Banca de QUALIFICAÇÃO: ASSIS ANDERSON RIBEIRO DA SILVA

DISCENTE: ASSIS ANDERSON RIBEIRO DA SILVA
DATA: 28/06/2021
LOCAL: Online – Google Meet

A temática de Gênero no currículo de Matemática: ensinar e aprender na concepção dos/as professores/as da Escola de Ensino Médio Almir Pinto – Aracoiaba/CE.

Gênero. Educação Matemática. Professores/as. Cotidiano escolar. Currículo.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino

O necessário debate sobre questões de gênero apresenta-se como contribuição para a legitimação de estudos sobre mulheres, conferindo-lhes que os espaços acadêmicos potencializem o seu papel de colaboração com a militância, mas também acentuando suas lutas contra hegemônicas, valorizando o caráter natural, social, biológico e cultural sobre as desigualdades ainda presentes no mundo contemporâneo. No contexto da Educação
Matemática, é muito pertinente a sua contribuição em aprofundar conhecimentos e práticas sustentadas por relações problematizadoras e dialógicas em campo de estudos relativo às relações entre mulheres e homens na sociedade, inclusive como forma de superar a sua imagem de disciplina apenas do campo dos cálculos das Exatas e da resistência tradicional de ensino característica da Matemática. A presente pesquisa visa tecer uma investigação a realizar-se no contexto de realidade escolar de professores/as de Matemática da Escola de Ensino Médio Almir Pinto, localizada no município de Aracoiaba – CE, na busca de refletir sobre saberes, vivências e suas práticas pedagógicas acerca da temática de Gênero. Apresenta-se como objetivo geral da pesquisa identificar os saberes e as vivências sobre a temática de Gênero que contribuem para as práticas pedagógicas de professores/as de Matemática da Escola de Ensino Médio Almir Pinto, Aracoiaba – CE. Propõem-se uma pesquisa de natureza qualitativa, a ser desenvolvida pelo método de estudo de caso, onde se pretende coletar dados dos/as professores de Matemática, aplicando questionários e examinando-os através da técnica de análise de conteúdo. O delineamento da presente pesquisa tornou-se possível através de uma sólida literatura teórica-metodológica acerca da temática de Gênero e as possibilidades da contribuição da Matemática, a exemplo de Souza e Fonseca (2009, 2010), Louro (1995), Godoy et al (2020), Martinelli (2014), Marconi e Lakatos (1999), Gil (2002), Chaer, Diniz e Ribeiro (2011), Bardin (1977), entre outros. Sobre os resultados esperados da investigação, acredita-se que traçaremos caminhos a partir de relações dialógicas, de (re)conhecimento dos saberes, das experiências/vivências e dos fazeres docentes de forma a contribuir com a temática de Gênero no âmbito da realidade escolar de Matemática.

Interno - 2076669 - LUMA NOGUEIRA DE ANDRADE
Interno - 1229329 - KAE STOLL COLVERO LEMOS