Banca de DEFESA: GERALDO VICENTE DA SILVA

DISCENTE: GERALDO VICENTE DA SILVA
DATA: 15/12/2021
LOCAL: Sala virtual

Avaliação escolar a serviço da aprendizagem: uma proposta para auxiliar os professores da educação básica na tarefa de avaliar.

Avaliação da e para a aprendizagem. Formação docente. Educação básica. Avaliação formativa. Avaliação a serviço da aprendizagem.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino

O presente texto é resultado da pesquisa intitulada “Avaliação escolar a serviço da aprendizagem: uma proposta para auxiliar os professores da educação básica na tarefa de avaliar”, desenvolvida na linha de pesquisa “Currículo e Avaliação” do curso de pós-graduação do mestrado profissional em ensino e formação docente, desenvolvido em parceria entre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Trata-se de uma pesquisa de campo de cunho exploratório e que buscou estudar as concepções e práticas docentes em avaliação da aprendizagem, partindo das hipóteses de que a cultura escolar, as decisões tomadas a partir dos resultados das avaliações externas e a falta de uma formação inicial e continuada sólida na temática da avaliação das e para as aprendizagens têm afetado diretamente o ato de avaliar em sala de aula. Tomou como colaboradores e campo de pesquisa, respectivamente, os docentes das disciplinas de ciências, matemática e língua portuguesa, afetadas pelas avaliações externas em larga escala, do 9º ano das escolas públicas municipais da cidade de Arez/RN. Por se tratar de uma cidade de pouco mais de quatorze mil habitantes e com apenas três escolas de ensino fundamental - anos finais, contou com os oito professores das citadas disciplinas dessa etapa de ensino e ano escolar. A modalidade de pesquisa utilizada foi a qualitativa e, como metodologia, foram realizadas pesquisas de campo e bibliográfica. A coleta de informações foi feita através da aplicação de questionário online e da narrativa formativa. A fundamentação teórica contou com as contribuições de autores como: Scriven (2018); Gama (2018); Bittencourt (2007); Perrenoud (1999, 2007); Esteban e Afonso (2010); Luckesi (2011, 2018); Libâneo (2012); Freitas (2014); Fernandes (2009, 2014, 2018); Villas Boas (2019); Fernandes (2009, 2014, 2020, 2021); Silva e Moreira (2020); Félix e Souza (2020); Souza (2020); Zaluca (2020); Pereira (2021); Candau, Cruz e Fernandes (2020), entre outros. Para análise e tratamento das informações, foram utilizadas técnicas de análise de conteúdos de Bardin (2016) e Silva e Fossá (2015). Concluímos que as concepções e práticas dos professores são influenciadas não apenas pela cultura escolar, como também pelas decisões dos gestores escolares, a partir dos resultados das avaliações externas. Além disso, que a falta de uma formação sólida, seja nos cursos de formação inicial ou continuada, tem deixado os docentes inseguros no desenvolvimento do processo de avaliação em sala de aula, justificando a realização de cursos de formação para esse público.

Presidente - 370.636.853-68 - EUGENIO EDUARDO PIMENTEL MOREIRA - UFC
Interno - 745.655.833-72 - ANDRÉA MOURA DA COSTA SOUZA - UFC