implantação / implementação do Ensino Médio em Tempo Integral. Neste cenário de transformações na educação cearense, o presente trabalho objetiva compreender a partir da visão dos professores os limites e possibilidades do diálogo entre formação contínua e os desafios presentes no cotidiano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Maria do Carmo Bezerra (Acarape – Ceará - Brasil). Foram utilizados como principais referenciais teóricos Freire (1987, 1996, 2002, 2011), Lima (2001, 2002, 2012), Imbernón (2010, 2011), Lima e Costa (2017), Pimenta e Lima (2017), Franco (2019) dentre outros teóricos da literatura explorada discutindo as transformações na educação, desafios e possibilidades da formação docente e a formação do professor reflexivo. A investigação se pautará metodologicamente na abordagem qualitativa, inspirada na pesquisa-ação de natureza colaborativa. Como estratégias de aproximação à realidade serão realizadas revisão da literatura, levantamento e análise documental, estudo exploratório e encontros reflexivos sobre a prática. Como produto educacional a proposta se dá na elaboração e realização de uma proposta de formação pautada na reflexão como um princípio formativo, a ser desenvolvida junto professores participantes da pesquisa, visando a discussão de temas considerados basilares para a compreensão dos limites e possibilidades da atuação dos professores nas escolas de tempo integral a serem trabalhados nos contextos de formação contínua.

Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Presidente - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA
Externo à Instituição - MARIA CLEIDE DA SILVA RIBEIRO LEITE - IFCE
Notícia cadastrada em: 07/06/2022 14:33