Análise da avaliação do desenvolvimento evolutivo da escrita infantil: critérios para avaliação da competência nas crianças dos anos iniciais do ensino fundamental.
Avaliação da aprendizagem. Sequência evolutiva da escrita. Critérios avaliativos.
O presente trabalho dissertativo, fruto do processo de formação no Mestrado Profissional do
Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação Docente (IFCE-Unilab), tem como objeto de
estudo a avaliação da escrita. Tendo como foco principal a sequência evolutiva da escrita infantil nas
turmas pertencentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Propondo-se de maneira formativa e
processual analisar, por meio de uma meta-avaliação, o processo avaliativo docente da escrita sobre a
perspectiva sequencial, para com isso, propor critérios capazes de subsidiar e direcionar a avaliação da
referida competência. E não apenas isso, mas descrever o caminho percorrido para chegar aos
critérios, de modo, que outros docentes tenham condições de fazer essa elaboração. Para tanto,
inicialmente, no que concerne ao campo teórico, apresentou o cenário brasileiro das pesquisas
desenvolvidas sobre a avaliação da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, disponíveis na
plataforma BDTD. Logo após, traçamos um breve histórico da escrita, bem como da avaliação da
aprendizagem, conceituando e situando historicamente as categorias em estudo. Com vistas ao
alcance da completude das pretensões delimitadas, em campo, a partir de dois passos, realizamos o
levantamento de critérios. No primeiro passo, produzimos os dados por meio da coleta de um perfil de
escrita, elaborado com uma amostra de dez crianças, perfil este, que mais tarde foi submetido ao
segundo passo, a avaliação docente, realizada por cinco professoras pertencentes aos anos iniciais. As
análises e descrições foram sujeitas a meta-avaliação, resultando na descrição dos critérios avaliativos
conforme cada fase que perpassa a desenvoltura infantil frente a escrita, culminando com a elaboração
do Caderno digital de critérios de avaliação para a escrita infantil, produto educacional desenvolvido
nesta pesquisa.