Professores em formação em contexto no município de Fortaleza: limites e possibilidades
Formação Continuada. Formação em Contexto. Prática Pedagógica.
A formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental configura-se como uma das premissas indispensáveis para a melhoria da qualidade dos serviços educacionais. Uma temática que abrange multiplicidade de conceitos e concepções ao longo da história, que envolve desde a formação inicial, perpassando pela formação continuada e contemplando também o conceito e as visões de formação contínua. Assim, a dissertação intitulada “Formação em contexto: um estudo de caso com professoras dos anos iniciais de
Fortaleza/CE, no Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente – PPGEF em associação com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira – UNILAB e com o Instituto Federal do Ceará – IFCE, vincula-se à linha de pesquisa em Ensino e Formação. Nesse sentido, esta investigação possui como objetivo geral compreender os limites e as possibilidades da formação em contexto na percepção dos
professores que atuam na Rede de Ensino Municipal de Fortaleza/CE. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso e desenvolvida por meio de entrevista semiestruturada com sete professoras efetivas que lecionam nos anos iniciais de uma escola pública municipal de Fortaleza/CE. Os dados foram organizados de acordo com a análise de conteúdo (BARDIN, 2016). À vista disso, a investigação direciona-nos para a seguinte consideração: a formação em contexto do município de Fortaleza/CE, à luz das
Orientações Gerais para o Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico do Ensino Fundamental no Município de Fortaleza (2019) demostra preocupação em ofertar formação continuada numa perspectiva reflexiva para os professores, considerado os seus saberes profissionais, vivências e experiencias. Todavia, quando direcionamos nossos olhares para as falas das entrevistadas, percebemos que as professoras não são convidadas pela coordenação para construir a formação em contexto de forma coletiva, considerando as múltiplas problemáticas
presentes no contexto de sala de aula. Além do que, os temas/assuntos desenvolvidos na formação não são discutidos e definidos pelos professores e coordenadores pedagógicos, mas sim, pela SME/Fortaleza. Ressaltamos que, quando a formação em contexto acontece nessa conjuntura, compreendemos que a concepção desse processo formativo contida no documento é descaracterizada, uma vez que, quem conhece a realidade de sala de aula são as professoras e a coordenação, pois estão presentes na escola diariamente. A partir desses resultados, foi possível elaborar um Produto Técnico/Tecnológico, intitulado “Cartilha Pedagógica: uma proposta de formação em contexto”, com o intuito de contribuir para o pensar e o repensar da formação em contexto, tal como seu planejamento e execução nas escolas públicas municipais de Fortaleza/CE. Outrossim, esperamos que esta investigação possa inspirar novos ciclos de pesquisa com vistas a contribuir com os processos de formação continuada de professores da rede municipal de Fortaleza no fomento a novas práticas, novas formas de refletir, de ver e de fazer a educação. Além disso, que possa instigar condições de políticas institucionalizadas para a melhoria da educação brasileira.