O PROGRAMA MAIS PAIC NAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM REDENÇÃO / CEARÁ.
Programa MaisPaic. Práticas de Alfabetização e Letramento. Educação Infantil.
Formação Docente.
A presente dissertação tem como objeto de investigação o processo de alfabetização e letramento na Educação
Infantil e parte da seguinte indagação: Como as práticas de alfabetização e letramento realizadas em um Centro de Educação Infantil de Redenção / Ceará são afetadas pelo Programa Mais Paic? A partir dessa inquietação foi
proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa, inspirada na pesquisa ação-colaborativa, com o objetivo de
compreender o modo como programa Mais Paic afeta as práticas de alfabetização e letramento realizadas em um Centro de Educação Infantil de Redenção / Ceará. As estratégias de aproximação com a realidade foram estudo exploratório, levantamento e análise documental e construção dos portfólios reflexivos, como potencialidade pedagógica de intepretação das ações desenvolvidas pelas professoras e resultado do movimento investigativo formativo que se tonou o produto educacional dessa pesquisa. Foram utilizados como referenciais teóricos Freire (1998, 2011) Kramer (2007), Rosemberg (2012), para contextualizar a Educação Infantil; Soares (2004, 2019,2020), Ferreiro (2011), Brandão e Leal (2011) entre outros, para refletir sobre as aproximações das crianças a língua escrita; Alarcão (2011), Pimenta (2006), Ghedin (2005, 2009) discutindo elementos relacionados a formação do professor reflexivo. Para a construção dos dados, foi proposto um curso de extensão com a professoras, comporto de cinco encontros articulando teoria e práticas para a e construção de significados
emancipatórios para a formação de professores que podem resultar na melhoria do aprendizado das crianças, sem perder de vista a integralidade das múltiplas dimensões que as constituem enquanto sujeitos. Os resultados apontam para a importância do contato da criança com o universo alfabetador já na Educação Infantil, superando, contudo, o movimento de reprodução de práticas pedagógicas “tradicionais”, mecânicas e descontextualizadas. Sob esse viés, vale enfatizar que o olhar reflexivo sobre a formação e a prática docente é um caminho para superação de interpretações equivocadas sobre o universo alfabetizador na Educação Infantil e uma forma de reconhecimento do professor como intelectual da educação.