O estágio supervisionado e a formação docente: entre o escrito e o vivido
Formação docente. Práticas pedagógicas. Ensino de língua inglesa.
A formação docente foi proposta no Brasil desde o século XIX e, nos dias atuais, se
desenvolve a partir de métodos variados criados legalmente para viabilizar o processo
formativo. Historicamente, as mudanças empreendidas na política de formação, trouxeram
consequências aos processos formativos, impactando no contexto educacional e na vida
profissional docente. Situada neste cenário de mudanças, objetivou-se investigar como as
disciplinas de estágio supervisionado em língua inglesa tem contribuído para a formação
docente. No decorrer da história formativa, vivenciaram-se alguns avanços, mas também se
demarca retrocessos e até períodos de estagnação. Dentre idas e vindas, a disciplina de estágio
supervisionado surgiu como suporte pedagógico aos cursos de licenciatura, e tem oportunizado
aos licenciandos experiências docentes em sala de aula. É na sala de aula que se vivenciam as
práticas didático-pedagógicas, a relação teórico-prática e os saberes docentes necessários a
profissão, por isso à relevância. Esta investigação tem como principais bases teóricas Pimenta
(2002, 2006, 2012, 2017), Lima e Pimenta (2017, 2019) e Almeida, Ghedin e Oliveira (2015)
dentre outros teóricos da literatura de referência. O lócus é o IFCE campus Camocim e o
objeto, são as disciplinas de estágio supervisionado II, III e IV de língua inglesa e os
partícipes, são os discentes matriculados. As escolhas metodológicas permeiam a abordagem
qualitativa; no método estudo de caso e nas técnicas de análise documental, questionário e
observação. Integram-se a esse percurso metodológico, as estratégias de estudo para o
aprofundamento das categorias teóricas que darão sustentação a análise de dados. E por fim, a
produção do produto educacional contendo os resultados a ser disponibilizado digitalmente.