Banca de DEFESA: Ana Paula Martins Farias Vasconcelos

DISCENTE: Ana Paula Martins Farias Vasconcelos
DATA: 17/12/2021
LOCAL: Sala virtual

MEMÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE: DAS TEIAS DO VIVIDO À TESSITURA DE SI POR MEIO DE NARRATIVAS ESCRITAS DE PROFESSORAS, UMA DIMENSÃO DA COLCHA DE RETALHOS

Formação Docente. Narrativas (auto)biográficas. Colcha de Retalhos.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino

A presente dissertação tem como objetivo compreender o alcance da escuta sobre a formação das professoras, na reflexividade (auto)biográfica, elaborada na narrativa escrita, uma dimensão da Colcha de Retalhos, destacando como a formação das docentes reverbera as nossas práticas pedagógicas. Temos como objetivos específicos construir momentos de reflexão com as docentes participantes a partir de seus processos formativos; verificar se a escola se constitui como potencial que dá visualização de fala e de onde se fala em um movimento de resistência; defender o documento (auto)biográfico como espaço de fala; realizar a narrativa escrita através da Colcha de Retalhos das professoras; construir um documentário como produto educacional do mestrado profissional. Nesse contexto, tencionou-se responder às seguintes questões centrais: em que medida a escuta das narrativas da formação das professoras promove reflexividade da minha prática pedagógica? Como o fazer pedagógico das professoras pode desenvolver a autonomia e emancipação dos sujeitos no espaço escolar por meio de narrativas (auto)biográficas? Desse modo, utilizamos como referência os estudos de histórias de vida e narrativas (auto)biográficas em Josso (2010), Delory-Momberger (2006), Passeggi (2010; 2011), Nóvoa (1998; 2000). Como embasamento teórico sobre formação e saberes docentes, apresentamos como referencial Imbernón (2010; 2016), Libâneo (2004; 2011), Tardif (2014) e Pimenta (2005, 2012). Pautamo-nos em Freire (2019), para destacar a importância do desenvolvimento da autonomia, e em Adorno (1995), para tratar da emancipação do sujeito. Sob esse viés, vale enfatizar que a abordagem da pesquisa é qualitativa, e a coleta de dados ocorreu por meio da metodologia e epistemologia, Colcha de Retalhos, dispositivo ético e estético de formação, formativo e investigativo, de autoria da Berkenbrock-Rosito (2014), que se divide nas seguintes dimensões: escrita, pictórica e oral para o trabalho de produção de narrativas (auto)biográficas. Para tratativa dos dados, utilizou-se a análise temática, em Jovchelovitch e Bauer (2015). A partir dos resultados obtidos nas análises na narrativa oral, caminhou-se sob o enfoque da hermenêutica de Gadamer (2000). Nesse sentido, observou-se a importância das narrativas de professoras em fala de si e escuta de si no movimento da formação docente, tendo em vista a autonomia, a valorização do espaço de fala e a emancipação do sujeito, por meio das narrativas (auto)biográficas, como rompimento da desigualdade do capital cultural. Assim, a Colcha de Retalhos favoreceu o desenvolvimento da sensibilidade, o resgaste de memórias afetivas, emoções, sentidos e sentimentos adormecidos no tempo de cada uma das professoras, que superam questionários realizados na pesquisa, em um processo de reflexividade da formação humana. Com base nesse percurso, bem como alicerçada no referencial metodológico acenado, defendo a ideia de que as narrativas (auto)biográficas provocam mudanças na forma como as pessoas compreendem a si e aos outros e, por esta razão, são também relevantes estratégias de formação docente, principalmente em uma perspectiva crítica e emancipatória.

Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Interno - 426.766.303-34 - EMANOEL RODRIGUES ALMEIDA - UFC