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Banca de DEFESA: CARLOS HENRIQUE ANDRADE DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS HENRIQUE ANDRADE DE SOUSA
DATA: 19/10/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Online – Google Meet
TÍTULO:

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO CENTRO CEARENSE DE IDIOMAS: INTERAÇÕES, CONVERGÊNCIAS E CONFLITOS


PALAVRAS-CHAVES:

Formação docente. Práxis docente. Centro Cearense de Idiomas. Língua Estrangeira.


PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

Essa pesquisa é direcionada pela perspectiva da formação dos professores de línguas estrangeiras do Centro Cearense de Idiomas (CCI) com o objetivo de compreender interações, convergências e conflitos presentes no desenvolvimento da formação continuada de professores de língua estrangeira do Centro Cearense de Idiomas. Analisaram-se, portanto, as características, os planos e as ações desenvolvidas pela SEDUC-CE e pelo próprio CCI no que se refere à formação continuada, tendo como base o prisma docente e a perspectiva de autores que são especialistas no tema, como: Marin (1995), Nóvoa (1995), García (1999), Pimenta (1999; 2006), Saviani (2009), Silva (2009), Pimenta e Lima (2009), Imbernón (2009; 2010), Candau (2011), Zeichner (2013), Martins (2014; 2018) e Macedo (2015), dentre outros estudiosos selecionados. O desenvolvimento da investigação é de abordagem qualitativa, conforme Minayo (1996), Chizotti (2006), Flick (2009), sob a perspectiva da pesquisa-formação, o que eleva o grau departicipação dos professores durante as atividades desenvolvidas. Autores como Rojo (1997), Thiollent (1998), Libâneo (2002) e alguns outros ajudaram a compilar as características da pesquisa-formação para o seu uso bem-sucedido nos encontros. O estudo revelou que a formação continuada tem se reformulado através de processos que buscam acompanhar a rapidez do mundo tecnológico, que, por sua vez, faz com que o aprendizado de idiomas tenha a necessidade de constante ressignificação juntamente com o tipo de formação que os professores têm participado. Dessa forma, uma maior abrangência temática dos períodos de formação é necessária para que os professores possam acompanhar outros temas relevantes e atualizados no que concerne ao aprendizado da língua estrangeira, principalmente com as novas tecnologias e
a influência que elas têm sobre o aspecto linguístico, social, cultural e econômico de idiomas estrangeiros. Contudo, para que esse movimento tenha resultados efetivos, é urgente que os professores possam refletir sobre a práxis docente sempre aliando teoria e prática no intuito de descobrir novos caminhos para a obtenção de uma nova ótica tanto para o ensino e aprendizado de idiomas como para a sua carreira profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLA POENNIA GADELHA SOARES - Seduc-CE
Externo à Instituição - CECÍLIA PAIVA XIMENES RODRIGUES - UGA
Presidente - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Interno - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA
Notícia cadastrada em: 20/09/2021 15:28
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