TESSITURAS AFRORREFERENCIADAS:
CONTRIBUIÇÕES PRETAGÓGICAS EM PROCESSOS FORMATIVOS DE
PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARACANAÚ
Didática Afrorreferenciada. Formação Docente. Pretagogia. Racismo
Antibegro.
O presente trabalho de pesquisa busca tecer reflexões acerca de um processo formativo para
Professores/as da Rede Municipal de Maracanaú em efetivo exercício de sala em turmas do
Ensino Fundamental - Anos Finais, intencionando a implementação da Lei nº 10.639/03 que
versa sobre o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no contexto escolar,
utilizando-se como referencial teórico-metodológico a Pretagogia. Ocorre, que apesar da Lei
nº 10.639/03 ter sido promulgada há 18 anos, percebe-se ainda certa dificuldade por parte dos
professores professoras na sua implementação de maneira efetiva nos processos educativos,
principalmente pela ausência de formações docentes específicas sobre a temática,
impossibilitando a construção de novos olhares acerca da história e da cultura afro-brasileira e
africana nos processos de ensino e aprendizagem. Neste contexto, esta pesquisa tem como
questão suleadora: Em que medida a pretagogia e seus princípios teórico-metodológicos
podem ou não contribuir na construção de saberes pedagógicos a partir de uma formação
remota para a construção de uma educação das relações étnico-raciais, contribuindo para a
construção de estratégias pedagógicas com vistas à consolidação de práticas de ensino da
história e cultura afro-brasileira e africana, numa perspectiva afrorreferenciada, permitindo aos
docentes a construção de suas memórias afro cearenses, produzindo a partir dessas
experiências formativas um subsídio suleador para as suas práticas pedagógicas. O
embasamento teórico que irá sulear esta pesquisa tem como bases: Meijer (2019); Petit (2009);
Petit; Silva (2011) e Freire (2006, 2009), dentre outros. Metodologicamente, utilizaremos
como referencial a Pretagogia, que tem como base a cosmovisão africana, nos possibilitando
refletir sobre a influência que nossas raízes africanas ancestrais têm em nossas práticas cotidianas, e que a partir de uma lógica de invisibilização da cultura afro-brasileira e africana,passamos a reproduzir no contexto educacional, sob o ponto de vista do colonizador. Comoresultados, torna-se perceptível a necessidade de formações docentes acerca do ensino dasrelações étnicorraciais que permitam aos docentes o reconhecimento de suas memórias afro-brasileiras na perspectiva de impregnar de sentido suas práticas pedagógicas.