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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE LOURDES RUFINO LEAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE LOURDES RUFINO LEAL
DATA: 18/06/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Online – Google Meet
TÍTULO:

Ensino Médio em Tempo Integral: desafios didático-pedagógicos que permeiam a práxis de professores que atuam no Centro de Ensino de Tempo Integral Marcos Parente no município de Picos – PI.


PALAVRAS-CHAVES:

Tempo Integral; Ensino de qualidade; Professor.


PÁGINAS: 38
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As experiências da docência me proporcionaram vivenciar a realidade e a formação que os
professores tinham, os desafios que enfrentam na prática suas angústias e desafios, pois, como
professora trabalhava com turmas formada só por professores que atuavam na educação
básica. E já atuava no Centro Estadual de Tempo Integral Marcos Parente Picos, uma escola de
Tempo Integral que estava no seu início nessa modalidade de educação na cidade de Picos -PI.
Atuar no Centro de Tempo Integral Marcos Parente, me despertou pela temática sobre a
educação de tempo integral, levando a acreditar que a Educação em Tempo Integral pode ser
um dos aspectos favoráveis ao avanço na qualidade da educação pública brasileira assim,
germinou meu interesse em estudar tal proposta, mais precisamente em investigar as
significações constituídas pelos professores e diretores que atuam nesta perspectiva. Dessa
forma para a concretização deste estudo fomos motivados pela curiosidade de conhecer a
problemática que circunda a escola de tempo integral, Marcos Parente de Picos Piauí. A

intenção de compreender desde as primeiras ideias que sustentam as concepções e
experiências de educação de tempo integral até os movimentos que o professor realiza ao
vivenciar sua prática educativa, concentramos estudos e pesquisas no campo teórico-prático. A
justificativa da pesquisa surge pela vontade de contribuir com um novo perfil de professor, que
enfrenta a escola de tempo integral. No dia a dia convive-se com práticas de aulas sem
planejamento, alunos ansiosos, desmotivados, enfim a sala de aula muitas vezes tem sido, para
os docentes, um local de cumprir horário, sem um significado mais profundo. A pesquisa
busca solucionar as dificuldades enfrentadas pelos docentes no período de educação de tempo
integral, através de suas discussões de vivência no ambiente escolar. Assim, esse estudo é
fundamentado à luz dos teóricos indicados a seguir: Teixeira (1959, 1967, 1999), (2018),
Cavaliere (2002), Gadotti (2009), Maurício (2006), Pipitone (1995), Silva (1992) dentre
outros. Trata-se de uma pesquisa que de modo aplicado tem como finalidade aguçar
conhecimentos para resolver de forma prática os problemas encontrados na pesquisa. Por meio
de sua abordagem qualitativa, que busca descrever os fatos reais da pesquisa, sendo utilizado
de forma narrativa, através de questionários que nos gera conexões entre os professores e a
escola pesquisada.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 426.766.303-34 - EMANOEL RODRIGUES ALMEIDA - UFC
Externo à Instituição - ISABEL MAGDA SAID PIERRE CARNEIRO - IFCE
Presidente - 643.124.453-20 - SIMONE CESAR DA SILVA - UFC
Notícia cadastrada em: 21/05/2021 15:27
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