Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA CARVALHO DA SILVA FRANÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA CARVALHO DA SILVA FRANÇA
DATA: 21/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Online – Google Meet
TÍTULO:

O TRABALHO DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI: diálogos narrativos.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Prática Docente. Educação de Jovens e Adultos. Parnaíba-PI. Aprendizagem Significativ


PÁGINAS: 141
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Uma prática docente significativa é um elemento chave para o desenvolvimento integral do aluno. A Educação de Jovens e Adultos não foge a tal premissa, pois uma boa ação docente corrobora para a permanência dos alunos em sala e na redução dos índices de evasão. Assim esta produção possui como objetivo geral analisar a prática docente na EJA no município de Parnaíba-PI. Devido à natureza do objeto de estudo, optamos pela pesquisa narrativa e abordagem qualitativa como metodologia em que dialogamos com os seguintes teóricos: Cunha (2010), Ludke e André (2014),Conelly e Cladinim (2004), Souza (2007), entre outros. Para a concretização do
trabalho contamos com cinco professores atuantes em turmas de EJA, pertencentes ao quadro docente da rede municipal de ensino da cidade. Com o intuito de responder as questões suleadoras da pesquisa, optamos pelos questionários e diários narrativos como instrumentos viabilizadores da investigação. Após a produção dos dados, estes foram organizados e analisados de acordo com a proposta de análise de conteúdo Bardin (2006). Visando um melhor entendimento. Intensificamos as leituras nos estudos de: Formosinho (2009), Nóvoa (2000), Gadotti e Romão (2011), Amaral (2020), Castelli Jr (2019), Freire (2013) entre outros. As informações produzidas foram minuciosamente analisadas à luz dos teóricos e sistematizadas em três marcos principais: Marco A - Formação Docente, Marco B - Reflexões sobre a Prática, Marco C - Principais Necessidades e Carências. No desenrolar deste
trabalho, houve momentos de reflexões sobre a prática docente, por meio destas análises, os professores reviram seus processos de ensino e aprendizagem onde foram ressignificados- com os alunos em sala de aula. As informações obtidas através deste estudo o principal subsidio para a efetivação de um dos objetivos específicos desta produção: o produto educacional, um e-book, intitulado: “DESAFIOS DO SER E TORNAR-SE PROFESSOR DA EJA: Contributos para uma aprendizagem significativa e emancipatória”. Uma produção inédita na rede municipal, pensada, organizada e construída para professores atuantes na modalidade. O e-book será distribuído a toda categoria que trabalha com EJA.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLEIDIVAN ALVES DOS SANTOS - UFPI
Presidente - 1826535 - LOURENÇO OCUNI CA
Interno - 1280871 - SINARA MOTA NEVES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 23/06/2021 21:48
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1