Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: NAIRLEY CARDOSO SÁ FIRMINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAIRLEY CARDOSO SÁ FIRMINO
DATA: 31/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Online: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

CIENTIFICANDO CEARÁ: A LINGUAGEM REGIONALIZADA NAS REDES SOCIAIS COMO ALTERNATIVA PARA A PRÁTICA DA REFLEXÃO- AÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

Professores de Química. Linguagem regionalizada. Identidade. Redes sociais.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

Este projeto de pesquisa versa sobre identidade, na docência em Química, na
linguagem nordestina, nos costumes e na cultura cearense, disseminada nas redes sociais, as
quais constituem um veículo de grande abrangência e influência na sociedade. Defende-se a
identificação com situações cotidianas, peculiares aos professores de Química cearenses, como
um caminho para a reflexão sobre a ação docente, em prol de um aperfeiçoamento da prática
pedagógica. Portanto, o objetivo deste estudo é investigar os limites e as possibilidades da
utilização de linguagem regionalizada em redes sociais para a identificação e a reflexão de
docentes de Química no Ceará. Para tanto, o estudo de caso, com finalidade exploratória e
abordagem qualitativa, propõe a criação do produto educacional, um perfil denominado
Professorando Química a ser divulgado nas redes sociais Facebook e Instagram, no qual serão
publicadas estórias baseadas na rotina de professores de Química, com dois personagens
fictícios, o professor Alberto Ainstain e a professora Cici Entista. As estratégias para o
desenvolvimento do perfil serão realizadas após uma análise dos perfis com características
semelhantes nas redes sociais citadas anteriormente. No Instagram, a busca ocorrerá pelas
hashtags: #ensinodeciências, #ensinodequimica, #professordeciencias e #professordequimica e
selecionados os 10 perfis com os maiores números de seguidores. No Facebook, serão
selecionados os 10 grupos fechados sobre ensino de Química e professores de Química com
maior número de participantes. Ademais, uma investigação com os educadores químicos do
ensino médio será executada, com o intuito de conhecer os aspectos da formação inicial, atuação
profissional e avaliação das postagens do perfil, por meio de questionários on-line. Para
participar da pesquisa, os professores deverão aceitar, através da assinatura do Termo de
Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), obedecidas as legislações pertinentes. As análises
dos dados subjetivos serão submetidas ao método de análise de conteúdo, os quais: os
comentários nas postagens dos perfis correlatos e do produto educacional aqui proposto e as
respostas às questões subjetivas dos questionários.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Interno - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA
Interno - 1280871 - SINARA MOTA NEVES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 04/03/2022 15:53
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1