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Banca de DEFESA: MARIA DE LOURDES RUFINO LEAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE LOURDES RUFINO LEAL
DATA: 17/12/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Online: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

Ensino de tempo integral: desafios e possibilidades para a prática
docente: um estudo de caso no centro de ensino de tempo integral Marcos Parente
no município de Picos-Pi.


PALAVRAS-CHAVES:

Tempo Integral. Ensino médio. Prática pedagógica. Desafios didático-
pedagógicos.


PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

O objetivo geral desta dissertação é compreender a prática pedagógica dos professores queatuam no ensino de tempo integral. Todo esse processo tem como fundamento teórico-metodológico a educação problematizadora defendida por Paulo Freire (1987), Gadotti(2013), Caváliere (2002), Teixeira (1999), Parente (2018), entre outros autores relevantes para esse estudo, numa postura dialética da práxis ação-reflexão-ação. A respeito da metodologia utilizada no desenvolvimento desta pesquisa tem como finalidade aguçar conhecimentos para apontar de forma prática os problemas encontrados na pesquisa. A abordagem da pesquisa é uma abordagem qualitativa que busca descrever os fatos reais da pesquisa, sendo utilizadas de forma narrativa, onde gera conexões entre os professores e a escola pesquisada, proporcionando uma melhor investigação, o método da pesquisa é exploratório e os instrumentos utilizados para a coleta de dados, são os questionários, onde professores que integram o Centro de Ensino Marcos Parente estão designados para respondê-los. Dessa maneira, utilizar procedimentos técnicos como estudos bibliográficos e estudos de caso, induzindo assim o desenvolvimento do trabalho ao qual objetiva-se. Com isso, espera-se uma maior compreensão e reflexão sobre a relevância, as contribuições etambém sobre os desafios existentes a respeito do ensino de tempo integral. Diante disso, o estudo e desenvolvimento da pesquisa sobre os desafios didático-pedagógicos no ensino de tempo integral têm como norte não somente enfatizar sobre as contribuições do ensino de tempo integral, mas também para possibilitar estudos e pesquisas futuras.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EMANOEL RODRIGUES ALMEIDA - IFCE
Externo à Instituição - ISABEL MAGDA SAID PIERRE CARNEIRO - IFCE
Presidente - 643.124.453-20 - SIMONE CESAR DA SILVA - UFC
Interno - 1280871 - SINARA MOTA NEVES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 05/11/2021 14:53
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