Banca de QUALIFICAÇÃO: NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA

DISCENTE: NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA
DATA: 29/06/2021
LOCAL: Online – Google Meet

As Tecnologias da Informação e da Comunicação como recurso potencializador da leitura na prática do docente de Língua Portuguesa.

TIC. Prática docente. Leitura. Língua Portuguesa.v

ÁREA: Educação

Sabe-se que o uso das tecnologias no âmbito educacional é um assunto que vem sendo bastante discutido com reconhecimento de que as Tecnologias da Informação e da Comunicação têm um grande poder pedagógico. Vislumbrando essas informações e relembrando todo processo formativo como estudante e docente é que me permitiu pesquisar, abordando as TIC como recurso potencializador da leitura na prática do docente de Língua
Portuguesa. Esse estudo foi norteado com base na seguinte pergunta: As Tecnologias são utilizadas pelos docentes na sua prática pedagógica para potencializar o ensino e aprendizagem da leitura na Disciplina de Língua Portuguesa? Na tentativa de aprofundar essa temática, a pesquisa tem como objetivo geral investigar o uso das TIC na Disciplina de LP, visando elaborar estratégias para auxiliar o docente a potencializar o ensino e aprendizagem da leitura dos discentes do 9o ano da Escola dos Ventos e pretende-se de forma mais específica:
registrar as concepções docente a respeito da leitura e das TICs, destacando a relevância dessas ferramentas para desenvolvimento da formação leitora; entender o processo do ensino e aprendizagem que envolve as leituras na Educação Básica, a partir dos documentos orientadores do sistema educacional; refletir a importância da leitura e das tecnologias na prática docente, enfatizando as vantagens e dificuldades do uso desses recursos, considerando a Disciplina de Língua Portuguesa; organizar em um catálogo sequências de funcionalidades do aplicativo telegram como estratégia de auxiliar os docentes a diversificar, ampliar e potencializar a leitura dos discentes na Disciplina de Língua Portuguesa. A pesquisa é do tipo bibliográfico e de campo, com abordagem qualitativa e para coletar as informações será utilizado um questionário com questões subjetivas, aplicado aos professores da última etapa do Ensino Fundamental II da Escola dos Ventos (nome fictício) somado a observação do espaço pesquisado e uma entrevista ao Núcleo Gestor por ocasião da visita, para esclarecimentos ou informações adicionais, referentes à infraestrutura, recursos tecnológicos e projeto pedagógico da escola. Deseja-se com essa reflexão despertar no docente a vontade de inovar, persistir na busca de pesquisar e envolvendo-se com as tecnologias educacionais. Nessa perspectiva será apresentado um produto tecnológico na tentativa de subsidiar os professores no seu fazer pedagógico, favorecendo uma prática que amplie e potencialize a leitura na vida estudantil dos alunos no final do Ensino Fundamental II.

Interno - 745.655.833-72 - ANDRÉA MOURA DA COSTA SOUZA - UFC
Externo à Instituição - ANTONIO MARCOS DA COSTA SILVANO - IFCE