Banca de DEFESA: MICHELLA RITA SANTOS FONSECA

DISCENTE: MICHELLA RITA SANTOS FONSECA
DATA: 10/12/2021
LOCAL: Sala virtual

Formação Continuada Remota: tessitura e desafios do trabalho desenvolvido pela rede municipal de ensino de Caucaia – CE.

Formação Continuada Remota. Prática docente. Ensino Remoto. Pandemia. COVID-19.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino

Atualmente a sociedade enfrenta mudanças intensas em todas as áreas da atividade humana, causadas pela pandemia do coronavírus, dentre elas na área educacional. Diante às transformações sociais, a educação e suas/eus profissionais, se vêm na urgência de reinventar-se para acompanhar as variações do fazer docente, e repensar novas possibilidades para a ação pedagógica frente a suspensão das aulas presenciais, considerando a necessidade do distanciamento social, como solução mais prudente para proteger alunos/as e profissionais da educa­ção, minimizando a propagação do coronavírus. Percebemos a relevância de contribuir com a qualidade na educação e refletir sobre o trabalho das/os professoras/es no modo remoto de ensino, no qual precisam reinventar a prática para potencializar o fazer docente, principalmente no tocante às formações continuadas que ocorrem de modo remoto como suporte para o atual contexto que tentam dar continuidade ao processo educacional, mediados pelas Tecnologias Digitais de In­formação e Comunicação - TDICs. O estudo tem como objetivo analisar as formações continuadas remotas para o ensino remoto, bem como, os desafios, possibilidades e contribuições para o sucesso do processo ensino-aprendizagem onde a/o docente precisou (re)inventar sua prática, considerando os sentidos e significados da formação para as/os formadoras/es e professoras/es. Parte da problemática: Quais os desafios da formação continuada remota para a prática docente direcionada pela Secretaria Municipal de Educação Ciências e Tecnologia de Caucaia-CE?. Visando solucionar o problema proposto e atingir os objetivos com êxito, a presente pesquisa se caracteriza na vertente qualitativa, por acreditarmos que enfoca o pensamento reflexivo-investigativo no decorrer do processo de pesquisa. Inicialmente realizamos um estudo bibliográfico, dos referenciais teóricos respaldados em autores como: Imbernón (2011), Saviani (2009), Gatti (2020), Lima (2002) e Pimenta (2011) para refletir sobre formação docente; Pimenta (2021), Nóvoa (2020), Couto, Couto e Cruz (2020), para contextualizar a formação em tempos de pandemia, Joye; Moreira; Rocha (2020) que tratam sobre a educação a distância como atividade emergencial e dialogam sobre a educação on-line; Arruda (2020) que analisa as políticas públicas da educação remota emergencial; Morin, Masetto e Behrens (2012), Perrenoud (2012), Valente (2013, 2021), entre outros, que discutem sobre o uso das tecnologias na educação, para a construção da fundamentação teórica; e, ainda os dispositivos legais sobre a COVID-19, apontamentos da Fiocruz (2020), Monteiro (2020), Nogueira e Silva (2020) e dados da Organização Panamericana de Saúde – OPAS e Organização Mundial de Saúdo – OMS (2020), para fundamentar a COVID no Brasil e no mundo. Esse levantamento constitui o ponto de articulação entre a questão investigada e os eixos norteadores da pesquisa, contribuindo para o debate. Apresenta ainda um estudo de caso em busca de compreender as contribuições da formação continuada, bem como os impactos da COVID-19 na formação docente considerando o contexto da pandemia, na rede municipal de ensino de Caucaia – Ceará. Os resultados apontam a necessidade em refletir sobre a formação docente remota direcionada ao processo ensino e aprendizagem tanto para o ensino remoto como para o ensino presencial, com foco na formação das/os formadoras/es, entendendo que formadoras/es e professoras/es quando bem orientadas/os desenvolvem saberes, reinventam a prática e potencializam o fazer docente significativo.

Presidente - 2076669 - LUMA NOGUEIRA DE ANDRADE
Interno - 643.124.453-20 - SIMONE CESAR DA SILVA - UFC