Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MACIEL BOMFIM DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MACIEL BOMFIM DO NASCIMENTO
DATA: 29/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: IFCE
TÍTULO:

Análise crítica da Utilização de Cursos Abertos e Massivos (MOOCS): elaboração e melhoramentos técnicos pedagógicos para o Ensino Ecologia.


PALAVRAS-CHAVES:

MOOCs; Educação aberta; Ensino a distância; Ensino de Ecologia.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

Durante décadas, ainda que não com a velocidade atual, passamos por diversas mudanças e
diferentes paradigmas, que são parte da história. Na atualidade, os recursos tecnológicos estão
cada vez mais presentes no contexto educacional, visando proporcionar um maior
desenvolvimento e maior facilidade de acesso à informação e à comunicação, estendida a todos
os participantes de processos de ensino e aprendizagem. É fato que as tecnologias educacionais
conquistaram e continuam nos espaços de aprendizagens. Pois, acreditamos que a educação e
tecnologia unem os seus passos na mesma caminhada para possibilitar que as pessoas enfrentem
desafios cada vez mais frequentes e presentes no dia a dia, em especial no dos profissionais, que
são instados a desenvolver processos de formação permanente e continuada. Dentre as principais
(r)evoluções proporcionadas pelo apoio das tecnologias educacionais, os MOOCs (Massive
Open Online Courses) ao ofertar cursos em uma nova abordagem do processo de ensino e
aprendizagem, surgem e congregam, em salas de aula on-line, milhares de alunos em diversos
contextos sociais. Embora, esta proposta de educação aberta e massificada tenha causado
polêmicas e discussões entre os pesquisadores, a sociedade da aprendizagem utiliza desta
tecnologia como potente ferramenta para enfrentar a explosão do conhecimento e, impulsionada

pela força que os ambientes em rede demonstram, atendendo os processos de formação, sejam
eles de natureza formais ou informais. Neste sentido, nossas inquietações se manifestam ao
perceber para além das ações que as tecnologias e educação proporcionam, aos usuários na
contemporaneidade, ao considerarmos a existência dos MOOCs para o ensino de Biologia. Nesta
perspectiva, este trabalho se propõe como estado da arte analisar de forma crítica os trabalhos
desenvolvidos entre os anos de 2016 a 2021, que tem como produção final o desenvolvimento
de um MOOC e na área das Ciências (Ecologia). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de
natureza exploratória e descritiva, do tipo bibliográfica, empenhando-se na busca dos principais
repositórios de pesquisa como SciELO – Brasil (Scientific Electronic Library Online), na
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) nos critérios de intervalos já
estabelecidos. Com os achados, surge a proposta de revisão integrativa e como resultados as
discussões reflexivas sobre o desenho instrucionais pedagógicos dos Moocs encontrados. Como
produto educacional, almejamos a elaboração de um Mooc na área de Biologia – com ênfase
aos tópicos de ecologia - para contribuir no melhoramento da estrutura técnica e pedagógica,
para com a qualidade dos cursos ofertados de modo aberto e massivo, através do ambiente virtual
de ensino e aprendizagem institucional Moodle do CREaD (Centro de Referência em Educação
a Distância) do Instituto Federal do Ceará (IFCE).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALANNA OLIVEIRA PEREIRA CARVALHO - IFCE
Interno - 745.655.833-72 - ANDRÉA MOURA DA COSTA SOUZA - UFC
Presidente - 887.338.403-00 - IGOR DE MORAES PAIM - UNESP
Notícia cadastrada em: 06/06/2022 14:21
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - sigaa1.sigaa1