Banca de DEFESA: NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA

DISCENTE: NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA
DATA: 21/12/2021
LOCAL: Sala Virtual

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: TELEGRAM COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DA LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA

TDIC. Prática docente. Leitura. Língua Portuguesa.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Sabe-se que o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no âmbito educacional vem sendo bastante discutido com reconhecimento de que esses recursos têm um grande poder pedagógico. Vislumbrando essas informações como estudante e docente é que se busca nesta pesquisa abordar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como recurso potencializador da leitura na prática do docente em Língua Portuguesa, norteada pela seguinte pergunta: as TDIC são utilizadas pelos docentes na sua prática pedagógica para potencializar o ensino e aprendizagem da leitura na Disciplina de Língua Portuguesa? Pretendendo aprofundar essa temática traça-se como objetivo geral, investigar o uso das TDIC, representativamente, o Telegram, na prática docente como recurso potencializador da leitura na Disciplina de Língua Portuguesa e de forma mais específica registrar as concepções docentes a respeito da leitura e das TDIC e ainda a relevância desses elementos no processo da formação leitora na Disciplina de Língua Portuguesa, identificar os avanços e as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem na Disciplina de Língua Portuguesa, relacionados à leitura e às tecnologias e organizar um catálogo das funcionalidades do aplicativo Telegram para auxiliar os docentes no desenvolvimento da leitura em Língua Portuguesa. A pesquisa é de natureza qualitativa e aliado a essa abordagem, do ponto de vista de seus objetivos, é descritiva. Pela necessidade de se embasar em referenciais teóricos e fazer uso de materiais já publicados também tem cunho bibliográfico. Para coletar as informações, o instrumento utilizado foi um questionário contendo seis questões subjetivas e uma entrevista não estruturada com formato de conversação espontânea, que foi utilizada para avaliar e validar o uso do aplicativo Telegram e suas funcionalidades como ferramenta potencializadora da leitura na Disciplina de Língua portuguesa. Ambos os instrumentos foram submetidos aos professores que ministram a última etapa dos anos finais do Ensino Fundamental por meio do aplicativo Telegram, produto deste trabalho, que serviu de espaço para desenvolver todas as atividades da pesquisa. O produto em forma de catálogo apresenta o Telegram e suas funcionalidades na perspectiva de subsidiar os professores no seu fazer pedagógico, favorecer uma prática que amplie e potencialize a leitura dos estudantes do 9º ano. Também, despertar no docente a vontade de inovar, persistir na busca de pesquisar e envolver-se com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. O estudo possibilitou a reflexão da leitura como componente essencial a vida e demonstrou que a sociedade do conhecimento solicita docentes capazes de na relação com seus alunos, elaborar conceitos, descobrir habilidades, vivenciar valores no ato de ler e dinamizar uma diversidade de saberes, percebendo as TDIC, não somente os computadores ou a internet, mas representados por qualquer meio facilitador da ampliação do conhecimento.

Interno - 745.655.833-72 - ANDRÉA MOURA DA COSTA SOUZA - UFC
Externo à Instituição - ANTONIO MARCOS DA COSTA SILVANO - IFCE