A Formação Continuada no Município de Fortaleza: um estudo com professores alfabetizadores.
Políticas de Formação. Professores alfabetizadores. Letramento
A formação de professores no Brasil tem sido alvo de estudos e apontada como um processo com escassez de investimentos, principalmente em relação à formação de docentes alfabetizadores. Pesquisas têm destacado defasagem de qualificação para atuação profissional crítico-reflexiva no contexto brasileiro. Nessa perspectiva, tendo em vista a carência de políticas formativas para os professores alfabetizadores, a Secretaria de Educação de Fortaleza tem disponibilizado cursos de formação continuada aos docentes do 1º e 2º anos do ensino fundamental da rede pública de ensino, sob a justificativa do baixo nível de proficiência estudantil, conforme atestado no sistema de avaliação estadual. Diante dessa problemática, objetiva-se compreender as contribuições da formação de professores alfabetizadores do município de Fortaleza. Para tanto, priorizou-se o percurso metodológico de abordagem qualitativa e o método estudo de caso, a partir da utilização de entrevista semiestruturada e análise documental. Os dados levantados foram analisados à luz dos teóricos que abordam a formação continuada e as concepções de alfabetização e letramento. Os resultados apontam o fortalecimento da política de formação continuada dos professores alfabetizadores, no sentido de favorecer a prática reflexiva docente em atendimento às especificidades do processo de alfabetização e letramento. O estudo concluiu que a formação ofertada pelo município de Fortaleza constitui um espaço formativo-reflexivo capaz de atender às questões relacionadas às práticas alfabetizadoras, no sentido de que os professores alfabetizadores apontaram que estas contribuem significativamente para o processo de fortalecimento das práticas pedagógicas e melhoria dos níveis de proficiência estudantil nos processos de ensino e aprendizagem.