Banca de QUALIFICAÇÃO: Ana Paula Martins Farias Vasconcelos

DISCENTE: Ana Paula Martins Farias Vasconcelos
DATA: 25/06/2021
LOCAL: Online – Google Meet

MEMÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE: DAS TEIAS DO VIVIDO À TESSITURA DE SI POR MEIO DE NARRATIVAS EM CARTAS

Pesquisa (Auto) biográfica; Prática Docente; Memórias; Narrativas.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino

O texto se delineia com âncora na pesquisa (Auto) biográfica por meio da qual narro algumas das minhas memórias formativas, buscando refletir sobre formação docente a partir da construção de minha identidade pessoal, que inegavelmente se mistura com a profissional, dando-se de forma dialética na investigação de professores da rede de ensino municipal de Sobral tendo como objetivo defender a importância de processos autobiográficos na formação docente ao rememorar experiências. Traz como referencial teórico Larrosa (2002) no que concerne à experiência como fenômeno formativo e transformador, que ele identifica como aquilo que nos passa, ou que nos toca, ou que nos acontece, e ao nos passar, nos forma e nos transforma; Nóvoa (2009), acerca do campo da pessoalidade como elemento importante na constituição da identidade docente; Freire (1996), atinente ao caráter de inacabamento que marca a formação docente; Alarcão (2011), que defende a reflexão enquanto perspectiva formativa e anuncia que os professores precisam compreender a si mesmos como atores críticos em sua profissionalidade; Imbernon (2016) que para compreender a construção de saberes da docência é necessário trazer questões da prática buscando entender sob o enfoque teórico por meio do diálogo entre os docentes envolvidos; Tardif (2014) ao pontuar que é relevante reconhecer que os professores de profissão são sujeitos do conhecimento, dentre outros. Como aporte metodológico, recorro à pesquisa (Auto) biográfica, com suporte em Josso (2004), Souza (2006) e Passeggi (2016), dentre outros, principalmente quanto ao entendimento de que a escrita narrativa se constitui como prática de investigação/formação. Embasada nesse aporte metodológico, narro algumas experiências formativas, pessoais e profissionais que se constituíram como campo de reflexão e construção do conhecimento sobre os desafios de formar e formar-me na e para a docência. O trato destes dados narrativos está canalizado para o objetivo a que me proponho, qual seja, compreender a partir da perspectiva de um grupo de professores do Ensino Fundamental de que maneira as memórias podem contribuir com o processo de formação continuada dos docentes de Sobral-CE, defendendo a importância de processos (auto)biográficos na formação docente tomando como contexto experiências e contradições da trajetória de formação e prática profissional. Com base nesse percurso, bem como alicerçada no referencial metodológico acenado, defendo a ideia de que as narrativas provocam mudanças na forma como as pessoas compreendem a si próprias e aos outros e, por esta razão, são, também relevantes estratégias de formação docente, principalmente em uma perspectiva crítica e emancipatória.

Externo ao Programa - 2417127 - CAROLINA MARIA COSTA BERNARDO
Presidente - 1579083 - JO A-MI