O SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
BÁSICA DO CEARÁ - SPAECE: O USO DOS RESULTADOS NA CONSTRUÇÃO DE UM
GUIA DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS LÚDICAS
Avaliação Externa. SPAECE-Alfa. Uso dos Resultados. Orientação
Pedagógica. Atividades Lúdicas.
A educação brasileira, ao longo dos anos, vivencia um processo de constante monitoramento,
por meio das avaliações externas, tornando o trabalho da escola fundamentalmente focado no
alcance das metas propostas. O objeto de estudo desta investigação foi o Sistema Permanente
de Avaliação da Educação Básica do Ceará, especificamente na vertente de avaliação da
alfabetização - SPAECE-Alfa. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o
Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, na vertente de alfabetização
(SPAECE-Alfa) e a relação que se estabelece com a escola, nos aspectos que dizem respeito às
metas instituídas pela a avaliação. Como referencial teórico, nos aportamos em Oliveira
(2012), Luckesi (2000, 2005), Minhoto (2016), Sousa e Bonamino (2012), Martins e Sousa
(2012), Araújo (2020), Machado (2012), Soligo (2010), Locatelli (2002) e Silva (2011), para
delinear a categoria de análise “avaliação”, assim como, em Bonamino e Souza (2012), Araújo
(2016, 2019, 2020), Freitas (2012), Cardoso, Melo e Pessoa (2020) para dissertar a categoria
“SPAECE”. Nesta perspectiva, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou-se de
questionário como instrumento metodológico na pesquisa de campo. Como resultados, esta
pesquisa constatou, por meio das falas dos sujeitos (docentes que lecionam Língua Portuguesa
no 2o ano do Ensino Fundamental), que o SPAECE-Alfa impacta de maneira significativa o
planejamento dos professores, bem como, toda a rotina escolar. Com base nos achados da
pesquisa obtivemos o aporte necessário para a construção do Produto Educacional “Guia de
Orientações Pedagógicas para Atividades Lúdicas”. A produção desse material se empenhou
em não tornar-se refém das metas, da nota ideal a ser alcançada, antes, objetivamos trabalhar
numa perspectiva de avanço na educação, em que a historicidade da criança é considerada e acolhida nesse percurso.