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Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIA COELHO CASTRO DE MORAIS LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIA COELHO CASTRO DE MORAIS LOPES
DATA: 14/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 204, bloco C, 2º andar - Campus Auroras
TÍTULO:

CURRÍCULO INDÍGENA DIFERENCIADO: OS DESAFIOS PARA
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE TAPEBA DENTRO DAS ESCOLAS
INDÍGENAS DA REDE ESTADUAL DE CAUCAIA-CE.


PALAVRAS-CHAVES:

Caucaia- Ce, Currículo Diferenciado. Interculturalidade. Escola Indígena.


PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

O trabalho trata do currículo indígena diferenciado e os desafios para a construção
da identidade Tapeba dentro das escolas indígenas da rede estadual de Caucaia-Ce,
tendo como objetivo compreender como se dá a construção do currículo diferenciado
e quais dificuldades cada escola Tapeba do município de Caucaia apresenta para ver

sua identidade inserida no currículo escolar. Para fundamentar este estudo, buscou-
se a legislação e o aporte teóricos de vários autores como, exemplo, Nascimento

(2009), Quijano (2010), Queiroz (2011), Dalmagro (2016), Nazareno (2018), Walsh
(2019) entre outros. Também a legislação que aborda sobre políticas públicas para
educação escolar indígena; a Constituição Federal de 1988; Leis de Diretrizes e
Bases da Educação 9394/96 e o Referencial Curricular Nacional para as Escolas
Indígenas (1998). A escolha deste tema ocorreu devido ao pertencimento da
mestranda a população indígena de Caucaia, com orientação do professor Dr.
Lourenço Ocuni Cá, docente do curso de Mestrado Profissional em Ensino e 

Formação Docente UNILAB-IFCE. A metodologia utilizada é a pesquisa exploratória,
com o objetivo de analisar todos os fatores que envolvem a temática em tela. Na
pesquisa de campo também foi utilizada, os resultados da investigação serão
qualitativos e quantitativos, onde expomos análises e conceitos que aparecem
durante todo o estudo. Diante das leituras realizadas, concluímos que os teóricos têm
um olhar bastante atento para currículo diferenciado empregado nas escolas
indígenas, que por muito tempo têm lutado pela transmissão de seus valores e
cultura em meio a esse sistema atual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1826535 - LOURENÇO OCUNI CA
Externo à Instituição - RAQUEL CELIA SILVA DE VASCONCELOS - UECE
Interno - 1579329 - REBECA DE ALCÂNTARA E SILVA MEIJER
Notícia cadastrada em: 01/06/2022 15:59
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