Banca de DEFESA: ASSIS ANDERSON RIBEIRO DA SILVA

DISCENTE: ASSIS ANDERSON RIBEIRO DA SILVA
DATA: 22/12/2021
LOCAL: Online- Plataforma Google Meet

Gênero e Educação Matemática no currículo do ensino médio: concepções de professoras/es

Gênero. Educação Matemática. Currículo. Professores/as.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino

O necessário debate sobre questões de gênero apresenta-se como contribuição para a legitimação de estudos sobre mulheres, conferindo-lhes que os espaços acadêmicos potencializem o seu papel de colaboração em lutas contra-hegemônicas, problematizando o caráter natural, social, biológico e cultural sobre as desigualdades ainda presentes no mundo contemporâneo. No contexto da Educação Matemática, é pertinente aprofundar conhecimentos e práticas sobre o campo de estudos relativo às relações entre mulheres e homens na sociedade, inclusive como forma de superar a sua imagem de disciplina engessada da área de Ciências Exatas e da Terra. A presente pesquisa traz uma investigação ocorrida no contexto de realidade escolar de professoras/es de Matemática em uma escola de ensino médio, localizada no município de Aracoiaba – CE, na busca de refletir sobre suas concepções acerca da temática de gênero. O objetivo da presente pesquisa consistiu em investigar as concepções de professoras/es sobre gênero no âmbito do ensino da disciplina, a fim de propor um produto educacional que possa contribuir com a temática nas aulas de tal componente curricular. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida pelo método de estudo de caso. Foram coletados dados das/os professoras/es através de questionários, sendo os mesmos analisados através da técnica de análise de conteúdo, com base em Marconi e Lakatos (1999), Gil (2002), Chaer, Diniz e Ribeiro (2011) e Bardin (1977). Em relação ao referencial teórico, Souza e Fonseca (2009, 2010), Louro (1995), Godoy et al. (2020) aprofundaram a importância de se discutir gênero; Garnica e Souza (2012), D'Ambrósio (1986) potencializam o entendimento sobre Educação Matemática; Gomes (2007), Abramowicz; Rodrigues e Cruz (2011), Candau (2011) e Walsh (2013) trouxeram contributos ao dialogarem sobre diversidade e interculturalidade crítica, dentre outras/os. Como produto educacional, são apresentadas sequências didáticas, fundamentadas em Zabala (1998) e em Sá e Garritz (2014), elaboradas a partir dos resultados da pesquisa, que apontaram a necessidade de materiais formativos sobre a temática, a fim de que ela seja reafirmada no currículo, pois ainda é necessária a sensibilização sobre a importância da valorização da figura feminina nos espaços escolares, assim como a equidade de condições para contribuir com essa demanda social. Por fim, concluímos ressaltando a importância de relações dialógicas, de (re)conhecimento dos saberes, das experiências/vivências e dos fazeres docentes de forma a contribuir com as demandas de gênero no âmbito da realidade escolar de Matemática.

Externo ao Programa - 2417498 - ELIANE COSTA SANTOS
Externo à Instituição - JACQUELINE CUNHA DA SERRA FREIRE - UFPB